Você já deve ter ouvido por aí que “quem faz sempre as mesmas coisas, nunca vai ter um resultado diferente”.
De certa forma, isso é verdade.
→ Mas, se você pensar bem, com tantas mudanças que o varejo vem vivendo nos últimos tempos, as consequências de continuar fazendo hoje o mesmo que se fazia antigamente podem ser ainda piores. A verdade atualmente é: se você continuar fazendo as mesmas coisas de sempre, vai acabar tendo resultado nenhum! Afinal, o que funcionava alguns anos atrás pode não ter efeito no presente.
Quer saber o que sua loja precisa fazer para acompanhar o mercado e estar alinhada às necessidades dos compradores atuais? Siga as dicas que apresentamos a seguir!
Esse sempre foi um fator importante em vendas. Mas, atualmente, os consumidores estão muito mais exigentes – em grande parte, porque eles têm mais acesso à informação. Então, as lojas precisam se dedicar ainda mais para conhecer seus prospects e clientes se quiserem oferecer exatamente aquilo que eles buscam.
Coletar dados que mostrem quem é o seu público, do que ele gosta e do que ele não gosta em uma compra e entender quais são suas necessidades é essencial para conseguir bons resultados de vendas no mercado atual. E a boa notícia é que o acesso às informações sobre os clientes está mais fácil hoje em dia.
Aí vão alguns artigos que reúnem dicas que vão ajudá-lo nesse sentido:
Mas não basta só coletar informações sobre seus clientes, é preciso saber o que fazer com esses dados. É aí que entra o Marketing de Conteúdo!
Ao oferecer informações do interesse do seu público, sua loja está ajudando ele em seu dia a dia e, para o cliente, esse é o papel das empresas no contexto atual.
O conteúdo se tornou uma questão essencial para o varejo atualmente porque, quando bem utilizado, ele faz parte do processo da venda. Os consumidores sempre buscam na web por informações sobre os produtos e sobre as empresas antes de decidir o que e com quem comprar. Se sua loja fornecer esse conteúdo, as chances de ele escolher sua marca serão muito maiores.
Os artigos abaixo indicarão alguns caminhos que você pode percorrer para tornar isso possível:
Antigamente, um lojista sabia que, se seu consumidor não estivesse na loja, poderia se comunicar com ele por telefone e por anúncios em rádio e televisão. Hoje, além dessas plataformas, o cliente está no tablet, no computador, no notebook e no smartphone – e em cada uma dessas plataformas ele está em diferentes canais (redes sociais, sites, fóruns, aplicativos, etc.).
Esse é o principal motivo pelo qual sua loja precisa atuar em multicanais: porque seus clientes também se comunicam e compram em multicanais!
Estar presente em diferentes plataformas aumenta significativamente a chance de sua loja ser encontrada pelos consumidores e, consequentemente, as chances de venda.
Nós já reunimos aqui no blog algumas dicas sobre essa tendência. Confira:
Não é de hoje que a capacitação dos vendedores faz a diferença desempenho das vendas no varejo. Mas no contexto atual, em que as mudanças acontecem de maneira cada vez mais rápida, atualizar e reciclar o conhecimento da equipe de vendas constantemente se torna ainda mais importante para o sucesso de uma loja.
No que diz respeito ao que treinar, é importante ter em mente que além de estudar os produtos que vendem, os vendedores precisam entender melhor o mercado atual, as tendências e o comportamento dos clientes. É a combinação de todos esses conhecimentos que fará a diferença.
Para ajudá-lo nessa questão, sugerimos que leia os textos abaixo:
O que achou dessas dicas? Você concorda que essas ações são fundamentais para o sucesso nas vendas no mercado atual? O que você acrescentaria nessa lista? Deixe um comentário nos contando sua opinião e ajude outros lojistas a se prepararem para vender mais – e melhor – hoje e sempre!