Nossas Sugestões

5 dicas para ser um líder motivador

5 dicas para ser um líder motivador

Por Redação Blog Gazin Atacado • 15/05/14

5 dicas para ser um líder motivador

Ter uma equipe determinada a buscar os melhores resultados, trazendo sempre novas ideias e sugestões, visando o crescimento dos próprios profissionais e da empresa como um todo. Esse é sonho de todo o líder.

Mas para que tudo isso aconteça, a equipe precisa estar motivada e, esse, com certeza, é um dos principais desafios dos líderes.

O que faz para motivar os profissionais em sua loja?

Sabemos que não é tarefa fácil. Por isso, separamos 5 dicas para que você, líder, possa manter sua equipe sempre engajada.

Mas, antes, vamos esclarecer um fator muito importante:

De onde vem a motivação?

É preciso entender que motivação não é algo que surge do nada, ou que alguém pode simplesmente “implantar” nas pessoas. A motivação é algo individual, ela vem de dentro de cada um. Por isso é tão difícil “motivar” uma equipe. O que o líder faz, na verdade, é ajudar o profissional a encontrar sua própria motivação, ou seja, o motivo que vai fazê-lo seguir em frente com determinação.

É papel do líder orientar sua equipe nesse caminho, para que seus funcionários não apenas encontrem uma motivação, como também mantenham-se motivados.

Como fazer isso? Estas dicas são um bom começo:

1. Ouça sempre

Todo líder já esteve na posição de seus profissionais. Então, você sabe que não há nada mais desmotivador do que um ambiente em que ninguém dá a mínima para o que você tem a dizer. Esteja sempre aberto a ouvir sua equipe. Seja uma reclamação, uma opinião, uma sugestão… Não importa, ouça sempre. Saber que o líder está disposto a ouvi-lo vai fazer seu profissional sentir-se mais à vontade para falar e, consequentemente, ele vai estar mais motivado para buscar melhorias. Quando isso acontece, grandes ideias podem surgir.

2. Dê e peça feedbacks

As pessoas precisam de feedback para funcionar melhor. Caso contrário, continuarão a fazer as coisas sempre do mesmo jeito – e quem faz as coisas sempre do mesmo jeito não evolui e acaba desmotivado.

Se o vendedor está fazendo algo errado, aponte o erro e indique o melhor caminho para ele seguir.

Se ele está se destacando nas vendas, parabenize-o.

Mostrar que você está atento ao que acontece, motiva sua equipe a ser cada vez melhor.

E o contrário também vale: quando você se mostra aberto ao feedback deles, dá sinais de que se importa com a opinião deles, e isso também é fundamental para a motivação. Por isso, peça sempre a opinião de seus funcionários sobre sua atuação como líder, para saber se está no caminho certo e, se precisar, repensar os rumos.

3. Conhecimento é fundamental

Compartilhar conhecimento é uma excelente forma de motivar. Promova cursos e treinamento para aprimorar o trabalho de seus colaboradores. Isso vai fazer com que eles se sintam valorizados, é como se a empresa estivesse ajudando a impulsionar a carreira deles. Quem não se sentiria motivado com isso?

4. Dê responsabilidades e desafios

Passing the Torch

Determinar metas é uma conhecida estratégia de motivação. Mas quando isso é feito da maneira errada pode surtir o efeito contrário.

Apenas expor as metas não é algo motivador, ainda mais quando são metas muito difíceis de serem alcançadas.

Não apenas dê as metas, explique que há um caminho possível para chegar lá. Além disso, mostre quais são os desafios e responsabilidades inclusos na meta.

Por exemplo: se você diz que a meta do mês é vender 110 unidades de um determinado produto, é algo muito vago e distante. Agora, se disser que, se a equipe conseguir alcançar a meta de vender 110 produtos por mês, a empresa vai ultrapassar sua principal concorrente e aumentará o faturamento em 20% e, dessa forma, poderá investir em benefícios aos funcionários… Aí é outra história. É um motivador e tanto, hein? Além de se beneficiarem, os profissionais se sentirão responsáveis pelo crescimento da empresa.

5. Conheça seus profissionais

Lembra que falamos no início sobre como a motivação é algo pessoal? É por isso que o líder precisa conhecer muito bem cada um de seus profissionais, para saber qual tipo de motivação funciona com cada um deles.

Pode ser que um de seus vendedores tenha o objetivo de comprar um carro, por exemplo. Essa é sua principal motivação no momento. Converse com ele sobre carros, sobre oportunidades, e lembre-o que o sucesso em suas vendas é o caminho que fará ele chegar ao seu objetivo.

Já outro vendedor pode ter a ambição de subir de cargo. Nesse caso, mostre que para ser promovido ele precisa se destacar. Dessa forma, você consegue ajudar os profissionais em busca de seus objetivos e, ao mesmo tempo, motivá-los a serem cada vez melhores.

Então, gostou das dicas? Pronto para colocá-las em prática?

Deixe um comentário e compartilhe conosco sua experiência com motivação de equipe.

Sucesso!

 

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


11 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 5
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

11

comentários em "5 dicas para ser um líder motivador"

Comentar

  1. Alcione disse:

    Adorei as idéias,estou buscando novidades, adorei suas ações. Vou fazer. Obrigada

  2. Eliza Patricio disse:

    adorei as dicas, tem me ajudado muito. hoje consigo orientar melhor os colaboradores da empresa em suas tarefas, sinto melhor resultado nas funções a eles delegadas. obrigada.

  3. Eliene Alves disse:

    Adorei as dicas, obrigada.

  4. augustinho disse:

    parabens,sempre bom saber preciso aprender mesmo; á 33 anos no ramo cada dia um desafio

    1. Redação Blog Gazin Atacado disse:

      Certamente, Augustinho. Ficamos felizes em saber que você tem essa preocupação. =)

  5. sidnei disse:

    É muito valida a iniciativa, eu tenho buscado me aprimorar mais dentro da área de gerenciamento. parabens

    1. Redação Blog Gazin Atacado disse:

      Ficamos felizes que esteja gostando, Sidnei. Se tiver alguma sugestão para o blog é só falar pra nós por aqui mesmo, ok? Abraço!

  6. fabio pedersseti disse:

    muito dez esse comentario tenho certeza que ira me ajudar e ajudar meus lideres vou passar para eles

    1. Redação Blog Gazin Atacado disse:

      Que bom que gostou, Fabio. Esperamos que seja muito útil para vocês.
      Sucesso!
      Abraços

  7. Luciano Gaio disse:

    Gostei dessa iniciativa pois sou novo neste ramo de gerencia e estou procurando me atualizar Parabéns as idéias, vamos lá em busca de novos desafios.

    1. Redação Blog Gazin Atacado disse:

      É isso aí, Luciano!
      Sucesso nessa nova empreitada. Conte conosco no que precisar.
      Abraços

Em destaque no Blog do Varejo