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14 táticas para aumentar o engajamento e as vendas no e-commerce

14 táticas para aumentar o engajamento e as vendas no e-commerce

Por Redação Blog Gazin Atacado • 20/02/18

Para aumentar o engajamento e as vendas no e-commerce é preciso investir em táticas alinhadas ao consumidor on-line da atualidade. Não sabe como fazer isso? Este artigo é para você! Nele, apresentamos algumas ideias de ações e estratégias que o ajudarão a atrair mais clientes e vender mais na web. Confira!

14 táticas para aumentar o engajamento e as vendas no e-commerce

As opções dos consumidores on-line são quase infinitas. Concorrendo com marcas de sua região e lojas do mundo todo,  você tem um enorme desafio: atrair a atenção dos clientes para o seu e-commerce! Vai encarar? Então tome nota das dicas a seguir. Elas irão ajudá-lo a destacar sua marca neste oceano de opções e aumentar o engajamento e as vendas no seu e-commerce!

1 – Ofereça cupons com ofertas especiais

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Cupons de ofertas sempre chamam a atenção dos consumidores. Na internet não é diferente! Para aumentar o engajamento e as vendas no e-commerce ofereça cupons especiais na sua loja on-line.

  • Seu alvo podem ser os novos clientes, como um incentivo para a primeira compra.
  • Ou os clientes mais fiéis, como forma de engajá-los ainda mais.

Clique aqui e conheça outras formas de engajar os clientes na web.

2 – Desenvolva conteúdo qualificado

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Outra forma de conquistar mais clientes na web é oferecendo informações que os ajudem na decisão de compra ou na utilização dos produtos. O marketing de conteúdo é a estratégia ideal nesse sentido.

Exemplos de ações nessa linha:

  • Vídeo explicando as funcionalidades de um produto.
  • Listas comparando diferentes marcas de um mesmo produto.
  • Guias sobre como utilizar melhor um produto.

Clique aqui para aprender como usar o marketing de conteúdo no varejo para atrair e conquistar mais clientes.

3 – Tenha um programa de fidelidade

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Oferecer recompensas e oportunidades especiais para os clientes mais fiéis também é uma ótima maneira de aumentar o engajamento e as vendas no e-commerce.

Além de ser um incentivo para os consumidores continuarem comprando em sua loja, essa estratégia vai ajudá-lo a conhecer melhor os hábitos de compra dos seus clientes.

Clique aqui e saiba como montar um programa de fidelidade em sua loja.

4 – Faça concursos e sorteios

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Concursos e sorteios ajudam a atrair a atenção dos consumidores e também a aumentar o alcance da marca. É aconselhável que esse tipo de ação envolva as redes sociais, pois além de aumentar o engajamento com os clientes atuais, a divulgação nesses canais potencializa o contato com possíveis novos clientes.

Exemplo:

  • Inclua como requisito para participar do concurso que o consumidor compartilhe determinada mensagem nas redes sociais ou que siga sua marca no Facebook.

Clique aqui e aprenda como realizar concursos e sorteios de maneira estratégica e eficiente.

5 – Ofereça produtos complementares

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Para aumentar o engajamento e as vendas no e-commerce também é importante criar ações de upselling e cross selling, incentivando a venda adicional. Para isso, você pode montar pacotes de produtos relacionados e oferecer oportunidades únicas para quem adquirir os itens que formam aquele conjunto.

Exemplos:

  • Quando o cliente colocar no carrinho um computador, ofereça um desconto caso ele compre também a mesa para colocar o equipamento.
  • Clientes que estão comprando smartphones podem estar interessados em carregadores portáteis. Não deixe de oferecer esse produto antes de ele fechar a compra!

Clique aqui e conheça outras táticas para aumentar o ticket médio das vendas no e-commerce.

6 – Divulgue os produtos mais vendidos

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Consumidores indecisos gostam de saber a opinião de outras pessoas antes de “bater o martelo”. Você pode antecipar essa necessidade dos clientes e expor em sua loja on-line os produtos mais vendidos em cada categoria. Isso evita que o cliente saia do site para decidir e acabe desistindo da compra ou comprando em outro lugar. 

Clique aqui e aprenda mais estratégias eficazes para aumentar a conversão de vendas em sua loja on-line.

7 – Exponha os produtos em vídeo

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Vídeos curtos dos produtos dentro da loja on-line ajudam a aumentar o engajamento e as vendas no e-commerce. Isso porque os consumidores não podem testar o produto na web, mas ao vê-lo em ação por meio do vídeo, estarão muito mais dispostos a comprar aquele item.

  • Dica! Aproveite vídeos que foram feitos para outros canais (redes sociais, blogs etc.) para promover determinados produtos em sua loja on-line.

Clique aqui e aprenda como usar vídeos curtos na comunicação com os clientes.

