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5 dicas para aproveitar a Black Friday na hotelaria

5 dicas para aproveitar a Black Friday na hotelaria

Por Redação Blog Gazin Atacado • 24/10/19

Quer atrair e fidelizar hóspedes na “sexta-feira negra”? Leia este artigo! Nele, apresentamos 5 dicas para você aproveitar a Black Friday na hotelaria da melhor forma possível.

Há alguns anos, quando o assunto era Black Friday – e Cyber Monday – todo mundo pensava apenas nas promoções do varejo de móveis, eletrônicos e afins. 

Porém, esse tempo ficou para trás! 

Afinal, empresas de diversos setores (inclusive do mercado de turismo e viagens) perceberam que essas datas poderiam lhes ajudar a potencializar seus resultados no fim do ano, e, então, passaram a desenvolver suas próprias promoções especiais.

Aliás, neste sentido, uma pesquisa feita pela eMarketer em 2018 revelou que 9% dos consumidores disseram que procurariam por ofertas nos mercados de turismo e experiência durante a Black Friday e 12% fariam o mesmo na Cyber Monday. Ou seja, há oportunidades a serem exploradas. Cabe a você trabalhar para aproveitá-las.

Precisa de ajuda para isso?

Este artigo é para você!

Siga a leitura e confira 5 dicas para aproveitar a Black Friday na hotelaria – e a Cyber Monday também, é claro! Afinal, você pode adaptar as sugestões que apresentamos para a segunda-feira cibernética também!

Leia também!

Como ir além dos descontos e fidelizar clientes na Black Friday
Dicas para aproveitar a Cyber Monday

Como aproveitar a Black Friday na hotelaria
Dica #1: Reúna todas as ações que você está desenvolvendo
em uma página de seu site

marketing para dispositivos móveis – Black Friday na hotelariaA Black Friday na hotelaria pode ser uma ótima oportunidade para atrair clientes com perfis variados para o seu estabelecimento. Para isso, cabe a você desenvolver promoções específicas para cada persona que deseja atrair.

Digamos, por exemplo, que você quer que mais famílias se hospedem em seu hotel ou pousada. Portanto, pense em coisas como:

– Vale spa para os pais enquanto os filhos brincam na área kids.
– Traslado grátis para a família do hotel para o aeroporto.
– Ingressos para uma atração kids friendly muito procurada em sua cidade.
– E assim por diante.

Já se você quiser que mais casais se hospedem em seu hotel ou pousada, pense, por exemplo, em oferecer:

–  Jantar de boas-vindas.
– Café da manhã servido no quarto. 
– X% de desconto em vinhos selecionados.
– Etc.

Porém, não esqueça que o que as pessoas mais querem na Black Friday e na Cyber Monday é ter a sensação de que estão economizando dinheiro. Assim, além dos “extras” para atrair públicos específicos, inclua nessas promoções descontos na tarifa da diária!

Depois de definir quais serão as promoções personalizadas que fará, concentre-as em uma página em seu site. Por mais que sejam propostas diferentes, reunir todas essas ofertas em um só lugar pode inclusive garantir que um mesmo cliente aproveite mais do que uma oferta.

Além disso, ajudará a mostrar aos visitantes que seu estabelecimento agrada a gregos e troianos – ou quase!

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Como aproveitar a Black Friday na hotelaria
Dica #2: Faça promoções para movimentar seu estabelecimento
em período de baixa temporada

Black Friday na hotelariaBlack Friday na hotelaria não é sinônimo de ocupação 100% na penúltima sexta-feira de novembro. Afinal, as pessoas aproveitam as promoções da época para planejar viagens para os meses seguintes, não para aproveitar a data em si para viajar.

Neste sentido, uma boa ideia é criar uma promoção cujo desconto deve ser usado justamente quando normalmente seu hotel ou sua pousada recebe menos clientes. Ou seja, na sua baixa temporada!

Digamos, por exemplo, que abril é um mês que tradicionalmente tem pouquíssimo movimento em seu estabelecimento.

Portanto, mesmo que você faça uma megaoferta e dê desconto de 70% no preço da diária, ainda assim ser pode ser que as entradas gerem um bom resultado para o seu caixa.

Mas, para isso, é importante que você conheça bem suas margens e entenda a realidade do seu estabelecimento! Ou seja: não tome decisões de cortes nos preços sem analisar o funciona e o que não funciona para você.

