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5 dicas para proporcionar uma experiência marcante para seus hóspedes

5 dicas para proporcionar uma experiência marcante para seus hóspedes

Por Redação Blog Gazin Atacado • 24/05/16

A experiência que seu cliente tem em seu hotel ou pousada é a chave para o sucesso do seu negócio. Afinal, clientes satisfeitos retornam e, o melhor, também indicam sua empresa para os amigos. Portanto, proporcionar uma experiência marcante para seus hóspedes é uma forma de fidelizar e também de atrair novos clientes, o que não é nada mau, não é mesmo?

E existem diversas maneiras de tornar isso possível. No artigo de hoje, por exemplo, apresentamos cinco caminhos para garantir a satisfação total de seus hóspedes. Acompanhe!

satisfação hóspedes (5)1) Limpeza e organização são indispensáveis

Sabemos que falar isso pode parecer besteira. Mas esse é um fator tão importante para a percepção que o hóspede terá do seu hotel que não há como não citá-lo. Manter os ambientes limpos e organizados não é um diferencial, é algo básico a se fazer. No entanto, isso é importante para a satisfação do cliente porque qualquer aspecto negativo em relação a essa questão fará seu cliente ter uma péssima experiência (e lembrança) do seu hotel.

Tenha um cuidado extra quando o assunto for limpeza e organização. Cuide para que haja turnos suficientes dos profissionais responsáveis por esse serviço para garantir total ordem e higiene. Um papel no chão, uma mancha no lençol ou um cheiro estranho no quarto já são suficientes para fazer com que o hóspede nunca mais volte.

satisfação hóspedes (2)2) Surpreenda seus hóspedes

Nada melhor para promover uma excelente experiência para o seu cliente do que ir além de suas expectativas. Quando você o surpreende e oferece mais do que ele estava esperando, sua marca fica gravada na mente do hóspede de maneira positiva.

Você pode surpreender deixando um brinde em cima da cama; oferecendo um desconto para sua próxima estadia; ou oferecendo um jantar especial para o casal que está passando o fim de semana de comemoração pelas bodas de casamento no hotel. Use a imaginação e pense em maneiras de ir além e encantar seus hóspedes com gestos simples.

satisfação hóspedes (4)3) Ofereça serviços personalizados

Personalizar o atendimento vai fazer com que seus hóspedes se sintam especiais – e isso, por sua vez, irá garantir uma experiência inesquecível. Seu cliente não quer ser apenas “mais um”, ele quer ser tratado de maneira diferenciada, quer que as empresas realmente se importem com as necessidades dele. Então, mostre que você se importa!

Nesse sentido, existem algumas formas de personalizar a hospedagem: se o cliente vai participar de um evento na sua cidade, ofereça um transporte do hotel até o local do evento; se o cliente chegou de um voo de 13 horas, não o faça esperara na fila para o check-in, deixe ele entrar no quarto e depois pegue suas informações; se o hóspede é um esportista, recomende lugares da cidade que ele pode gostar; ofereça o drink favorito dele no jantar… enfim, sempre há uma maneira de tornar a estadia dele uma experiência única. Basta colocar a cabeça para funcionar e ter boas ideias!

satisfação hóspedes (3)4) Treine muito bem sua equipe

Nenhuma das ações citadas até aqui vai ter o efeito esperado se os profissionais de seu hotel ou pousada não estiverem preparados para oferecer uma experiência incrível para seus hóspedes. Eles são o principal ponto do contato com os clientes e, por isso, parte fundamental para garantir a satisfação de todo mundo que se hospeda no seu estabelecimento.

Faça treinamentos constantes para garantir que sua equipe saiba muito bem o que está fazendo. Além disso, é importante que todos os colaboradores estejam alinhados quanto à importância de garantir a satisfação de cada hóspede que entra em seu hotel ou pousada. A motivação e o reconhecimento também são essenciais! Lembre-se: profissionais motivados e felizes com o trabalho geram grandes resultados.

satisfação hóspedes (6)5) Continue se comunicando depois que ele for embora

A experiência do hóspede não termina após o check-out. Mesmo depois que o cliente vai embora, seu hotel ou pousada precisa continuar se comunicando com ele, garantindo que esteja sempre em sua memória, e que ele tenha vontade de voltar.

Uma boa experiência é o primeiro passo para um relacionamento duradouro com seus hóspedes. Mais do que garantir uma estadia feliz, se fizer um bom pós-venda, você pode conquistar um cliente fiel para sempre. Nesse sentido, sugerimos que leia este artigo. Ele apresenta cinco dicas para fazer o hóspede voltar no futuro.

Assegurar que seus hóspedes saiam felizes é a principal missão de todo hotel ou pousada. Mas essa não é uma tarefa nem um pouco fácil, não é mesmo? O que você faz para garantir a satisfação de seus clientes? Conte nos comentários abaixo.

Imagens: Flaticon

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