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4 grandes erros dos lojistas na Black Friday

4 grandes erros dos lojistas na Black Friday

Por Redação Blog Gazin Atacado • 23/10/15

Ela é originalmente uma tradição norte-americana, mas há alguns amos começou a ser incorporada pelo comércio no Brasil e atualmente já é aguardada com ansiedade por lojistas e consumidores brasileiros. Estamos falando, claro, da Black Friday – o grande dia com superpromoções e descontos que acontece sempre na última sexta-feira de novembro (clique aqui e saiba mais sobre a origem dessa data).

Sua loja pode (e deve) aproveitar essa ocasião para vender mais, ganhar novos clientes e fortalecer o relacionamento com seu público. Mas, para que isso aconteça, precisa evitar os quatro grandes erros listados a seguir:

1. Fazer a Black Friday por fazer, sem planejamento

erros na black friday (2)Por mais que seja uma ação esperada pelos consumidores, se você não se preparar para ela, é melhor não fazê-la. Do que adianta, por exemplo, encher a loja de cartazes com descontos, se você não pensou em como esses descontos irão afetar seu faturamento ou ainda nem preparou a logística para o aumento das entrega?. Além de deixar suas contas no vermelho, a falta de planejamento pode deixar os consumidores irritados com os atrasos no recebimento dos produtos. 

–> Como evitar esse erro: no começo de todo ano, faça um planejamento com as datas mais importantes, incluindo já a Black Friday (veja aqui como se preparar para os ciclos do varejo). Nesse planejamento, você já deve listar as ações que imagina colocar em prática e os recursos que precisará ter à disposição para tornar essas ações possíveis. Ao longo do ano, você deve continuar avaliando possibilidades e adequando as ações ao momento, caseo seja necessário. O importante, então, é que tudo já esteja previsto no planejamento anual.

2. Perder a oportunidade de fortalecer o relacionamento com os clientes

erros na black friday (3)O grande chamativo da Black Friday para os consumidores são realmente os descontos, não há como fugir deles nessa data. Porém, isso não quer dizer que sua loja precisa ter somente esse foco para aproveitar a data. Se você se preocupar só em diminuir os preços, pode perder a oportunidade de transformar uma venda em um relacionamento. Assim, sua loja pode entrar no radar apenas dos clientes “papa-descontos”, o que, no longo prazo, com certeza não será bom para a sua estratégia e para os seus resultados financeiros.

–> Como evitar esse erro: associe os descontos da Black Friday à condição de o cliente fornecer dados sobre ele. Essas informações podem ser úteis para que você continue em contato com ele ao longo do ano e construa um relacionamento. Neste link você tem acesso a diversos artigos que já produzimos sobre como fortalecer o relacionamento com seus clientes. Não deixe de ler.

3. Queimar as promoções de Natal

erros na black friday (4)Não esqueça que, depois da Black Friday, ainda tem o Natal. Seu planejamento de promoções deve levar em conta essas duas importantes datas. Se o cliente perceber que a promoção do Natal é igual a da Black Friday, sua loja vai perder a credibilidade e deixar de provocar nele o sentimento de urgência para que ele aproveite suas promoções antes que acabem.

–> Como evitar esse erro: distribua as promoções com focos diferentes. Exemplo: na Black Friday, o foco será em desconto aliado ao relacionamento. Já no Natal, o foco será a venda de valor, com menos desconto.

4. Não preparar o estoque e a logística da loja

erros na black friday (1)Outro grande erro dos lojistas é não preparar o estoque e a logística para o aumento das vendas. Quanto ao estoque, duas possibilidades podem acontecer: faltar produtos e você perder oportunidades de vendas; ou sobrar produtos e seu estoque ficar abarrotado. E quanto à falta de planejamento logístico, um único e triste cenário lhe espera: clientes irritados e insatisfeitos por conta dos atrasos. 

–> Como evitar esse erro: mais uma vez, planejamento é a palavra-chave. Use como base o movimento do ano passado para entender como preparar seu estoque – aproveite para vender aqueles produtos com dificuldade de saída. Esteja preparado para entregar tudo que você vender. Caso contrário, o Natal vai chegar e vai ficar tudo acumulado para depois. Se preciso, contrate uma empresa especializada para fazer as entregas. Inclua prazos de entregas realistas – melhor dizer que vai demorar mais que o comum do que prometer uma data e não conseguir cumprir.

Evitando esses erros garantir o sucesso das suas ações na Black Friday será muito mais fácil. Mas isso é papo para o próximo post!

Imagens: freepik
 

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