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5 dicas de Marketing para sobreviver à baixa temporada na hotelaria

5 dicas de Marketing para sobreviver à baixa temporada na hotelaria

Por Redação Blog Gazin Atacado • 1/08/16

Todo profissional do setor hoteleiro sabe que, em determinadas épocas do ano, o número de hóspedes diminui drasticamente. É a temida sazonalidade. 

Se você está em busca de algumas dicas para conseguir atrair a atenção do público mesmo durante a baixa temporada, veio ao lugar certo. Apresentamos a seguir cinco ações de marketing que vão ajudar seu hotel a passar ileso pela sazonalidade. Acompanhe, coloque-as em prática e diminua os efeitos desse problema que aflige a (quase) todos!

1) Aproveite a alta temporada para coletar informações sobre os clientes

marketing-baixa-temporada (3)O período de alta temporada, quando seu hotel está sempre lotado, é a melhor época para conseguir montar um excelente banco de dados com informações valiosas sobre os seus clientes. Isso vai ajudá-lo a conhecer melhor as pessoas que se hospedam em seu estabelecimento e a saber quais delas são possíveis hóspedes de baixa temporada. Além disso, ao colocar essa ideia em prática, você terá a oportunidade de continuar em contato seus hóspedes ao longo do ano, construindo um relacionamento que vai aumentar as chances de eles voltarem no futuro.

Na prática:

  • Peça informações de contato no formulário de check-in.
  • Faça pesquisas (on-line e pessoalmente) para conhecer o perfil e as preferências do seu público.
  • Ofereça conteúdos de interesse do seu público (sobre viagens, turismo, etc.) e peça em troca informações dele.
  • Tome cuidado para não ser invasivo nesses contatos. A ideia é coletar informações básicas e rápidas, apenas para garantir o começo de um relacionamento pós-check-out.

2) Peça avaliações de seus clientes

marketing-baixa-temporada (4)Aproveite a baixa temporada para entrar em contato com seus clientes e pedir para eles deixarem um depoimento (em seu site, nas redes sociais, por e-mail, na caixinha de sugestões do hotel… enfim, onde você achar melhor) falando sobre a experiência que eles tiveram em seu estabelecimento. Isso vai ajudar a reavivar a memória deles sobre os dias que passaram aí e, além de fortalecer a imagem de sua marca, vai manter seu hotel presente na mente de pessoas que podem voltar inúmeras vezes.

Na prática:

Envie um e-mail cumprimentando o cliente e lembrando a época em que ele esteve em seu hotel. Então, solicite que ele deixe um depoimento.

Por exemplo:

Olá, Roberto. Tudo bem?

Neste verão, você ficou hospedado conosco durante a primeira semana de março, e nós ficamos muito felizes pela sua escolha de dividir conosco as suas férias. Você aproveitou a sua estadia?

Você poderia, por gentileza, deixar um depoimento contando como foi sua experiência em nosso hotel nesse período? Sua mensagem será de grande valor para nosso time e com certeza nos ajudará e nos motivará a sermos cada vez melhores.

Para deixar o depoimento, basta acessar o endereço abaixo.

Desde já, agradecemos sua atenção.

Esperamos você de volta aqui no hotel em breve!

Abraço,

Equipe Hotel X.

3) Crie conteúdo específico para a baixa temporada

marketing-baixa-temporada (1)Criar conteúdo qualificado para o seu público é importante o ano inteiro. E não é porque você está passando por um período de movimento ruim que vai deixar de fazer isso.

Lembre-se de que muitas pessoas estão pesquisando sobre sua próxima viagem justamente na baixa temporada, e, mais, que existem aquelas pessoas que preferem viajar justamente nesses períodos em que o movimento nas cidades turísticas – e, consequentemente, nos hotéis – é menor. Portanto, desenvolva conteúdo pensando nesse público. Isso pode garantir umas reservas inesperadas – que sempre são muito bem-vindas, certo?

Na prática:

Aí vão algumas ideias de conteúdo para você trabalhar durante a baixa temporada:

  • X vantagens de viajar na baixa temporada.
  • Como aproveitar a baixa temporada para viajar com mais economia.
  • X passos para um bom planejamento de viagem.
  • Para onde viajar no próximo verão/inverno.
  • X erros a se evitar no planejamento de viagem.
  • X melhores atrações turísticas para a baixa temporada.

Dica extra: para aprender mais sobre como o conteúdo pode ajudar sua empresa a conquistar mais clientes, clique aqui e leia o artigo que escrevemos sobre Marketing de Conteúdo.

4) Continue em contato com os clientes

marketing-baixa-temporada (5)Seja pelas redes sociais, por telefone ou por e-mail, é essencial não deixar de se comunicar com sua base de clientes durante a baixa temporada. Como comentamos no item anterior, muitos deles estão justamente planejando sua próxima viagem nesse período – portanto, este é um momento mais do que propício para o seu hotel entrar em contato com eles. Além disso, você pode descobrir que alguns dos hóspedes que ficaram no hotel na alta temporada estão dispostos a viajar em períodos de menor movimento e atraí-los naturalmente para o seu estabelecimento. Que tal?

Na prática:

  • Envie e-mails divulgando os conteúdos que você produzir especificamente para essa época (conforme citado no tópico 3).
  • Divulgue por e-mail e nas redes sociais as promoções e eventos de baixa temporada.
  • Realize pesquisas (enquetes) nas redes sociais para descobrir as preferências de seus clientes, fazendo perguntas como: Você gosta de viajar na baixa temporada? Qual o tipo de viagem que você prefere fazer na baixa temporada? Quais são os melhores destinos para baixa temporada, na sua opinião?

5) Foque em nichos específicos

marketing-baixa-temporada (6)Na loucura da alta temporada, muitas vezes é difícil atender a públicos específicos, pois seu hotel ou pousada recebe gente de todo o tipo, o tempo todo. Então, aproveite a queda no movimento para pensar em ações direcionadas a nichos de públicos que seu hotel pode atender. Por exemplo: atletas, empresários, pessoas da terceira idade, etc.

Na prática:

Uma das melhores maneiras de atender a públicos específicos nessa época e fazer o movimento do seu hotel crescer é por meio de eventos. O próprio hotel pode promover um evento, você pode alugar espaços do hotel para eventos de terceiros ou pode ainda ser parceiro de algum evento que esteja acontecendo na região.

Dica extra: já falamos aqui no blog sobre como usar os eventos para movimentar seu hotel em baixa temporada. Clique aqui e leia o artigo.

A baixa temporada não precisa ser um bicho de sete cabeças. Com a ajuda dessas dicas, será muito mais fácil passar por ela com tranquilidade. Coloque-as em prática e veja os resultados acontecerem!

MAIS DICAS

marketing-baixa-temporada (2)Quer saber mais sobre o que seu hotel ou pousada pode fazer para sobreviver à baixa temporada sem prejuízos? Leia os seguintes artigos:

 

Imagens: Freepik; Iconfinder

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