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6 fatores que influenciam o preço da diária na hotelaria

Como aproveitar a Black Friday na hotelaria
Dica #3: Crie promoções exclusivas para quem
já se hospedou em seu estabelecimento

Criar promoções exclusivas para clientes fiéis é uma ótima forma de não apenas receber novamente um antigo hóspede, como também de mostrar a seus futuros clientes de que vale a pena ser fiel ao seu estabelecimento.

Sim, porque apesar de a promoção ser para clientes recorrentes, os novos clientes devem saber que ela existe – lembra que sugerimos que você criasse uma área em seu site para reunir todas as promoções? Pois é…

Neste sentido, você pode, por exemplo, oferecer:

– Reservas com pontos no programa de fidelidade dobrados.
– Vales-presentes para hóspedes fiéis oferecerem aos amigos com diárias pela metade do preço.
– Reserve uma diária e ganhe outra.
– E assim por diante.

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Como aproveitar a Black Friday na hotelaria
Dica #4: Não espere que as oportunidades caiam do céu

Se você seguir nossa dica número 1, provavelmente, possíveis clientes da Black Friday chegarão ao seu site fazendo buscas pelo Google.

Porém, é possível potencializar o alcance das suas ações para esta data! Para isso, você precisa se preocupar em divulgá-las corretamente.

Neste sentido, as redes sociais podem ser suas aliadas. Afinal, elas reúnem muitos dos seus clientes e prospects, e eles adorarão saber que é possível aproveitar a Black Friday para programar uma estadia em seu hotel ou pousada.

Além disso, se você tem uma boa base de e-mails de clientes, use-a a seu favor!

Neste sentido, você pode, por exemplo:

– Antecipar o envio das promoções de Black Friday para quem está na sua base  de e-mails e dar a essas pessoas a chance de aproveitar as ofertas antes mesmo da “sexta-feira negra”.
– Criar uma promoção específica para quem está na sua base de e-mails – e deixar isso claro em toda a comunicação.

Black Friday na hotelaria – E-mail marketing

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Como aproveitar a Black Friday na hotelaria
Dica #5: Crie ofertas focadas nos diferenciais do seu estabelecimento

Desconto em diária é bom, mas definitivamente não é o único tipo de promoção que você pode fazer na Black Friday.

Digamos, por exemplo, que o restaurante do seu hotel é conhecido na sua região por ser muito bom. Portanto, você pode atrair clientes da sua cidade oferecendo um desconto no menu do jantar!

Ou, então, se muitos hóspedes se interessam pelo seu spa, você pode oferecer um vale spa para quem reservar no mínimo três diárias.

A ideia aqui é valorizar o que há no seu estabelecimento além dos quartos.

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Case de Black Friday na hotelaria brasileira

Nos últimos anos, diversos hotéis e redes hoteleiras presentes no Brasil entraram na onda da Black Friday.

Há alguns anos, por exemplo, o complexo Rio Quente Resorts ofereceu descontos de até 45% de desconto. Porém, para garantir essa oferta, o cliente precisava fazer um cadastro e fornecer alguns dados.

Uma ótima forma de construir uma base de possíveis clientes e, a partir disso, iniciar um relacionamento que poderia trazer frutos também no longo prazo. Bacana, não?

Mas, é claro, este é apenas um exemplo prático de ação de Black Friday na hotelaria. Nosso objetivo é que ele, junto com as dicas que apresentamos até aqui, o ajudem a pensar nas ações ideais para o seu estabelecimento!

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Cadastro de hóspedes: por que é importante e como fazer
4 dicas para administrar os dados dos hóspedes de maneira eficiente

Dicas finais – e rápidas – para você aproveitar a 
Black Friday na hotelaria

→ A maioria das reservas feitas por millennials acontecem via dispositivos móveis. Portanto, lembre-se de otimizar seu site para mobile.

→ Um bom gatilho mental para fazer as pessoas não perderem tempo e aproveitarem suas ofertas de Black Friday é colocar um relógio com contagem regressiva para o fim da promoção em seu site. Olha só como o Salinas Maceió fez isso na campanha da Black Friday do ano passado:

Black Friday na hotelaria – Salinas Maceió

→ Simplifique o processo de compra e não peça mais informações do que o necessário na hora de atrair um cliente por meio de uma oferta de Black Friday. 

E aí, pronto para aproveitar a Black Friday na hotelaria?

Mãos à obra. E sucesso!

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