Nossas Sugestões

10 passos para abrir uma empresa de hotelaria

10 passos para abrir uma empresa de hotelaria

Por Redação Blog Gazin Atacado • 8/08/17

Está planejando abrir um negócio no segmento hoteleiro e não sabe como começar? Este artigo é para você! A seguir, nós revelamos o caminho que você precisa percorrer para abrir uma empresa de hotelaria de sucesso! Acompanhe!

10 passos para abrir uma empresa de hotelaria

Atenção: você não precisa realizar as etapas abaixo na ordem em que as apresentamos! O importante é que entenda que esses são os passos básicos para que você consiga abrir uma empresa de hotelaria e possa alcançar sucesso nesse empreendimento.

1 – Defina o tipo de hospedagem

abrir uma empresa de hotelariaHotel, hotel fazenda, pousada, resort. Qual é exatamente o tipo de estabelecimento que você tem em mente? Saber exatamente o que define cada uma dessas categorias vai ajudar você a entender qual tipo de hospedagem tem mais a ver com o seu perfil e com o que você busca.

Clique aqui para entender como é feita a classificação por estrelas na hotelaria e saiba mais sobre cada um dos tipos de meios de hospedagem.

2 – Entenda quem é o seu público

abrir uma empresa de hotelariaÉ importante definir desde cedo qual é o público que você deseja atrair para o seu estabelecimento. Isso vai ajudá-lo em outras decisões estratégicas. Se a ideia é atrair viajantes da terceira idade, por exemplo, há serviços específicos para esse público que precisam ser levados em conta.

3 – Estude a localidade

abrir uma empresa de hotelariaVocê conhece bem a cidade em que pretende instalar seu estabelecimento? Antes de decidir pela localidade, analise o movimento de turismo na cidade, descubra o número de meios de hospedagem na região e verifique o que esses estabelecimentos oferecem. Assim, você conseguirá entender se será possível que o seu negócio se destaque nessa região e qual é o melhor caminho para isso.

Por exemplo:

  • Digamos que você descobriu que o turismo corporativo é bem forte na região, mas poucos hotéis oferecem serviços exclusivos para esse público. Essa pode ser a oportunidade que você buscava!
  • E se as pousadas da região estão sempre com lotação máxima, esse é um sinal de que há espaço para mais estabelecimentos desse tipo.

4 – Estude o mercado

abrir uma empresa de hotelariaAlém de analisar o mercado na região onde você pretende abrir uma empresa de hotelaria, é importante estudar o mercado como um todo. Apesar de esse ser um tipo de negócio tradicional, as novas ferramentas tecnológicas mudaram muito a forma como os viajantes buscam e se relacionam com marcas deste setor.

Entenda quais são as principais tendências no segmento de turismo e hotelaria para que o seu negócio possa estar alinhado ao novo perfil dos viajantes e às movimentações do mercado. Clique aqui e leia um artigo que vai ajudá-lo neste sentido.

5 – Defina quais serviços irá oferecer

abrir uma empresa de hotelariaQual tipo de serviços seu estabelecimento vai oferecer? O café da manhã será incluso na diária? Terá Wi-Fi gratuita? O hotel vai ter espaços como salas de reunião ou área de lazer?

É importante analisar seu público-alvo e seu capital para definir essas questões, levando em consideração o perfil dos hóspedes que você deseja atrair e também a sua capacidade financeira.

6 – Faça um planejamento financeiro

abrir uma empresa de hotelariaAntes de abrir um novo negócio, é importante que você avalie não somente o capital que você tem no momento, mas também as movimentações financeiras do futuro. Ou seja: como você vai recuperar o dinheiro investido na empresa.

Você precisa ter metas claras de quanto o negócio deve render em determinado período e quais ações serão tomadas para que esse objetivo seja alcançado. Clique aqui e aprenda seis dicas de gestão financeira que ajudarão a manter a saúde financeira do seu estabelecimento em dia.

7 – Pense nas estratégias de marketing e vendas

abrir uma empresa de hotelariaComo serão estruturadas as áreas de marketingvendas do seu estabelecimento? Você terá profissionais internos ou vai contratar esses serviços de empresas terceirizadas? É muito importante pensar em como esses setores serão desenvolvidos, pois essas áreas são extremamente importantes para a sustentabilidade do seu negócio.

Se você abrir uma empresa de hotelaria sem levar em conta os processos relacionados às áreas comercial e de marketing, certamente não vai demorar muito para sentir no bolso as consequências.

8 – Defina o perfil de profissionais a serem contratados  

abrir uma empresa de hotelariaEssa é uma etapa que muitos empresários deixam de analisar e só percebem a importância quando já estão no processo de recrutamento ou então quando as contratações malfeitas começam a trazer problemas para a empresa.

É importante definir desde o início das suas operações qual é o perfil de profissional que você busca:

  • Entenda, por exemplo, se você irá priorizar pessoas com experiência na área ou jovens que serão treinados e desenvolvidos internamente.
  • Além disso, se o seu negócio tem um conceito específico, os colaboradores precisam estar alinhados. Digamos que é um hotel esportivo, é fundamental que, quem trabalhe nele, goste de praticar esportes.

9 – Verifique a documentação necessária para o funcionamento legal da empresa

abrir uma empresa de hotelariaAssim como em qualquer segmento, abrir uma empresa de hotelaria é um processo burocrático. Para que o seu negócio não tenha que pagar multas logo no início da operação, é importantíssimo que você se atente à parte legal do novo empreendimento.

Conte com a ajuda de especialistas – como contadores ou consultores nessa área – para garantir que a sua empresa obtenha toda a documentação necessária para estar de acordo com a lei. Além de itens legais comuns a qualquer negócio, como alvará e aparatos fiscais, descubra se há alguma documentação específica de acordo com os serviços oferecidos em seu estabelecimento.

10 – Desenvolva um plano de negócios

abrir uma empresa de hotelariaEssa é uma das etapas mais importantes para que o seu negócio tenha sucesso e seja sustentável. Abrir uma empresa de hotelaria sem planejamento é como navegar sem rumo e sem mapa – as chances de você se perder e afundar são enormes.

Este planejamento deve incluir questões como:

  • Detalhamento operacional do negócio.
  • Procedimentos de segurança.
  • Planejamento financeiro.
  • Planejamento de marketing e vendas.
  • Missão, visão e valores.
  • E o que mais for importante para o funcionamento do negócio.

O Sebrae tem um guia que mostra o passo a passo sobre como montar um plano de negócios. Clique aqui e confira.

São muitas questões para você analisar e levar em conta antes de abrir uma empresa de hotelaria, certo? Mas seguindo esses passos, temos certeza de que você estará no caminho certo para ter um hotel ou pousada de muito sucesso!

Para mais dicas sobre gestão na hotelaria, continue acompanhando nosso blog! E se tiver alguma dúvida, deixe um comentário logo abaixo. Sua participação é muito importante para nós!

Sucesso!

Imagens: Freepik; Flaticon

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 5
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "10 passos para abrir uma empresa de hotelaria"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo