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4 técnicas de vendas poderosas

4 técnicas de vendas poderosas

Por Redação Blog Gazin Atacado • 6/09/17

Como você abriu este artigo, é muito provável que esteja em busca de técnicas de vendas para aperfeiçoar seu atendimento ou para treinar sua equipe comercial. Seja qual for o caso, as dicas que apresentaremos a seguir podem ajudá-lo nessa missão. Vamos lá?

4 técnicas de vendas poderosas

As quatro técnicas de vendas que você vai conhecer agora são as preferidas de David Finkel.

Finkel é um consultor de negócios norte-americano que já escreveu 11 livros sobre gestão. Em um artigo publicado na revista Inc., ele destaca que essas estratégias foram testadas e comprovadas em seus mais de 20 anos de experiências na área de vendas.

Confira, aprenda e inspire-se!

1 – Amplie a ‘dor’ do cliente

técnicas de vendasSe a pessoa chegou até você em busca de um produto ou serviço é porque ela tem uma necessidade que precisa ser suprida. Com as perguntas certas, você consegue explorar bem a “dor” que este cliente está passando no momento – e pode utilizar isso em algum momento da venda.

Finkel sugere algumas perguntas a serem feitas, tais como:

  • “Conte-me mais sobre sua situação atual…”
  • “O que não está funcionando agora?”
  • “O que provocou esta situação?”

Questionamentos como esses demonstram uma verdadeira preocupação com o cliente, além de trazerem informações importantes, que você pode utilizar em outras etapas do atendimento.

Dica de leituraO que perguntar para os clientes

2 – Crie escassez e aproveite o medo da perda

técnicas de vendasO impulso competitivo pode levar as pessoas a agir. Por isso, a geração do sentimento de escassez é uma das técnicas de vendas mais eficazes. Quando você mostra ao cliente que ele pode perder uma oportunidade caso não aja rapidamente, você incentiva ele a tomar a decisão final e direciona para o fechamento da venda.

Para despertar essa necessidade no cliente, o especialista sugere um discurso como este:

  • “Mike, você compartilhou comigo que é importante que a geladeira seja instalada até o início do próximo mês. Se for esse o caso, eu preciso que você sinalize esta urgência porque estamos entrando em um período de alta temporada e nossa equipe de instalação estará bem ocupada nos próximos meses.”

Isso mostra que sua loja é bem requisitada e que a equipe é organizada e comprometida com o cronograma de instalação – o que dá mais credibilidade à sua marca.

Dica de leituraCrie exclusividade e senso de urgência para motivar os clientes a comprarem

3 – Antecipe as principais objeções

técnicas de vendasQue objeções você mais ouve dos seus clientes? Em vez de deixar elas surgirem e respondê-las cada vez de um jeito, antecipe estas objeções e conduza a venda respondendo as questões antes mesmo que o cliente faça as tais perguntas ou considerações.

Você pode inserir as objeções no script utilizando frases como:

  • “Fulano, sei que você deve estar pensando sobre quanto custa tudo isso, certo?”
  • “E se você está se perguntando sobre a garantia, já posso esclarecer suas dúvidas.”

Dica de leitura14 formas rápidas de combater a objeção ao preço

4 – Deixe uma objeção para o final, ela ajudará a fechar sua venda

técnicas de vendasFinkel garante que uma das técnicas de vendas mais poderosas é o fechamento por objeção. O que, na prática, significa resolver a última objeção do cliente, fazendo com que ele não tenha mais “desculpas” para não fechar a venda.

Veja um exemplo de diálogo nesse sentido:

  • Cliente – Preciso que os dois fogões sejam entregues neste fim de semana.
  • Você – Você quer que a entrega aconteça daqui a três dias. Posso perguntar por que isso é tão importante para você?
  • Cliente – Porque estou abrindo meu negócio de venda de doces e preciso começar a produzir neste fim de semana.
  • Você – Supondo que possamos atender esse prazo mais curto, há algo mais que o impediria de avançar com a compra?

Observe que o que você está fazendo é esclarecer quaisquer outras objeções antes de trabalhar para resolver a última, e deixando claro que você está disposto a resolver essa última objeção. Simples, não?

Dica de leitura6 dicas para acelerar o fechamento da venda

Muitas vezes, técnicas de vendas são vistas como fórmulas mágicas que irão aumentar instantaneamente suas vendas. Mas a verdade é que o segredo para o sucesso de tais fórmulas está na compreensão delas.

Todas as dicas dadas por David Finkel, por exemplo, indicam a importância de focar na resolução do problema ou necessidade do cliente, ao mesmo tempo que em se age estrategicamente para acelerar o fechamento. Pense nisso na hora de colocá-las em prática!

técnicas de vendasEsperamos que essas técnicas de vendas possam gerar novas oportunidades em sua loja. Para ter acesso a ainda mais dicas para vender mais, leia estes artigos:

Sucesso e boas vendas!

Imagens: Freepik

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