Você pode aproveitar o YouTube para impulsionar sua loja! Quer saber como isso é possível? Leia este artigo e conheça 3 maneiras de anunciar no YouTube!
O YouTube é uma das redes sociais que mais crescem no Brasil e no mundo. Um estudo feito recentemente pela Google apontou que:
Por tudo isso, este é um excelente canal para você divulgar sua marca e seus produtos!
No entanto, pra aproveitar bem as oportunidades que essa ferramenta tem a oferecer, você precisa entender suas características, conhecer as diferentes possibilidades que ela oferece, inspirar-se em histórias de sucesso e assim por diante.
Sabendo disso, já produzimos diversos artigos aqui no Blog do Varejo com o objetivo de ajudá-lo a desvendar os segredos do YouTube. Os links para eles estão espalhados ao longo deste post. Hoje, queremos apresentar três maneiras simples e eficientes de anunciar no YouTube. Acompanhe!
–> Leia também! Como usar vídeos curtos nas redes sociais
Este é o formato mais novo de anúncios disponível no YouTube. As características são simples:
E, sim, funciona!
Ao investir em um Bumper Ad, você expõe a sua marca, a sua proposta de forma rápida e direta. Seis segundos é tempo suficiente para fazer a diferença. Este é um exemplo de Bumper Ad:
Receita básica:
Mas isso tudo não é o mais importante. O que interessa é como usar estes seis segundos. Algumas coisas você deve ter em mente:
Então, o tempo curtíssimo é ao mesmo tempo a garantia de sucesso e o grande problema desse tipo de anúncio!
Sua mensagem será vista, mas deve ser um tipo muito especial para ser eficiente. Muito provavelmente, seu cliente se lembrará de uma oferta, de um site especial (prefira nomes curtos e/ou engraçadinhos), e só. O bumper ad, assim, é um excelente anúncio acessório para sua empresa, alertando as pessoas a ir a loja, ou acessar um site, ou algo similar. Nesses outros locais você terá o espaço para passar a mensagem que desejar!
Então, se você quiser fazer uma campanha para algo bem específico para sua empresa, o Bumper Ad pode ser uma boa opção. Mas está longe de ser a única – e certamente pode não ser a mais barata – para você.
Nessa modalidade, você publica um vídeo no YouTube. Pode ser algo útil (como conservar o seu X – algo que você vende) , os funcionários de sua empresa fazendo um jogral ou cantando as vantagens de se economizar com uma ou outra oferta, uma publicidade semelhante às que você vê na TV ou mesmo um esquete de humor. Mensagens motivacionais também são populares, mas, se for fazer uma, prefira passar longe de temas religiosos: é muito fácil comprar briga com pessoas com pensamentos opostos.
A vantagem é o custo. A desvantagem é que você precisa de algum apoio para esse vídeo ser efetivo.
É necessário ter um link para esse vídeo em redes sociais, postá-lo em vários locais além do YouTube, pedir para seus clientes postarem o link – daí a importância de se fazer algo útil ao cliente – e assim por diante.
Neste formato você investe diretamente no proprietário de um canal. É possível desenvolver essa parceria de diversas formas. Você pode:
E, se você encaixar perfeitamente o canal do Youtube com o seu público desejado, terá uma maneira muito segura de conseguir mais clientes.
Dependendo do tamanho do canal, essa opção pode ser a mais cara de todas. Além disso, você estará colocando sua marca nas mãos de um terceiro. Uma colocação infeliz, uma resposta torta a um inscrito, e pronto, o youtuber sofre um boicote e pode acabar levando sua marca junto.
Para evitar esse problema, dê uma olhada no histórico do canal a quem você quer se ligar. Se houver alguma discussão ou polêmica no passado, ligue o sinal de alerta. Prefira canais que não apresentem esse problema, com donos/apresentadores responsáveis e que mantenham uma boa rotina de atualização.
Marketing de influência no varejo
Esperamos que as dicas deste artigo o ajudem a pensar em como anunciar no YouTube e aproveitar o potencial da plataforma para atrair, conquistar e engajar novos consumidores. Você só tem a ganhar!
Sucesso e boas vendas!
PS: Você já utiliza o YouTube como plataforma de divulgação de seus produtos, serviços e soluções? Deixe um comentário contando um pouco sobre sua experiência. Ela pode inspirar outros profissionais do varejo Brasil afora!