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5 hábitos do gerente de hotel de sucesso

5 hábitos do gerente de hotel de sucesso

Por Redação Blog Gazin Atacado • 17/12/17

Hábitos são ações que fazemos constantemente, muitas vezes, até de forma inconsciente. Por isso, para ser um gerente de hotel ou pousada de sucesso, é importante adotar hábitos de alta performance.

Quer saber quais são os hábitos que podem tornar sua gestão mais eficiente e melhorar os resultados da sua equipe? Siga a leitura deste artigo! É sobre isso que falaremos a seguir.

5 hábitos do gerente de hotel de sucesso       

No livro O poder do hábito, Charles Duhigg aponta:

Os hábitos, dizem os cientistas, surgem porque o cérebro está o tempo todo procurando maneiras de poupar esforço. Se deixado por conta própria, o cérebro tentará transformar quase qualquer rotina num hábito.”

E isso vale para os hábitos bons e também para os ruins. Por isso, é importante “treinar” o cérebro para adquirir hábitos que sejam benéficos para seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Pensando em ajudá-lo nesse sentido, apresentamos a seguir cinco hábitos que vão fazer de você um gerente de hotel de sucesso. Aplique essas práticas no seu dia a dia e veja os resultados surgirem!

1 – Estar sempre disposto a escutar a equipe.

Um gerente de hotel de sucesso está sempre à disposição de sua equipe. É importante cultivar esse hábito para conhecer melhor os profissionais do seu time e conquistar a confiança deles.

Dicas para desenvolver esse hábito:

  • Faça reuniões individuais com seus colaboradores para conversar sobre o desempenho deles e perguntar sobre a satisfação deles em relação ao trabalho.
    gerente de hotel
  • Evite fazer julgamentos ou dar apenas feedbacks negativos quando alguém procurar você. Dessa forma, você encorajará os colaboradores a darem opiniões sinceras e novas ideias para o estabelecimento.
  • Mostre-se sempre disposto a ouvir o que os profissionais têm a dizer e dê um retorno instrutivo, fornecendo mais informações ou esclarecimentos quando necessário.

2 – Compartilhar conhecimento.

O objetivo do líder deve ser capacitar a equipe para que ela consiga alcançar resultados cada vez melhores. Ao compartilhar conhecimento com seus liderados, você mostra que confia na equipe e quer ajudá-la a se desenvolver.

Dicas para desenvolver esse hábito:

  • gerente de hotelFaça reuniões com o intuito de repassar mais informações – seja sobre as estratégias e ações do hotel ou sobre informações de mercado.
  • Sempre que souber uma informação interessantes sobre o segmento hoteleiro, envie um e-mail para sua equipe.
  • Faça uma reunião mensal e escolha um colaborador para fazer uma apresentação sobre o trabalho dele ou sobre algum assunto que ele domina.

3 – Nunca parar de aprender.

Este é um hábito que ajudará você a se tornar um profissional mais qualificado e um gerente mais respeitado pela equipe. Ao perceber que adquirir mais conhecimento é uma prática sua, seus liderados o considerarão um expert. Além disso, eles poderão se inspirar em sua atitude e criar o hábito de nunca parar de aprender.

gerente de hotel

Dicas para desenvolver esse hábito:

  • Sempre leia revistas, blogs e livros especializados em turismo, viagem e hotelaria.
  • Participe de eventos desses segmentos.
  • Faça cursos de especialização nas áreas de hotelaria e gestão.

4 – Estar aberto ao feedback dos colaboradores e clientes.

Outro hábito importante para se tornar um gerente de hotel de sucesso é estar sempre disposto a ouvir críticas, reclamações e sugestões dos colaboradores e dos clientes. Além disso, é importante avaliar cada feedback para entender de que forma eles podem ser construtivos para o seu desenvolvimento profissional ou para a evolução do negócio como um todo.

Dicas para desenvolver esse hábito:

  • gerente de hotelAo conversar com seus colaboradores sobre a performance deles, sempre peça para eles avaliarem a sua gestão.
  • Faça uma caixa de reclamações e sugestões para os hóspedes e outra para os colaboradores.
  • Analise as principais reclamações do SAC para identificar pontos de melhoria na sua gestão.

5 – Compartilhar responsabilidades e vitórias.

Essa é uma prática importante para aprimorar sua gestão. Ao dividir as responsabilidades e as vitórias com sua equipe, os profissionais se sentirão efetivamente parte da organização. Se você fizer disso um hábito, cada vez mais os seus liderados estarão motivados a dar o melhor de si.

Dicas para desenvolver esse hábito:

  • gerente de hotelPreocupe-se em mostre à equipe como o atendimento aos clientes pode impactar nos resultados do hotel. Dividir as responsabilidades significa deixar os colaboradores a par do papel que eles têm na empresa.
  • Sempre que um hóspede procurar você para fazer um elogio, repasse esse feedback para a equipe, agradecendo pelo bom trabalho.
  • Quando conseguirem alcançar uma meta, recompense os colaboradores de alguma forma: bônus financeiro, um dia de folga ou alguma outra experiência, como um jantar especial, por exemplo.

E agora?

Lembre-se que o segredo para incorporar um hábito é repeti-lo constantemente. A prática contínua das atitudes listadas neste artigo fará com que elas sejam incorporadas à sua gestão. Ao criar esses hábitos, você irá não só melhorar sua performance como gerente de hotel, como também potencializar os resultados da sua equipe!

Mãos à obra e sucesso!

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Imagens: Bigstock; Flaticon

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