Uma das piores sensações para qualquer lojista é perceber que as vendas estabilizaram e que, por mais que busquem diferentes formas de aumentar o lucro, os resultados não dão sinais de melhora (pelo menos não no curto prazo).
Como se não bastasse isso tirar o sono de quem tem uma loja física, os proprietários de e-commerce também sofrem do mesmo mal… E talvez ele seja até potencializado, já que é mais fácil identificar oportunidades de venda adicional, para aumentar o ticket médio, quando o cliente está na sua frente do que quando o consumidor está a quilômetros de distância, no conforto do seu lar…
Se você está vivendo algo assim nesse momento, não precisa se desesperar. Existem algumas técnicas que podem ajudar a reverter esse cenário na sua loja virtual. A seguir, apresentamos cinco dicas que irão fazer os clientes comprarem mais em sua loja online!
É importante chamar a atenção do consumidor para novas oportunidades de compra antes de ele ir para a página de pagamento. Nesse sentido, você pode inserir em seu site, chamadas com recomendações de produtos relacionadas ao item que ele colocou no carrinho.
Exemplo: Se o cliente selecionou um balcão de cozinha, acrescente uma chamada com “Quem comprou esse produto, também se interessou por essa mesa/essa pia/esse armário”. Mostre a ele possibilidades de compras relacionadas ao que ele está levando.
–> Não sabe como fazer isso? Converse com o programador responsável pela sua loja online. Ele com certeza poderá lhe ajudar a automatizar esse processo.
Além de sugerir produtos relacionados, incluir sugestões de produtos complementares também podem fazer seus clientes comprarem mais. Muitas vezes, só o fato de você lembrá-los já é o suficiente para que eles levem o item sugerido.
Exemplo: Se o cliente comprou um notebook, pode querer levar um mouse. Se comprou um computador, pode se interessar por uma mesa.
As sugestões 1 e 2 são relacionadas às técnicas de Upselling e Cross Selling. Clique aqui para entender mais sobre esses conceitos e como eles podem aumentar suas vendas – no e-commerce e também na loja física.
Para incentivar o consumidor a levar mais do que ele já colocou no carrinho, monte pacotes de produtos relacionados, oferecendo oportunidades únicas para quem adquirir os itens que formam aquele conjunto.
Exemplo: Na compra de uma batedeira, ganhe 10% de desconto ao levar um liquidificador. Na compra de um blu-ray, ganhe a entrega – e garantia estendida se levar também um home theater.
Uma pesquisa da Universidade da Flórida identificou que, em determinado site em que era oferecida entrega grátis para compras acima de $75, o ticket médio alcançado foi de $64,68. Sem esse bônus, o valor médio gasto por cliente era de $46,04.
Exemplo: O bônus pode ser, como na pesquisa, entrega grátis para compras a partir de determinado valor, ou, ainda, um presente para os clientes que comprarem acima de R$ 100, por exemplo.
Os clientes veem mais vantagem em comprar de sites que oferecem programas de fidelidade. Isso porque eles sabem que uma compra naquele site sempre gera oportunidade de ganhos. Então, ofereça algo em troca da compra, mas evite dar descontos – afinal, você quer aumentar seu ticket médio, certo?
Exemplo: Os consumidores se sentirão mais propensos a gastar se o valor da compra for revertido em pontos, por exemplo, que darão a ele direito a algum prêmio ou bônus. Clique aqui e saiba como premiar a fidelidade de seus clientes, sem ter que dar descontos.
E já que estamos falando de venda adicional, acreditamos que, se você leu esse post, também vai ter interesse nos seguintes textos:
Seguindo essas dicas, será muito mais fácil aumentar o ticket médio da sua loja online.
Boas vendas!
Imagens: freepik