fbpx

Nossas Sugestões

4 dicas para realizar uma gestão de estoque eficiente

4 dicas para realizar uma gestão de estoque eficiente

Por Redação Blog Gazin Atacado • 25/05/14

4 dicas para realizar uma gestão de estoque eficiente

Ele fica, digamos assim, nos bastidores de toda a operação de vendas. Mas isso não quer dizer que não seja importante. Pelo contrário: é uma questão fundamental para o sucesso da loja como um todo.

Do que estamos falando? Do estoque, claro!

Nenhum cliente vê o estoque, mas todos precisam que você, lojista, cuide muito bem dele para poder atender às necessidade de seu público.

Nesse post você vai conferir quatro dicas importantes sobre como realizar uma Gestão de Estoque de maneira eficiente, contribuindo para o bom andamento no fluxo de vendas. Confira:

estoque061. Avalie o espaço físico

Você precisa saber exatamente qual é o espaço disponível no seu estoque para gerenciá-lo da melhor maneira possível. Assim, poderá avaliar a quantidade de produtos a serem estocados (e não amontoados). Além disso, é necessário fazer uma análise quanto a questões como temperatura e umidade, pois isso vai influenciar na qualidade e na duração dos produtos que estão estocados.

2. Defina o que e quanto estocar

Esse conhecimento é fundamental tanto para que você não compre produtos demais e eles fiquem parado no estoque, quanto para que os produtos não acabem antes do previsto e seus clientes saiam decepcionadas.

Para saber quais itens e a quantidade de produtos necessária a ser estocada, você precisa avaliar o fluxo das vendas nos diferentes períodos do ano. Além disso, fique atento às épocas em que as vendas variam. Verifique, por exemplo, quais produtos saem mais em data especiais, como Natal e Dia das Mães, e prepare seu estoque para essas épocas.

estoque04

3. Gerencie o fluxo do estoque

É fundamental que você faça o acompanhamento da entrada e da saída dos produtos no estoque. Só assim terá conhecimento sobre as necessidades em relação a compra ou não de novos produtos. Esse controle pode ser realizado por meio de planilhas ou programas de gestão. Lembre-se que o estoque nada mais é que um investimento. Mais que produtos, é o capital da sua loja que está ali nas prateleiras do estoque, por isso, seu objetivo deve sempre fazer o estoque girar – ou seja, se renovar. Porque isso que dizer que seu capital está rendendo.

4. Fique de olho no tempo do estoque

Não é bom para o seu negócio que os produtos fiquem muito tempo no estoque, pois isso quer dizer que o seu capital está parado. Fora o fato de que os produtos podem se deteriorar com o tempo. Além disso, quando você tem muitos produtos no estoque, corre riscos pois, em caso de acidentes, como enchentes, por exemplo, seu prejuízo será muito maior. Quando perceber que há um produto que não está saindo e está muito tempo no estoque, realize ações promocionais para que o estoque possa girar.

estoque01Para lembrar sempre dessas dicas, basta saber que elas referem-se a quatro itens que são fundamentais na gestão do estoque:   

  1. ESPAÇO;

  2. QUANTIDADE;

  3. MOVIMENTAÇÃO;

  4. TEMPO DE PERMANÊNCIA.

Cuide sempre desses quatro fatores para que seu estoque esteja sempre em dia!

Esperamos que essas dicas possam ajudá-lo na gestão de sua loja.

Sucesso e boas vendas!

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


6 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 6
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

6

comentários em "4 dicas para realizar uma gestão de estoque eficiente"

Comentar