Linguagem corporal
Não são só as palavras que comunicam. Observe a linguagem corporal do cliente. Ele olha muito para o produto? Ele mexe muito com as mãos ? Coisas assim podem indicar o interesse dele, se ele está ansioso, irritado, feliz… Saiba identificar isso e usar a seu favor. Além do hábito da observação, a leitura de livros, artigos e reportagens sobre linguagem corporal podem ajudá-lo a aprender como interpretar cada sinal que a pessoa com quem você se comunica emite.
E a questão da linguagem corporal vale também para você, pois seu cliente também está lendo suas reações. Por isso, mantenha seu controle emocional e sua postura. Não transmita irritação, insegurança ou agressividade. Seja sempre calmo e receptivo, independente da postura do cliente.
Mesmo quando trata-se de uma negociação de desconto, o foco não deve ser o preço. Seu trabalho como vendedor é mostrar tudo o que o cliente irá ganhar com aquele item, fazendo com que ele entenda que o preço proposto é um investimento justo se comparar com o que ele vai ganhar ao adquirir seu produto.
Mostre ao cliente que você entende ele e que sabe exatamente quais são suas necessidades. Quando estamos conversando com alguém que nos compreende, ficamos mais abertos e flexíveis ao outro. Sinais afirmativos com a cabeça e palavras como “entendi” e “sei” podem ajudar nesse sentido.
Na hora de negociar com um cliente você acaba se atrapalhando e gostaria de mais dicas para melhorar nessa importante etapa da venda? Este outro artigo nosso (clique aqui para ler) pode ajudar!