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3 maneiras de anunciar no YouTube

3 maneiras de anunciar no YouTube

Por Redação Blog Gazin Atacado • 3/05/18

O YouTube é uma das redes sociais que mais crescem no Brasil e no mundo. Um estudo feito recentemente pela Google apontou que:

  • 86% dos entrevistados assistem vídeos na web. O YouTube é o site mais utilizado para essa finalidade, atingindo a maioria absoluta dos entrevistados.
  • Em apenas 3 anos, o consumo de vídeo na web cresceu 90,1%. No mesmo período, o consumo de TV cresceu 3,1%.
  • Em 2014, as pessoas assistiam, em média, 8 horas de vídeo na web por semana. Em 2017, esse índice saltou para 15,4 horas semanais.
  • 56% dos entrevistados passam mais tempo assistindo vídeos na web do que assistindo TV.
  • 84% usam um smartphone para assistir conteúdos em vídeo na internet.
  • 25% já possuem uma SmartTV. Destes, 68% declaram assistir o YouTube em sua SmartTV.

Por tudo isso, este é um excelente canal para você divulgar sua marca e seus produtos!

No entanto, pra aproveitar bem as oportunidades que essa ferramenta tem a oferecer, você precisa entender suas características, conhecer as diferentes possibilidades que ela oferece, inspirar-se em histórias de sucesso e assim por diante.

Sabendo disso, já produzimos diversos artigos aqui no Blog do Varejo com o objetivo de ajudá-lo a desvendar os segredos do YouTube. Os links para eles estão espalhados ao longo deste post. Hoje, queremos apresentar três maneiras simples e eficientes de anunciar no YouTube. Acompanhe!

–> Leia também! Como usar vídeos curtos nas redes sociais

1) Bumper Ads no YouTube

YouTube - como anunciar

Este é o formato mais novo de anúncios disponível no YouTube. As características são simples:

  • Dura seis segundos.
  • Os internautas não podem pular o vídeo.
  • Você paga cada vez que seu anúncio é visto mil vezes.

E, sim, funciona!

Ao investir em um Bumper Ad, você expõe a sua marca, a sua proposta de forma rápida e direta. Seis segundos é tempo suficiente para fazer a diferença. Este é um exemplo de Bumper Ad:

Como fazer um bumper ad de sucesso?

Receita básica:

  1. Entre em sua conta do Google Adwords.
  2. Clique em campanhas, adicionar campanha e, depois, vídeo.
  3. Nomeie a campanha.
  4. Em “formatos de anúncios”, escolha “bumper ads”.
  5. Escolha quanto pretende gastar.
  6. Defina os canais, as locações, a linguagem de seus clientes e qualquer outra característica específica que desejar; salve.
  7. Faça o upload do seu vídeo (seis segundos ou menos), e siga as instruções.
  8. Estabeleça o valor que você quer pagar como máximo por mil visualizações.
  9. Defina seu público-alvo.
  10. Salve.

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Mas isso tudo não é o mais importante. O que interessa é como usar estes seis segundos. Algumas coisas você deve ter em mente:

  • A maior parte de sua audiência não está sentada confortavelmente; está andando, em trânsito, com várias coisas na cabeça. Ou seja, não quer saber de longas mensagens, nem vai poder clicar para visitar outro site.
  • Ao mesmo tempo, o visitante verá seu anúncio. Seis segundos é tempo muito curto, e ninguém vai querer perder o vídeo de humor do dia prestando atenção em outras coisas.

Então, o tempo curtíssimo é ao mesmo tempo a garantia de sucesso e o grande problema desse tipo de anúncio!

Sua mensagem será vista, mas deve ser um tipo muito especial para ser eficiente. Muito provavelmente, seu cliente se lembrará de uma oferta, de um site especial (prefira nomes curtos e/ou engraçadinhos), e só. O bumper ad, assim, é um excelente anúncio acessório para sua empresa, alertando as pessoas a ir a loja, ou acessar um site, ou algo similar. Nesses outros locais você terá o espaço para passar a mensagem que desejar!

Então, se você quiser fazer uma campanha para algo bem específico para sua empresa, o Bumper Ad pode ser uma boa opção. Mas está longe de ser a única – e certamente pode não ser a mais barata – para você.

Vídeos simples

como anunciar no YouTube - vídeos simples

Nessa modalidade, você publica um vídeo no YouTube. Pode ser algo útil (como conservar o seu X – algo que você vende) , os funcionários de sua empresa fazendo um jogral ou cantando as vantagens de se economizar com uma ou outra oferta, uma publicidade semelhante às que você vê na TV ou mesmo um esquete de humor. Mensagens motivacionais também são populares, mas, se for fazer uma,  prefira passar longe de temas religiosos: é muito fácil comprar briga com pessoas com pensamentos opostos.

A vantagem é o custo. A desvantagem é que você precisa de algum apoio para esse vídeo ser efetivo.

É necessário ter um link para esse vídeo em redes sociais, postá-lo em vários locais além do YouTube, pedir para seus clientes postarem o link – daí a importância de se fazer algo útil ao cliente – e assim por diante.

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Patrocínio de canal

YouTube - marketing de influência

Neste formato você investe diretamente no proprietário de um canal. É possível desenvolver essa parceria de diversas formas. Você pode:

  • Definir apenas que a pessoa precisa citar sua marca no canal dela.
  • Convidá-la a fazer “unboxing” ou “review”de novidades. Nesses tipos de programas, o youtuber abre um produto novo na frente da câmera e apresenta-o para sua audiência. Você pode enviar ao influenciar um lançamento que deseja divulgar e solicitar o unboxing. Dê o play no vídeo abaixo para entender como essa ideia funciona, na prática.

  • Desenvolver promoções em que o influenciador em questão sorteia um inscrito para ganhar alguma coisa de você.
  • Enfim, opções não faltam.

E, se você encaixar perfeitamente o canal do Youtube com o seu público desejado, terá uma maneira muito segura de conseguir mais clientes.

Pontos negativos

Dependendo do tamanho do canal, essa opção pode ser a mais cara de todas. Além disso, você estará colocando sua marca nas mãos de um terceiro. Uma colocação infeliz, uma resposta torta a um inscrito, e pronto, o youtuber sofre um boicote e pode acabar levando sua marca junto.

Para evitar esse problema, dê uma olhada no histórico do canal a quem você quer se ligar. Se houver alguma discussão ou polêmica no passado, ligue o sinal de alerta. Prefira canais que não apresentem esse problema, com donos/apresentadores responsáveis e que mantenham uma boa rotina de atualização.

Leia também!

Marketing de influência no varejo

Agora é com você!

Esperamos que as dicas deste artigo o ajudem a pensar em como anunciar no YouTube e aproveitar o potencial da plataforma para atrair, conquistar e engajar novos consumidores. Você só tem a ganhar!

Sucesso e boas vendas!

PS: Você já utiliza o YouTube como plataforma de divulgação de seus produtos, serviços e soluções? Deixe um comentário contando um pouco sobre sua experiência. Ela pode inspirar outros profissionais do varejo Brasil afora!

20 canais do YouTube que todo lojista deveria acompanhar

Imagens: Bigstock

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