Nossas Sugestões

4 dicas para aumentar a produtividade em sua loja

4 dicas para aumentar a produtividade em sua loja

Por Redação Blog Gazin Atacado • 7/10/15

Produtividade e rentabilidade estão diretamente ligadas. Quanto mais um processo de sua loja rende em termos de tempo e/ou dinheiro, maior é a sua produtividade – e vice-versa. Em tempos de crise de mercado, a rentabilidade pode ser um fator-chave para a sobrevivência de um negócio. Isso significa fazer o máximo possível com os recursos disponíveis.

Mas, afinal, como aumentar a produtividade de sua loja, sem prejudicar a qualidade dos serviços oferecidos? Estas dicas podem ajudar:

1. Identifique as deficiências de produtividade

dicas produtividade 1Você pode ler vários livros sobre produtividade com diferentes dicas. Porém, pode ser que demore a achar algo que realmente funcione para  o seu negócio. Por isso, é fundamental, antes de tudo, mapear os verdadeiros gargalos de produtividade de sua loja.  Muito melhor (e mais econômico) que ficar fazendo vários testes ou apenas seguir ferramentas que funcionam com outras empresas, é ir direto ao ponto no que efetivamente irá fazer diferença na sua loja.

Para isso, é importante fazer um acompanhamento rigoroso dos processos, medindo o que está dando certo e que pode ser replicado em outras áreas, e o que mais está gerando problemas de produtividade, para que sejam tomadas ações pontuais e específicas para resolver a situação.

Para refletir:

  • Você possui métricas e indicadores para avaliar a eficiência dos diferentes processos em sua loja? Se ainda não, o que é preciso fazer para definir esses indicadores?
  • Você consegue identificar os piores gargalos da suas operação e medir o impacto disso nos negócios? Se não, como você pode adotar esta disciplina?
  • Sua capacidade de decisão é orientada por informações e dados atualizados? Se não, o que você pode fazer para melhorar o gerenciamento das ações de sua loja?

2. Aproveite melhor a capacidade de seus recursos

dicas produtividade 2Em tempos de orçamento apertado, aumentar a produtividade pode ser a saída para diminuir custos e/ou melhorar resultados. Portanto, é crucial avaliar cada processo de cada área de sua loja, estudando possíveis maneiras de potencializar seus efeitos. 

A solução pode estar na instalação de um sistema de gestão que dê agilidade e diminua o tempo gasto com as operações administrativas da loja, por exemplo, ou mesmo no uso da sala de reuniões para oferecimento de cursos internos que aproveitem o conhecimento dos próprios colaboradores para capacitar a equipe.

Que tal?

Para refletir:

  • Como você pode evitar o uso ineficaz dos seus ativos, inclusive em relação ao excesso de tempo de inatividade?
  • Como você pode identificar possibilidades de melhor aproveitamento dos recursos dentro da loja?
  • De que forma a tecnologia pode lhe ajudar nesse sentido?

3. Potencialize o trabalho de seus colaboradores usando ferramentas digitais

dicas produtividade 3O aumento da produtividade tem relação direta com o uso de ferramentas corretas – principalmente em trabalhos analíticos e ao mesmo tempo operacionais, como os das áreas de Contabilidade e Recursos Humanos, que envolvem legislações e regras rígidas, e que podem ter um aumento incrível de eficiência ao contar com a ajuda de sistemas que agilizem e automatizem grande parte dos processos. Nesse caso, além de mais agilidade, ganha-se também mais segurança das informações (evitando multas por descuido no tratamento de leis fiscais, por exemplo).

Ferramentas digitais como redes sociais internas, portais dos colaboradores, entre outros, podem contribuir para que as informações da empresa (normas, comunicados, etc.) fiquem concentradas em um só lugar, e também para que a comunicação entre as diferentes áreas aconteça de forma ágil, sem necessidade de conciliação de agendas para realização de reuniões, por exemplo.

Para refletir:

  • Como os dispositivos inteligentes, tais como tablets conectados, podem ajudar seus colaboradores a elevar sua produtividade estejam onde estiverem?
  • De que forma as  tecnologias digitais de comunicação poderia ajudar no aumento da produtividade da mão de obra da sua empresa?
  • A sua loja facilita e valoriza o conhecimento dos próprios colaboradores, incentivando a troca de informações entre os profissionais? Como as ferramentas digitais poderia lhe ajudar a fazer isso?

4. Verifique o nível de produtividade em todos as etapas dos processos 

dicas produtividade 4De acordo com uma pesquisa realizada pela Accenture Institute for High Performance, consultoria internacional especializada em alta performance, a produtividade nas empresas brasileiras muitas vezes se deteriora durante a transição de uma operação a outra devido à falta de eficiência no fluxo e no gerenciamento da informação. Por isso, é indispensável que seja medida a produtividade não apenas nas operações da loja, como venda e fechamento, mas também em todos os canais de contato com os clientes, como SAC e logística. 

É possível contar com a ajuda de parceiros e fornecedores para gerenciar as informações externas e usar esses dados para melhorar os processos como um todo. Analisando as reclamações dos clientes, dá para identificar em que ponto há mais problemas de produtividade que refletem no relacionamento com o consumidor. Exemplo: pode ser que a demora para o registro das notas fiscais no sistema é que esteja causando o atraso nas entregas, e não o serviço logístico em si.

Para refletir:

  • A sua loja possui processos e estruturas para fornecer a informação certa à pessoa certa, no formato certo e na hora certa, em qualquer ponto da sua empresa?
  • O seu negócio tem uma plataforma integrada de dados que permeie os diferentes departamentos da organização e dê aos tomadores de decisão uma visão em comum do desempenho da empresa? Se não, que medidas você pode tomar para criar essa plataforma?
  • De que forma parceiros e fornecedores podem lhe ajudar na coleta de informações externas que lhe ajudem nas melhorias dos processos internos?

 dicas produtividade 5

Obviamente, para cada empresa há caminhos específicos a serem seguidos, por isso é tão importante que você utilize as perguntas que destacamos nos itens “Para refletir” como base de orientação do seu processo de mudança. Isso vai ajudá-lo a encontrar as melhores soluções para a SUA loja!

Então, pronto para começar a revolução de produtividade aí em sua loja? Deixe seu comentário abaixo falando sua opinião sobre esse tema ou mesmo nos indicando suas principais dificuldades nesse sentido. Assim, poderemos lhe ajudar ainda mais em um próximo post, tratando de sua dúvida específica.

Boas vendas!

Informações: Harvard Business Review
Imagens: freepik

 

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 4
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "4 dicas para aumentar a produtividade em sua loja"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo