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3 ferramentas de marketing digital indispensáveis para o seu sucesso

3 ferramentas de marketing digital indispensáveis para o seu sucesso

Por Redação Blog Gazin Atacado • 28/10/14

revista gazin atacadoA matéria que você lê a seguir foi publicada previamente na revista da Gazin Atacado, edição especial Linha Hotelaria, que você lê clicando aqui.

O mundo digital hoje faz parte da rotina de consumo de produtos e também de serviços. As ferramentas disponíveis no meio on-line servem para que as empresas estejam mais próximas de seu público e também para que o consumidor possa encontrar informações e conteúdos relevantes.

Nesse sentido, as organizações podem – e devem – utilizar as ferramentas de marketing digital para alavancar o seu sucesso e atrair cada vez mais clientes. Mas não basta apenas estar na web e pronto, esperar que a “mágica” aconteça. É preciso saber escolher as ferramentas certas e saber utilizá-las a seu favor.

Sabendo disso, separamos três ferramentas indispensáveis para o sucesso do seu estabelecimento. Confira a seguir:

1. Blog

Os blogs hoje são plataformas on-line de informação e conteúdo segmentado.

No início, todo mundo conhecia os blogs como “diários digitais”, em que as pessoas escreviam sobre sua rotina. Mas atualmente eles se tornaram uma poderosa ferramenta de marketing digital para as empresas. Para que o blog seja efetivo para o seu negócio, é importante ter em mente:

  • Conteúdo

Seu blog precisa ser interessante para aos seus clientes. Por isso, você precisa oferecer a elas informações relevantes, que chamem a atenção.

Se seu estabelecimento é um hotel, você deve falar sobre ele, suas ofertas e disponibilidade, mas não fique deve ficar apenas nisso. Explore o conteúdo relacionado ao segmento de hotelaria e turismo. Por exemplo: informações turísticas sobre sua região, atrações que podem ser de interesse do público, dados sobre sua cidade… enfim, pense em informações que seriam úteis para o seu atual e possível hóspede.

Se seu estabelecimento é uma loja, você também deve apresentar conteúdo institucional, mas pode ainda dar dicas de decoração (mostrando ambientes decorados com móveis e eletroeletrônicos da sua loja), de culinária (sugerindo o uso de produtos que você vende no preparo dos pratos), de compra (por exemplo: antecipe suas compras de Natal e evite as filas) e assim por diante.

  • Diálogo

O blog é um ambiente de diálogo com seu cliente. Por isso, a linguagem deve ser mais leve do que em um site, por exemplo. O tom deve ser de conversa, e você precisa sempre levar isso em consideração na hora de escolher o conteúdo e a linguagem utilizada nos textos. Mas cuide para não relaxar demais no tom e utilizar gírias e expressões de duplo sentido. O leitor precisa ser levado a sério!

Além disso, incentive a participação dos leitores nos comentário ou mesmo por meio de enquetes. E lembre-se de buscar outras formas além de texto para se comunicar por ali. Utilize conteúdos multimídia – vídeo, áudio e imagens – para complementar a mensagem que você quer passar.

O nosso blog pode servir de inspiração para você! Navegue por aqui e tenha boas ideias de como se relacionar com seu público por essa mídia.

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2. Newsletter

Newsletter nada mais é que um boletim informativo que seu hotel/pousada/resort ou sua loja envia regularmente para seus clientes. Esse tipo de ferramenta é importante pois ajuda seu estabelecimento a estar sempre em contato com seu público e possibilita o envio de mensagens mais direcionadas. Sobre a newsletter, é importante ter em mente:

  • Base de contatos

Para que a newsletter seja efetiva, você precisa formar sua base de contatos. Na hora da inscrição do formulário que seu cliente preenche quando está se hospedando no seu estabelecimento, você pode incluir um item como “Deseja receber informações sobre nosso hotel?”, pedindo para ele assinalar sim ou não e incluir seu e-mail.

Se você tem uma loja, a ideia é mesma. Na hora do pagamento da primeira compra do cliente na sua loja, peça a ele que preencha uma ficha de cadastro e inclua essa pergunta. Se ele aceitar receber seus e-mails se torna mais um cliente para você se relacionar via web.

É possível ainda colocar no blog ou no site uma caixa de inscrição no mesmo sentido, com a chamada “Receba nossas informações” e um espaço para a inserção do nome e do e-mail. A vantagem desse formulário externo é que você consegue alcançar pessoas que ainda não são seus clientes.

Lembre-se: a newsletter é efetiva porque é direcionada a um público que, previamente, já demonstrou interesse em receber informações sobre seu estabelecimento. Não pegue uma base de contatos desconhecida, crie sua própria base de contatos.

  • Informação + conteúdo segmentado

A newsletter deve ser informativa e interessante para seu cliente. Do contrário, será só mais um entre os vários e-mails que provavelmente ele recebe por dia. Assim, crie uma programação de envio, intercalando ofertas com informações do interesse do cliente.

Além disso, cuidado para não enviar muitos e-mails, sobrecarregando o cliente de informações. Um e-mail por semana, ou um a cada duas semanas pode funcionar. Dessa forma, você oferece uma diversidade de informações, divulga sua empresa e ajuda o cliente a manter-se informado, sem ser aquele chato que envia e-mail a toda hora.

3. Redes Sociais

facebook2As redes sociais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Entre os brasileiros que têm acesso à internet, 73% fazem parte de uma ou mais rede.

Dos jovens aos mais velhos, os internautas brasileiros usam essas plataformas para conversar, se expressar e, principalmente, se informar – sobre pessoas, fatos e empresas. Então, por que não participar dessa conversa? Saiba usar as redes sociais para informar e estar próximo ao seu público. Confira algumas dicas importantes:

  • Presença e interatividade constante

A principal característica das redes sociais é a interatividade, a conversa em tempo real. Nelas, se seus clientes falam com você é preciso responder o quanto antes. Além disso, é preciso manter as redes ativas, sempre com conteúdo atualizado. Essa interatividade e atualização constante é importante para marcar presença na rede – e não ser apenas “mais um na multidão”.

  • Escolha das redes sociais

A principal rede social no Brasil atualmente é o Facebook. Seu estabelecimento deve estar lá, sim, mas se você tem um hotel/hostel/pousada é importante também estar presente em redes sociais que estão ligadas à área de turismo, tais como o Foursquare e o Trip Advisor. Em ambas, os usuários dão opiniões sobre os lugares que frequentam. Seus clientes devem encontrar seu hotel por lá quando quiserem dar alguma opinião ou mesmo saber o que as outras pessoas estão falando sobre ele.

Opinião é tudo

Uma pesquisa internacional apontou que 55% das pessoas compram de empresas com boas reputações. O consumidor atual tem uma ferramenta e tanto em suas mãos para medir essas reputação das marcas. Sabe que ferramenta é essa? É a internet.

Funciona assim: antes de tomar sua decisão de compra, o cliente pesquisa na web sobre o produto ou serviço e sobre as empresas para saber o que os outros consumidores estão falando.

E é por isso que essas três ferramentas são tão importantes para o sucesso de seu estabelecimento. Além de manter uma relação próxima com seu público, elas permitem que ele possa se expressar sobre os seus serviços. Dessa forma, seus potenciais clientes conseguem encontrar informações dadas oficialmente por você e também opiniões e informações dadas pelos seus consumidores – o que é fundamental hoje em dia.

Tenha isso em mente e comece a usar a internet a seu favor. Você vai ver como vai valer a pena!

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