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4 dicas para melhorar seu ponto de venda

4 dicas para melhorar seu ponto de venda

Por Redação Blog Gazin Atacado • 3/10/14

Você já deve ter ouvido a expressão “o corpo fala”, que trata da linguagem não-verbal, da mensagem que passamos na forma como nos comportamos, nos vestimos e pelos gestos que fazemos. Muito bem, nas vendas, podemos dizer que “sua loja fala”. Ou seja, o modo como os produtos estão dispostos, a iluminação, a organização, a decoração – tudo isso transmite uma mensagem ao cliente, que pode ser positiva ou negativa.

O ponto de venda deve seduzir o cliente. Mas para isso, é preciso que você tome alguns cuidados. Estas dicas para melhorar seu ponto de venda e atrair cada vez mais clientes podem ajudar:

Disposição dos produtos

Tudo começa com a boa distribuição dos produtos na loja. Você deve pensar em dois fatores principais na hora de escolher onde expor seus itens: circulação e destaque. Cuide para que os produtos e os balcões não se tornem obstáculos para os clientes. Deixe tudo organizado de maneira que o acesso seja fácil e não prejudique a circulação na loja.

Além disso, dê destaque e mais espaço para os produtos que você quer que chame mais atenção. Pode ser aquele que está em promoção, o item que precisa girar no estoque, ou ainda o produto de maior valor agregado que você quer apresentar a seus clientes. Se estiverem escondidos, ou mal dispostos, vai ficar difícil dos consumidores notarem.

Organização dos produtos

É importante criar uma certa lógica na hora de organizar os produtos na loja. O ideal é separá-los por setor e, dentro de cada setor, por itens iguais ou semelhantes. No setor de cozinha, por exemplo, você pode ter um espaço para expor os fogões e, pensando na venda adicional, perto ou junto deles, colocar as coifas. Da mesma forma, os produtos relacionados como geladeira, microondas e forno elétrico também deve estar na mesma região. Isso facilita a visualização do “conjunto”, criando o desejo de compra no consumidor.

Decoração

A decoração envolve questões como cores, iluminação, objetos de enfeite e itens para a organização da loja como prateleiras e balcões.

A iluminação pode ser utilizada para destacar certos produtos, e as cores devem estar de acordo com a comunicação visual da loja. Na dúvida, o melhor é apostar em tons neutros.

Os balcões e prateleiras devem seguir um padrão de formato e cores, deixando o ambiente uniforme e organizado. Se você vende móveis e objetos de decoração, uma dica interessante é utilizá-los na própria organização da loja. Isso ajuda o cliente a visualizar como o produto funciona na prática.

Vitrine e fachada

Se seu ponto de venda fosse uma pessoa, a vitrine e a fachada seria o rosto. É a primeira parte da loja com a qual seu cliente tem contato, por isso, é preciso cuidar para passar uma ótima primeira impressão – boa o suficiente para fazê-lo entrar.

A fachada deve combinar com o interior, suas cores e iluminação devem estar de acordo com a comunicação visual da loja como um todo. As vitrines precisam traduzir ao máximo o que o cliente irá encontrar na loja.

Renove o visual da vitrine de tempos em tempos e use o espaço para passar uma mensagem. A vitrine pode ainda ser temática – de acordo com alguma data especial – ou ressaltar os produtos que estão em destaque na loja.

Deixe seu ponto de venda falar por sua loja e atraia cada vez mais consumidores!

Tem alguma dica ou pergunta sobre como melhorar o ponto de venda? compartilhe conosco! Deixe um comentário aqui embaixo com suas experiências, sugestões e dúvidas!

Sucesso e boas vendas!

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comentários em "4 dicas para melhorar seu ponto de venda"

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  1. ROSILEI disse:

    Essas dicas estao me ajundando bastante

  2. ROSILEI disse:

    ESTA ME AJUDANDO BASTANTE A ESSE CURSO, OBRIGADO