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4 tipos de viajantes corporativos que você precisa conhecer

4 tipos de viajantes corporativos que você precisa conhecer

Por Redação Blog Gazin Atacado • 30/08/17

Viajantes corporativos são um importante público para a hotelaria. Afinal, eles possuem uma frequência mais alta de viagens e têm potencial para gastar mais do que os viajantes a lazer. Entender esse tipo de cliente pode ajudar seu estabelecimento a se preparar para atrair e receber melhor hóspedes em viagem de trabalho.

Um estudo feito pela Amadeus Espanha, empresa especializada em tecnologia para viagens, e pela Decyfra, consultoria de gestão e marketing, identificou os principais tipos de viajantes corporativos. Confira a seguir mais detalhes sobre cada um dos perfis e entenda como seu hotel ou pousada pode conquistar esses clientes.

4 perfis de viajantes corporativos

viajantes corporativos

A pesquisa analisou o comportamento dos viajantes corporativos levando em conta questões como:

  • Necessidade de explorar novidades.
  • Necessidade de segurança ou de estar no controle.
  • Interação com os outros.
  • Perseverança para resolver imprevistos.

Com base nisso, foram identificados os seguintes perfis de viajantes corporativos: Marco Polo, Phileas Fogg, Charles Darwin e Sancho Pança – todos representando grandes viajantes da história.

MARCO POLO

  • viajantes corporativosÉ o viajante corporativo explorador e aberto a novas experiências.
  • Busca informações para a viagem em fontes variadas (blogs, redes sociais, mídias especializadas etc.).
  • Gosta de se sentir pioneiro e está disposto a pagar mais para ter uma experiência marcante.
  • Valoriza serviços eficientes e possui certa habilidade de planejamento – mas esse não é o seu ponto forte. Geralmente planeja a viagem sem muitos preparativos excessivos.
  • Possui gostos variados e aproveita a viagem de trabalho para fazer turismo nas horas vagas.
  • Tem facilidade em utilizar a tecnologia, mas se irrita facilmente com falhas nas ferramentas.

Como seu hotel pode conquistar esse viajante:

Você pode incentivar esse tipo de viajante a explorar sua região e a vivenciar experiências interessantes em sua cidade. Esse público está totalmente alinhado com a tendência Bleisure – que é a união de uma viagem de negócios com uma viagem a lazer. Clique aqui para saber como aproveitar essa tendência em seu hotel.

PHILEAS FOGG

  • viajantes corporativosEsse viajante gosta de novas experiências, mas não está tão interessado em descobrir novidades.
  • Sempre busca informações adicionais sobre a viagem, comparando as informações das redes sociais e blogs com fontes oficiais.
  • Faz sua reserva com bastante antecedência e gosta de manter um equilíbrio entre novidade e segurança na hora de tomar decisões.
  • Planeja muito bem as atividades que irá fazer durante a viagem, e pode aproveitar para fazer turismo, caso tenha tempo.
  • Gosta de novas tecnologias, mas não as adota antes de testar para ver se atende às suas expectativas.

Como seu hotel pode conquistar esse viajante:

Esses viajantes corporativos estão dispostos a investir mais na viagem, mas eles precisam de incentivos que assegurem suas escolhas. Seu estabelecimento precisa estar muito bem posicionado quando ele for realizar suas pesquisas para que ele se sinta seguro em escolhê-lo. Clique aqui e entenda como os viajantes buscam informações na web e como sua marca pode se destacar nesse processo.

CHARLES DARWIN

  • viajantes corporativosAs decisões desse tipo de viajante têm como ponto de partida a relação custo x benefício. É direcionado à economia e sempre escolhe as opções mais baratas.
  • Ele é superdisciplinado e segue à risca as normas da empresa.
  • Não gosta muito de novidades e pode se sentir um pouco desconfiado na hora de usar novas tecnologias para fazer reservas.
  • Planeja suas viagens nos mínimos detalhes. Não gosta de surpresas ou imprevistos de última hora.
  • É independente na hora de tomar decisões, mas leva em conta a opinião e as recomendações de pessoas de sua confiança.

Como seu hotel pode conquistar esse viajante:

Para esse perfil de viajante corporativo, o planejamento e a previsibilidade são fundamentais. Para oferecer a segurança que ele busca, além de mostrar que está focado em assegurar que tudo saia como planejado – enviando mensagens de confirmação do itinerário, por exemplo – é importante que seu estabelecimento tenha boas avaliações de outros hóspedes. Clique aqui e saiba como conseguir esses feedbacks.

SANCHO PANÇA

  • viajantes corporativosTende a repetir as experiências passadas sem alterar muitas coisas.
  • Confia mais em informações de fontes oficiais.
  • Gosta de planejar suas viagens de maneira mais previsível possível, com muita praticidade e sem muita improvisação.
  • Utiliza ferramentas de reserva depois que já as tiver testado e se sentir confortável com elas – ou quando alguém de sua confiança recomenda.
  • Quando usa ferramentas tecnológicas, usa as funcionalidades mais básicas e com pouca frequência.
  • É mais econômico e prefere as opções mais baratas.

Como seu hotel pode conquistar esse viajante:

Como esse é um tipo de viajante que não gosta de mudança, ele tem um grande potencial de se tornar um hóspede fiel. Utilize promoções especiais para atraí-lo, já que ele busca sempre o melhor custo x benefício, e ofereça vantagens para que ele seja fiel ao seu estabelecimento. Clique aqui e aprenda como montar um programa de fidelidade na hotelaria.

Esses foram os tipos de viajantes corporativos identificados na pesquisa. Para acessar o estudo na íntegra (em espanhol), clique aqui.

E você, conhece algum outro perfil de viajante a trabalho? Deixe um comentário e ajude a deixar esse conteúdo ainda mais completo.

Leia também:

Imagens: Freepik; Flaticon

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