Nossas Sugestões

3 grandes lições para aprender assistindo a vídeos do TED

3 grandes lições para aprender assistindo a vídeos do TED

Por Redação Blog Gazin Atacado • 8/08/16

O TED é uma instituição que tem como missão espalhar conhecimento. Para isso, realiza palestras com grandes personalidades e especialistas do mundo inteiro.

Se você ainda não conhece, recomendamos que dê uma olhada no site do TED, onde são disponibilizadas milhares de apresentações gratuitas – a grande maioria com legenda em português.

Mas como é muito conteúdo em um lugar só, talvez você fique um pouco perdido no começo. Para ajudá-lo a resolver o dilema do que assistir, listamos a seguir lições importantes que algumas palestras do TED passam. Assista-as, aprenda dicas valiosas para sua vida profissional e pessoal e anime-se para ver outros vídeos disponíveis no site!

1) O “por que” é mais importante que o “o que”

Simon Sinek: Como grandes líderes inspiram ação

vídeos TED (3)Essa é uma lição valiosa para qualquer profissional, de qualquer área. Seja lá o que for que você esteja fazendo, antes de tudo, é necessário entender a motivação que há por trás disso. Avaliando a forma como os grandes líderes do mercado pensam, Simon Sinek desenvolveu a teoria do Círculo Dourado, que mostra que:

  • Todas as empresas do mundo sabem O QUE fazem.
  • Muitas entendem COMO fazem o que fazem.
  • Mas pouquíssimas pessoas ou organizações sabem POR QUE elas fazem o que fazem.

Segundo o especialista, a plena consciência do por que de suas ações é justamente o que diferencia as grandes empresas líderes de mercado.

Nós já escrevemos sobre essa teoria aqui no blog, aliás. CLIQUE AQUI para ler o artigo em que explicamos melhor a importância de entender o propósito de sua loja para fortalecer o relacionamento com seus clientes.

E, claro, não deixe de assistir ao vídeo na íntegra:

2) Contrate por valores e potencial, não apenas por habilidades

Regina Hartley: Por que a melhor contratação não precisa ter o currículo perfeito

Experiência na área, conhecimento, indicações, cursos. A maioria dos gestores foca nessas questões na hora de contratar alguém. E quem faz isso não está errado – afinal, esses são mesmo fatores importantes a se avaliar em um canditato. No entanto, no momento da seleção, alguns itens ainda mais importantes muitas vezes ficam de lado, tais como: valores (alinhados com os da empresa), força de vontade, paixão pelo que faz, determinação e potencial de aprender e crescer muito.

vídeos TED (1)Em sua palestra no TED, a pesquisadora em Recursos Humanos Regina Hartley fala que, muitas vezes, os líderes veem aqueles currículos com poucos cursos e cheios de trabalhos diferentes como algo ruim. No entanto, ela afirma que por trás dessas mudanças pode estar um profissional que passou por fases difíceis, mas que está ansioso por ter sucesso.

Ela acredita que aqueles que passam por caminhos com mais obstáculos têm mais probabilidade de lidar melhor com imprevistos, pressões e dificuldades no trabalho também – o que é essencial em um profissional, certo?

Ela cita o exemplo de um currículo que muitos poderiam rejeitar:

  • Ele nunca terminou sua faculdade.
  • Ele mudou de emprego constantemente.
  • Viajou por um ano na Índia, como uma jornada para encontrar a si mesmo.
  • E tem dislexia (dificuldade na aprendizagem).

Você contrataria esse profissional?

Pois saiba que esse era o currículo de Steve Jobs! Uma prova de que, muitas vezes, o potencial é muito mais importante do que um currículo impecável.

Aqui no Blog do Varejo também já indicamos alguns fatores que consideramos importantes na hora de avaliar um candidato. CLIQUE AQUI para ler o artigo.

E assista à palestra de Regina Hartley dando o play abaixo:

3) A reputação é o bem mais valioso que sua empresa pode ter

Rachel Botsman: A moeda da nova economia é a confiança

Em sua palestra no TED, Rachel Botsman fala sobre um novo tipo de economia que surgiu no mercado recentemente e que está baseada no consumo colaborativo. Nesse modelo, diversas plataformas incentivam as pessoas não a comprarem novos produtos e serviços, mas sim a compartilharem eles. É só pensar em Uber e Airbnb, por exemplo, que você vai entender do que se trata.

vídeos TED (2)Ela destaca que o segredo por trás do mercado do consumo de colaboração não está no capital, no dinheiro, mas sim em utilizar o poder da tecnologia para construir confiança entre estranhos. A base dessa confiança está na reputação que determinada marca ou indivíduo tem. A reputação nada mais é que o reflexo do que as pessoas pensam de você.

Na prática: quanto mais clientes estiverem falando bem e avaliando positivamente sua marca, melhor será a reputação de sua loja e, com isso, maiores serão a probabilidade de um consumidor escolher comprar nela.

Envolver-se com os valores e as causas de sua comunidade pode ser uma excelente forma de melhorar sua reputação e fortalecer a confiança de seu público, como explicamos NESTE POST.

Assista ao vídeo em que essa ideia fica mais clara:

Gostou das indicações de vídeos? Você já conhece o TED? Se tiver alguma sugestão de vídeo para indicarmos aqui no blog, deixe um comentário e nos ajude a fazer a próxima lista. Temos certeza de que as palestras apresentadas aqui podem ensinar muito a todos nós!

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 8
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "3 grandes lições para aprender assistindo a vídeos do TED"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo