Ter uma equipe determinada a buscar os melhores resultados, trazendo sempre novas ideias e sugestões, visando o crescimento dos próprios profissionais e da empresa como um todo. Esse é sonho de todo o líder.
Mas para que tudo isso aconteça, a equipe precisa estar motivada e, esse, com certeza, é um dos principais desafios dos líderes.
Sabemos que não é tarefa fácil. Por isso, separamos 5 dicas para que você, líder, possa manter sua equipe sempre engajada.
Mas, antes, vamos esclarecer um fator muito importante:
É preciso entender que motivação não é algo que surge do nada, ou que alguém pode simplesmente “implantar” nas pessoas. A motivação é algo individual, ela vem de dentro de cada um. Por isso é tão difícil “motivar” uma equipe. O que o líder faz, na verdade, é ajudar o profissional a encontrar sua própria motivação, ou seja, o motivo que vai fazê-lo seguir em frente com determinação.
Como fazer isso? Estas dicas são um bom começo:
Todo líder já esteve na posição de seus profissionais. Então, você sabe que não há nada mais desmotivador do que um ambiente em que ninguém dá a mínima para o que você tem a dizer. Esteja sempre aberto a ouvir sua equipe. Seja uma reclamação, uma opinião, uma sugestão… Não importa, ouça sempre. Saber que o líder está disposto a ouvi-lo vai fazer seu profissional sentir-se mais à vontade para falar e, consequentemente, ele vai estar mais motivado para buscar melhorias. Quando isso acontece, grandes ideias podem surgir.
As pessoas precisam de feedback para funcionar melhor. Caso contrário, continuarão a fazer as coisas sempre do mesmo jeito – e quem faz as coisas sempre do mesmo jeito não evolui e acaba desmotivado.
Se o vendedor está fazendo algo errado, aponte o erro e indique o melhor caminho para ele seguir.
Se ele está se destacando nas vendas, parabenize-o.
Mostrar que você está atento ao que acontece, motiva sua equipe a ser cada vez melhor.
E o contrário também vale: quando você se mostra aberto ao feedback deles, dá sinais de que se importa com a opinião deles, e isso também é fundamental para a motivação. Por isso, peça sempre a opinião de seus funcionários sobre sua atuação como líder, para saber se está no caminho certo e, se precisar, repensar os rumos.
Compartilhar conhecimento é uma excelente forma de motivar. Promova cursos e treinamento para aprimorar o trabalho de seus colaboradores. Isso vai fazer com que eles se sintam valorizados, é como se a empresa estivesse ajudando a impulsionar a carreira deles. Quem não se sentiria motivado com isso?
Determinar metas é uma conhecida estratégia de motivação. Mas quando isso é feito da maneira errada pode surtir o efeito contrário.
Apenas expor as metas não é algo motivador, ainda mais quando são metas muito difíceis de serem alcançadas.
Não apenas dê as metas, explique que há um caminho possível para chegar lá. Além disso, mostre quais são os desafios e responsabilidades inclusos na meta.
Por exemplo: se você diz que a meta do mês é vender 110 unidades de um determinado produto, é algo muito vago e distante. Agora, se disser que, se a equipe conseguir alcançar a meta de vender 110 produtos por mês, a empresa vai ultrapassar sua principal concorrente e aumentará o faturamento em 20% e, dessa forma, poderá investir em benefícios aos funcionários… Aí é outra história. É um motivador e tanto, hein? Além de se beneficiarem, os profissionais se sentirão responsáveis pelo crescimento da empresa.
Lembra que falamos no início sobre como a motivação é algo pessoal? É por isso que o líder precisa conhecer muito bem cada um de seus profissionais, para saber qual tipo de motivação funciona com cada um deles.
Pode ser que um de seus vendedores tenha o objetivo de comprar um carro, por exemplo. Essa é sua principal motivação no momento. Converse com ele sobre carros, sobre oportunidades, e lembre-o que o sucesso em suas vendas é o caminho que fará ele chegar ao seu objetivo.
Já outro vendedor pode ter a ambição de subir de cargo. Nesse caso, mostre que para ser promovido ele precisa se destacar. Dessa forma, você consegue ajudar os profissionais em busca de seus objetivos e, ao mesmo tempo, motivá-los a serem cada vez melhores.
Adorei as idéias,estou buscando novidades, adorei suas ações. Vou fazer. Obrigada
adorei as dicas, tem me ajudado muito. hoje consigo orientar melhor os colaboradores da empresa em suas tarefas, sinto melhor resultado nas funções a eles delegadas. obrigada.
Adorei as dicas, obrigada.
parabens,sempre bom saber preciso aprender mesmo; á 33 anos no ramo cada dia um desafio
Certamente, Augustinho. Ficamos felizes em saber que você tem essa preocupação. =)
É muito valida a iniciativa, eu tenho buscado me aprimorar mais dentro da área de gerenciamento. parabens
Ficamos felizes que esteja gostando, Sidnei. Se tiver alguma sugestão para o blog é só falar pra nós por aqui mesmo, ok? Abraço!
muito dez esse comentario tenho certeza que ira me ajudar e ajudar meus lideres vou passar para eles
Que bom que gostou, Fabio. Esperamos que seja muito útil para vocês.
Sucesso!
Abraços
Gostei dessa iniciativa pois sou novo neste ramo de gerencia e estou procurando me atualizar Parabéns as idéias, vamos lá em busca de novos desafios.
É isso aí, Luciano!
Sucesso nessa nova empreitada. Conte conosco no que precisar.
Abraços