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4 tendências para fortalecer o relacionamento com o seu público

4 tendências para fortalecer o relacionamento com o seu público

Por Redação Blog Gazin Atacado • 28/09/15

O que o seu consumidor quer?

Todo lojista gostaria de ter a resposta para essa pergunta na ponta da língua. Mas, com as mudanças no mercado e na sociedade acontecendo de maneira tão rápida, fica difícil entender o que os clientes esperam das marcas com as quais se relacionam.

No entanto, mesmo sem saber a resposta correta (se é que ela existe), muitas empresas têm conseguido excelentes resultados no que diz respeito a agradar os clientes. Sabendo disso, a Trendwatching, empresa internacional que realiza pesquisas na área de consumo, desenvolveu um estudo com o objetivo de identificar as grandes inovações de marcas que atenderam as principais expectativas dos consumidores em 2015.

Dos dados apresentados na pesquisa, selecionamos quatro tendências que, quando bem utilizadas, podem ajudar sua loja a fortalecer o relacionamento com seu público. São elas:

1. Exclusividade e conexão social

dicas satisfação clientes (4)Já falamos aqui no blog sobre como criar exclusividade pode impulsionar suas vendas. Consumidores estão sempre em busca de algo único e especial, que só ele ou um seleto grupo de pessoas têm acesso. 

EXEMPLO: Stefan’s Head é uma loja que funciona de maneira diferente. A marca de roupas tem uma coleção exclusiva e limitada e vende apenas por meio de SMS. O cliente interessado deve enviar uma mensagem por celular. Na sequência, receberá um retorno pedindo seus perfis nas redes sociais. A empresa avalia e somente se o cliente estiver alinhado ao perfil da marca ele receberá o link para compra.

Na sua loja:

Pense em formas de oferecer algo exclusivo para seus clientes (os textos que você lê clicando aqui e aqui podem lhe ajudar nesse sentido). Se conseguir envolver as redes sociais, melhor ainda. Podem ser ações simples, como, por exemplo, um grupo no Facebook com os clientes mais fiéis, em que você divulga promoções e vantagens exclusivas.

2. Valores compartilhados

dicas satisfação clientes (3)Os clientes querem se relacionar com marcas que não apenas oferecem os produtos e serviços que eles querem, mas sim com aquelas empresas que compartilham dos mesmos valores que eles. 

EXEMPLO: A marca “Cerveja Feminista” levanta a discussão sobre propagandas sexistas desse segmento, que focam apenas no homem como seu consumidor e usam a mulher de forma machista em suas campanhas de marketing.

Na sua loja:

Sua marca compartilha valores com seus clientes? De que maneira vocês envolvem-se nas questões importante para seu público e para a comunidade onde atuam? Leia este texto aqui e saiba como entender e divulgar o propósito de sua loja pode fortalecer o relacionamento com seus clientes.  

3. Participação ativa dos clientes

dicas satisfação clientes (2)Com o crescimento das novas tecnologias de comunicação, o público já não é apenas consumidor, mas também produtor de informações. Nas relações com as marcas eles esperam o mesmo. Não querem apenas assistir, querem participar ativamente das ações das empresas.  

EXEMPLO:  A HP Brasil fez uma parceria com a ONG Mães da Sé, uma instituição que oferece ajuda para mães e famílias que buscam crianças e jovens desaparecidos. Para divulgar a nova tecnologia ePrint, que permite que a pessoa possa imprimir algo de qualquer lugar onde ela esteja, apenas enviando um e-mail para sua impressora, a HP criou o projeto “Imprima para ajudar”. Para participar, o cliente HP cadastrava o e-mail de sua impressora e a empresa enviava cartazes de pessoas desaparecidas na região onde ele mora – ajudando, assim, a disseminar as informações de jovens e crianças desaparecidas.

Na sua loja:

De que forma sua loja está engajada nas causas de sua comunidade? Sua empresa é reconhecida e querida pelos clientes de sua região? Para saber como trabalhar isso, leia este post sobre a importância de envolver-se com a sua comunidade para ganhar a confiança e a lealdade de seus consumidores.

4. Comodidade máxima

dicas satisfação clientes (1)Seus clientes cada vez mais querem conseguir o que precisam com o menor esforço possível. Os consumidores esperam que as marcas os ajudem a ter o máximo de comodidade em suas compras.

EXEMPLO: A empresa de celular Meitu percebeu o quanto os usuários têm feitos selfies e identificou aí uma grande oportunidade de se conectar com eles. A empresa lançou o M4, um smartphone focado em ajudar os clientes a tirarem melhores selfies, com câmera frontal de alta resolução e aplicativos para edição de imagem.

Na sua loja:

Você conhece as necessidades e os desejos de seus consumidores? O que você tem feito para atendê-los e ajudá-los a deixar a vida deles mais fácil? Para conhecer o perfil de seus clientes e oferecer um atendimento direcionado, o Marketing Direto pode lhe ajudar. Leia estes três posts a seguir para entender como:

Boas dicas, não é mesmo? Então coloque-as em prática e beneficie-se dos resultados que elas podem trazer!
 
Referência: Trendwatching

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