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4 hotéis que fazem um bom trabalho nas redes sociais

4 hotéis que fazem um bom trabalho nas redes sociais

Por Redação Blog Gazin Atacado • 7/12/16

Nós já falamos aqui no blog sobre a importância de monitorar a concorrência para saber se o seu hotel está alinhado ao mercado e também aprender com as boas práticas de outras empresas (clique aqui para ler o artigo).

Indo além, acompanhar o que grandes hotéis de outros países estão desenvolvendo também pode ser um excelente caminho para identificar tendências do setor e fazer seu estabelecimento sair na frente na sua região.

Sabendo disso e pensando em inspirá-lo a fortalecer sua presença nas redes sociais, apresentamos a seguir exemplos de hotéis que estão usando o potencial desses canais de maneira eficiente para se conectar com seus hóspedes e conquistar mais clientes. Confira e aprenda com eles:

1) #TravelForReal – Loews Hotels and Resorts

Esse estabelecimento realizou uma campanha em seu Instagram compartilhando fotos tiradas por seus hóspedes, ao invés de utilizar de banco de imagens ou fotógrafos profissionais. Com isso, a marca conseguiu um grande engajamento do público e incentivou os clientes a compartilharem no Instagram suas fotos com a hashtag #TravelForReal – divulgando o hotel de forma orgânica.

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O destaque é que ao invés de simplesmente comunicar os serviços do hotel, essa campanha ajudou a compartilhar experiências reais vividas pelos hóspedes. Nas redes sociais, isso é extremamente importante, pois a voz dos clientes (de pessoas reais) tem muito mais validade que um posicionamento institucional da marca. 

Para colocar em prática:

Ao desenvolver ações nas redes sociais, pense sempre em maneiras de interagir com o seu público. Seus hóspedes precisam fazer parte da conversa e efetivamente participar da construção e divulgação da mensagem. Quanto mais “vida real”, melhor.

2) Hotel Twitter – The Sol Wave House Majorca

Não é à toa que o The Sol Wave House Majorca é conhecido como “hotel Twitter”. O estabelecimento incorpora a rede social em seus processos sempre que possível. Os hóspedes podem fazer check-in pelo aplicativo do hotel que funciona por meio do Twitter, eles pode também solicitar serviço de quarto e se comunicar com a empresa e com os outros hóspedes por meio da rede.

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A marca incentiva os clientes a compartilharem suas experiências no hotel por meio da plataforma utilizando a hashtag #socialwave. Além disso, às sextas-feiras, promove uma festa na piscina e os hóspedes seguidores que publicarem fotos do hotel com a hashtag #TwitterPoolParty concorrem a prêmios. Ações que (novamente) fazem com que os próprios clientes divulguem os serviços do hotel.

Para colocar em prática:

Crie uma hashtag específica para o seu hotel e incentive seus hóspedes a compartilharem imagens nas redes sociais (não só o Twitter, mas também no Facebook e Instagram) utilizando-a. Assim, você conseguirá encontrar o conteúdo divulgado pelos seus hóspedes e acompanhar essa movimentação.

Sempre que possível, também compartilhe no próprio perfil da empresa a foto do hotel publicada pelo hóspede. Isso contribui para passar credibilidade à sua marca.

3) Imagens e conteúdos de qualidade – Fairmont Hotels & Resorts

Essa rede de hotéis luxuosos usa o poder das redes sociais de forma muito eficiente, oferecendo conteúdo alinhado às necessidades do seu público. No Facebook, além de utilizar imagens e vídeos de alta qualidade, que mostram a beleza e as atrações dos estabelecimentos da rede e das cidades onde eles estão, a empresa também divide dicas de roteiros de viagem para diferentes destinos e de estilo de vida.

Outra forma utilizada pela empresa para se conectar com seus clientes nessa rede é compartilhando ofertas exclusivas para os usuários que seguem a marca e também promovendo ações para interagir com seus hóspedes e conhecer mais sobre eles.

Em uma das campanhas, por exemplo, a marca fez um concurso em que as pessoas precisavam responder quais eram suas bebidas e destinos favoritos – uma pesquisa disfarçada de promoção, não é mesmo?

Para colocar em prática:

Mesmo que seu hotel não seja um hotel de luxo, você pode aprender muito com esse exemplo. Compartilhe com seu público as características únicas do seu estabelecimento e da sua região nas redes sociais. Lembre-se: antes de escolher um hotel, os hóspedes sempre pesquisam na internet. Oferecer conteúdo qualificado nas redes sociais pode ser o diferencial que fará ele escolher a sua marca.  

Geofiltro no Snapchat – W Hotels

A utilização do Snapchat cresce cada vez mais e o aplicativo é, atualmente, um dos mais populares entre os jovens. A rede W Hotels entendeu a importância dessa plataforma e foi uma das primeiras empresas de hotelaria a utilizar os geofiltros.

O Snapchat possibilita que empresas façam seu próprio geofiltro. Essa funcionalidade permite que, quando um usuário tire uma foto ou grave um vídeo no estabelecimento, esse filtro esteja disponível para ser aplicado na imagem.

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Isso faz com que, ao publicar suas experiências no hotel por meio de imagens nessa rede, os hóspedes estejam divulgando também a marca W Hotels. Dessa forma, os clientes podem influenciar outras pessoas a conhecer e se hospedar no estabelecimento.

Para colocar em prática:

Se você quer atrair e conquistar os hóspedes das gerações Y e Z, precisa estar presente no Snapchat para se conectar com esse público. Faça o geofiltro do seu hotel e também desenvolva filtros temporários dos eventos realizados em seu estabelecimento. Clique aqui e saiba como utilizar essa funcionalidade no Snapchat.

Saiba mais

Boas inspirações, não é mesmo? Se você quiser aproveitar o momento para ter acesso a outras dicas sobre como usar as redes sociais para divulgar a marca do seu hotel e atrair mais hóspedes, leia também:

Imagens: Freepik; Divulgação

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