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10 ideias para fazer seu hotel ou pousada se destacar da concorrência no fim do ano

10 ideias para fazer seu hotel ou pousada se destacar da concorrência no fim do ano

Por Redação Blog Gazin Atacado • 7/11/16

No final de ano, muita gente entra em férias e tem intenção de viajar – seja para relaxar, conhecer um novo local ou apenas visitar a família. Por isso, esse é sempre um bom período para a hotelaria.

Mas como fazer com que os hóspedes escolham o seu hotel ou pousada e não os concorrentes?

Para isso, é preciso tomar algumas ações para destacar seu estabelecimento no mercado e atrair a atenção dos viajantes que estão em busca de hospedagem em sua região.

As dicas a seguir podem ajudá-lo nessa missão. Acompanhe!

1. Ofereça desconto para reservas em família

dicas-hotelaria-final-de-ano-1É muito comum as famílias viajarem em grupo no fim do ano. Afinal, estão todos de férias do trabalho e da escola e, para muitos, é uma das únicas oportunidades de saírem em viagem juntos.

Então, que tal atrair esse tipo de cliente oferecendo vantagens para hospedagem coletiva?

Por exemplo: x% de desconto para reservas em grupos; café da manhã grátis para hospedagem em família.

Ações como essas com certeza chamarão a atenção daqueles que pretendem passar o final do ano junto das pessoas que mais amam.

2. Promova atividades para as crianças

dicas-hotelaria-final-de-ano-9As crianças são um dos grandes focos do Natal. Por isso, seu hotel ou pousada precisa oferecer atrações para esse público nessa época. Isso será um diferencial importante na hora dos pais escolherem onde se hospedar. Ter um Papai Noel de plantão, por exemplo, pode fazer os olhinhos dos pequenos brilharem.

Além disso, inclua algumas atividades para mantê-los ocupados – gastando toda a energia que eles têm de sobra. Pode ser algumas brincadeiras, brinquedos e atrações como sessão de filme, teatro infantil etc.

3. Pense nos adultos que querem apenas relaxar

dicas-hotelaria-final-de-ano-7Muita gente aproveita essa época do ano para recarregar as energias, relaxar e voltar à rotina de trabalho com a mente mais descansada. Se o seu estabelecimento oferecer atividades nesse sentido, com certeza vai ser uma boa opção para quem busca esse tempo de repouso.

Massagens, aula de yoga, aula de meditação e tratamentos de beleza são algumas opções nesse sentido. Se o seu hotel não possui estrutura ou pessoal para esse tipo de atividade, você pode fazer parceria com algum spa de sua região para poder oferecer esses serviços aos hóspedes. Que tal?

4. Realize uma ação para presentear crianças carentes

dicas-hotelaria-final-de-ano-5União, compaixão, amor, caridade… Esses são alguns dos sentimentos que afloram durante esta época do ano. Então, que tal aproveitar a boa vibe para fazer o bem e, de quebra, chamar a atenção dos hóspedes?

Uma ideia nesse sentido é promover uma ação em conjunto com alguma ONG de sua região para ajudar crianças e famílias mais carentes, que não podem ter um Natal cheio de presentes.  E você pode ainda pedir a ajuda dos hóspedes. Por exemplo: deixar uma caixa para doações na recepção; dar desconto para quem fizer doações; doar uma porcentagem do lucro a uma instituição de caridade e assim por diante.

5. Promova feiras de Natal com atividades típicas dessa época

dicas-hotelaria-final-de-ano-3E se você pudesse chamar a atenção dos viajantes e ainda promover o comércio e os artistas locais? Se você organizar uma feira de Natal em seu hotel isso será possível.

Para isso, faça parcerias com lojas e artesãos da cidade para que eles vendam suas decorações de Natal em barraquinhas espalhadas pelo seu estabelecimento.

Além disso, você também pode oferecer aulas de culinária para quem quiser aprender a fazer delícias natalinas. Isso irá fortalecer o relacionamento do seu estabelecimento com a comunidade e pode ser um grande diferencial que destacará sua marca no mercado.

6. Faça um sorteio de um superpresente para os clientes

dicas-hotelaria-final-de-ano-2Essa é uma estratégia muito utilizada por lojas e shopping centers que também pode ser aplicada em seu hotel ou pousada. O prêmio pode ser algum produto ou ser convertido em diárias. Por exemplo: sortear um ano de estadia grátis entre os clientes que se hospedarem no seu estabelecimento entre o Natal e o ano novo.

Aposto que muita gente ficaria interessada. Além disso, é bem provável que o ganhador traga uma ou mais pessoas com ele sempre que vier aproveitar o presente ao longo dos 12 meses seguintes, aumentando o movimento do hotel.

7. Ofereça a estadia como um possível presente

dicas-hotelaria-final-de-ano-6E se, ao invés de dar um presente que cabe em uma caixa, fosse possível presentear alguém com experiências incríveis para guardar na memória? Isso é possível se o presente em questão for uma viagem!

Para incentivar essa ação, seu hotel pode oferecer um “vale-estadia” para o presenteado usufruir dentro o período de um ano. Outra dica é fazer parcerias com agências de viagens para oferecer um pacote completo de “vale-viagem”.

8. Prepare uma ceia especial para o Natal e o ano-novo

dicas-hotelaria-final-de-ano-8Os seus hóspedes estarão fora de seus lares no Natal, mas isso não quer dizer seu hotel não possa fazê-los se sentirem em casa. Um caminho para isso é promover uma das tradições mais típicas do Natal e do ano-novo em família: a ceia.

Ao saber que seu estabelecimento irá oferecer essa refeição especial nesses momentos especiais, com certeza os hóspedes estarão muito mais inclinados a escolher o seu estabelecimento para passar esse período

9. Entre no clima

dicas-hotelaria-final-de-ano-10Outra forma de dar um ar mais aconchegante para o seu hotel ou pousada é enfeitando ele com itens típicos de Natal. Guirlanda na porta, uma árvore com vários enfeites e luzes espalhadas por todo o estabelecimento, colaboradores usando touquinha… tudo isso (e muito mais) vai dar o ar natalino que todos procuram nessa época.

Para ir além, você pode oferecer árvores individuais nos quartos, para aqueles que desejam empilhar os presentes para fazer a troca no Natal. Uma dica importante nesse sentido é que vale a pena investir em materiais de decoração de qualidade, para que eles possam ser aproveitados nos anos seguintes.

10. Faça uma parceria com um influenciador

dicas-hotelaria-final-de-ano-4Essa é uma ação de Marketing de Influência. Para entender melhor como funciona essa estratégia, recomendamos que leia o artigo que escrevemos sobre esse tema – clique aqui e confira.

Ofereça diárias gratuitas para um influenciador digital em troca de ele fazer a divulgação e a cobertura da hospedagem dele. Dessa forma, as pessoas que seguem esse profissional ficarão com vontade de se hospedar no seu hotel ou pousada também. Além de atrair hóspedes para o final do ano, essa ação pode garantir clientes para os meses seguintes.

Divulgue essas ações!

Mas de nada adianta colocar um monte de ideia em prática e não contar aos prospects e clientes! Seu site, suas redes sociais, os e-mails que você envia… tudo precisa deixar bem claro o que haverá de especial no seu hotel ou pousada neste fim de ano. Lembre que essas ações são diferenciais, e devem ser usadas a seu favor na hora da venda!

Então, gostou das ideias? Coloque-as em prática e garanta um final de ano muito feliz e próspero para o seu hotel ou pousada!

Imagem: Freepik; Flaticon

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