8 – Mostre as avaliações de outros clientes

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Conferir a avaliações de outros compradores já faz parte do processo de compra do consumidor atual. Pesquisas apontam que apresentar o feedback ou a avaliação de seus clientes na loja on-line pode aumentar a taxa de conversão em até 58%.

  • Dica! Crie espaços de comentários e avaliações nas páginas de cada produto para incentivar os clientes a deixarem feedback.

Clique aqui e aprenda como conseguir mais feedback dos clientes no e-commerce.

9 – Crie ações para recuperar carrinhos abandonados

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Muitas vezes os clientes não finalizam a compra não por falta de interesse no produto, mas por outros motivos, como: falta de tempo, cadastro muito longo, necessidade de mais pesquisas e assim por diante. Para não perder esse cliente, é importante criar ações para atraí-lo novamente para a loja.

Algumas estratégias nesse sentido:

  • Envie e-mails avisando que a compra dele está pendente.
  • Envie mais informações sobre o produto selecionado.
  • Ofereça itens relacionados.
  • Desenvolva ações de remarketing.

Clique aqui e saiba mais sobre como reverter o abandono de carrinho no e-commerce.

10 – Tenha presença forte nas redes sociais

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Para aumentar o engajamento e as vendas no e-commerce também é importante que a sua marca tenha uma presença forte nas redes sociais. Principalmente por dois motivos:

  • A interação da marca com seu público nas redes sociais ajuda a trazer mais visitantes para a loja online.
  • Os consumidores atuais são influenciados pelas opiniões de outros compradores e pelo posicionamento das marcas nesses canais.

Clique aqui e confira um guia sobre como empresas de varejo podem utilizar as redes sociais.

11 – Atenda os consumidores mobile

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Você sabia que, de acordo com um estudo feito pela Google, 53% das pessoas abandonam um site móvel se ele demora mais do que três segundos para carregar?

Se você não quer que isso aconteça em seu e-commerce, precisa preparar o site para atender as necessidades dos consumidores que acessam a loja por meio de dispositivos móveis.

Para isso, é fundamental:

  • Desenvolver o site com um design responsivo – ou seja, que se adapta aos diferentes tamanhos de telas.
  • Pensar em ferramentas e ações específicas para atender o público mobile – envio de ofertas personalizadas por WhatsApp, por exemplo.

Clique aqui para aprender outras táticas que ajudarão sua loja online a atender as expectativas do consumidor mobile.

12 – Conheça a jornada de compra do consumidor on-line

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Entender o caminho que os clientes percorrem até chegar à sua loja on-line é importante porque ajuda a mapear quais são as estratégias de marketing mais eficientes – que geram mais vendas – e em quais canais sua marca deve estar presente – para interagir e se aproximar do seu público.

Ações importantes nesse sentido:

Clique aqui e saiba mais sobre a importância de conhecer a jornada de compra do seu público.

13 – Seja multicanal

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Hoje em dia, vender on-line significa muito mais do que ter uma loja virtual. Para ter sucesso na web é preciso atuar em diversos canais – redes sociais, aplicativos de mensagem, vídeos ao vivo etc.

  • Isso é importante porque a jornada de compra do consumidor atual não acontece de forma linear. Muitas vezes ele começa pesquisando nas lojas físicas, investiga a opinião de outros compradores nas redes sociais e, só então, compra na loja on-line.
  • Além disso, o consumidor também espera que o atendimento online seja oferecido em diferentes canais.

Clique aqui e baixe gratuitamente nosso guia “Multicanal para pequenos varejistas”.

14 – Cuide do design do seu site

aumentar o engajamento e as vendas no e-commerce

O design do seu site é crucial para conquistar os consumidores on-line. As cores utilizadas, a organização das informações, a disposição dos produtos e a facilidade de navegação são fatores que influenciam de maneira direta a decisão de compra dos clientes na web.

Conte sempre com a ajuda de um profissional (designer ou web-designer) para garantir que o visual do seu e-commerce trabalhe a favor do seu negócio – e não o contrário.

Clique aqui e aprenda algumas questões básicas de design que afetam a decisão de compra do cliente on-line.

aumentar o engajamento e as vendas no e-commerce

Viu só? O que não faltam são ideias de como aumentar o engajamento e as vendas no e-commerce!

É claro que você não precisa aplicar todas essas estratégias de uma vez. Teste diferentes ações e escolha as táticas que mais fazem sentido para o seu negócio e para o seu público.

E se tiver alguma dúvida ou dificuldade na hora de seguir essas dicas, deixe um comentário aqui embaixo que nós o ajudaremos publicando mais informações e conteúdos úteis para fazer o seu negócio online crescer!

Sucesso!

Imagens: Freepik; Bigstock

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