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3 táticas para aumentar as reservas em seu site

3 táticas para aumentar as reservas em seu site

Por Redação Blog Gazin Atacado • 28/05/18

A maneira como você dispõe as informações em sua página e a forma como interage com os viajantes na web podem condicionar a decisão de compra do seu cliente. Isso acontece por causa de fatores psicológicos e sociais que influenciam nosso modo de pensar. A boa notícia é que é possível usar esses princípios mentais para aumentar as reservas em seu site. Quer saber como fazer isso? Leia este artigo até o fim!

Como a economia comportamental pode ajudar a aumentar as reservas em seu site

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Você já ouviu falar em “economia comportamental”?

Essa é uma área de estudo que analisa os fatores psicológicos sociais, cognitivos e emocionais que atuam nas decisões dos indivíduos. A economia comportamental defende que as pessoas tomam decisões baseando-se em hábitos, experiências pessoais e regras sociais.

Esses fatores também agem na hora em que alguém está escolhendo um hotel para se hospedar. Sabendo disso, apresentamos a seguir três táticas cientificamente comprovadas que podem ajudar a aumentar as reservas em seu site. Acompanhe!

1 – Reduza as opções de escolha

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A teoria do paradoxo da escolha defende que, quando as pessoas têm muitas opções, elas acabam se sentindo paralisadas, sem saber o que fazer ou para onde ir. No fim, acabam não fazendo nada!

Em vendas, isso pode ser percebido quando o cliente não consegue escolher entre tantas alternativas e desiste de comprar.

Para evitar que isso aconteça em seu site, evite oferecer muitas informações ao mesmo tempo. Se, por exemplo, você colocar em uma só página cinco opções de quartos, com cinco opções de tarifas em cada um deles, o viajante terá que tomar uma decisão com base em 25 opções de escolha. Muita coisa, né?

Algumas boas práticas nesse sentido são:

  • Crie um sistema para ir liberando informações aos poucos, com passos separados por páginas distintas.
  • Usando o exemplo acima, ofereça, primeiro, as cinco opções de quarto. Depois que o cliente escolher, aí então encaminhe ele para a página com as opções de preço.

Como aumentar as reservas pelo site com a ajuda do design

2 – Previna o remorso do comprador

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Uma pesquisa global descobriu que 81% dos visitantes de sites de turismo saem das páginas sem efetuar uma reserva. De acordo com o estudo:

  • 53% desistem quando o preço total aparece.
  • 26% desistem quando o site pede por informações pessoais.
  • 21% desistem quando são solicitados dados para pagamento.

Essas desistências estão relacionadas ao “remorso do comprador“, que é aquela sensação de arrependimento após uma compra. Inconscientemente, as pessoas estão sempre buscando maneiras de evitar esse sentimento de culpa. É possível trabalhar essa questão antes, durante e depois do processo de reserva e ainda tentar reverter a possível desistência. Saiba como.

Antes

  • Deixe as regras de cancelamento e possibilidades de reembolso bem visíveis no site. Sabendo que tem a chance de mudar de ideia e (dependendo do tempo de cancelamento) não sofrer muito prejuízo com isso, o cliente ficará mais tranquilo para fechar a compra.

⇒ 7 dicas sobre como evitar e lidar com cancelamentos de reservas

Durante

  • Facilite ao máximo o processo de reserva. Evite, por exemplo, pedir muitos dados no cadastro do site ou no formulário de reserva. Se o cliente precisa passar muitas informações, ele tem mais tempo para reavaliar a compra e pensar em desistir.  

⇒ Como remover os obstáculos que afastam os hóspedes

Depois

  • Depois que o viajante efetuar a reserva, utilize o e-mail de confirmação como forma de fazê-lo ficar ainda mais empolgado com a viagem. Assim, você diminuirá as chances de desistência. E-mails informando os serviços do seu hotel e encaminhando para áreas no site com dicas sobre o que fazer na cidade são ótimas táticas nesse sentido.

⇒ Como ajudar o hóspede no planejamento da viagem

Se mesmo depois de todos os seus esforços, o cliente abandonar a compra antes de fechar a reserva em seu site, ainda existem algumas maneiras de reverter essa desistência. Para isso, você pode:

  • Entrar em contato para confirmar a desistência, demonstrando interesse em entender as necessidades dele.
  • Apresentar depoimentos de clientes satisfeitos com aquele mesmo tipo de reserva.
  • Enviar uma promoção como incentivo para ele voltar ao site e fechar a reserva (café da manhã grátis, por exemplo).

⇒ Abandono de carrinho na hotelaria – como reverter essa situação

3 – Promova senso de urgência

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No livro As armas da persuasão, o psicólogo Robert B. Cialdini revela que a escassez é um gatilho mental importante no processo de decisão de compra. O especialista ressalta que o medo de perder uma oportunidade é um grande motivador.

Você pode usar esse princípio para aumentar as reservas em seu site. Para isso, você pode indicar, por meio de mensagens nas páginas, senso de urgência em relação a determinado quarto ou com ofertas temporárias. Por exemplo:

  • Informe no site quando só há poucos quartos disponíveis para a data indicada pelo cliente.
  • Faça uma promoção com tempo bem limitado, para incentivar o cliente a fechar o quanto antes.
  • Se possível, informe quando um viajante acabou de reservar o penúltimo quarto e só há mais um disponível.

⇒ O que aprender com as OTAs para melhorar a taxa de conversão do site do seu hotel

poder das imagens na hotelaria

Tudo isso faz sentido, não é mesmo? Agora, é com você. Leve essas dicas e reflexões em consideração e olhe de maneira mais estratégica para o seu canal na web. Esse cuidado pode fazer a diferença e ajudar a aumentar as reservas em seu site.

Sucesso!

Confira outras dicas nesse sentido:

Imagens: Bigstock

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