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5 razões para não ignorar o omnichannel

5 razões para não ignorar o omnichannel

Por Redação Blog Gazin Atacado • 26/02/16

Os consumidores atuais são verdadeiros compradores ambulantes. Eles podem adquirir um produto pelo computador, pelo notebook, pelo tablet e pelo seu celular – no trabalho, na rua ou em casa. Ou seja, estejam onde estiverem, eles podem entrar em contato com uma loja para realizar uma compra. Agora pare e pense: o ideal seria que essa tal loja fosse a sua, não é mesmo?

Para que isso aconteça, você precisa entender e aplicar o conceito de omnichannel. 

Ser uma loja omnichannel significa estar em todos os lugares em que o consumidor está. Mas é mais do que ter diversos canais, é manter esses canais em sintonia, tornando a interação com o cliente cada vez mais personalizada às necessidades específicas dele. Para entender melhor sobre o conceito, clique aqui.

Se você ainda tem dúvidas de que o omnichannel é realmente importante para o varejo, os cinco motivos que apresentamos a seguir o convencerão de que esse modelo é fundamental para que sua loja atenda as expectativas do novo consumidor, fortalecendo o relacionamento e potencializando as vendas. Vamos lá?

motivos omnichannel 11. Compras em dispositivos móveis são o futuro

Você sabia que as compras feitas por smartphones ou tablets já representam 20% das transações online no Brasil? No mundo, essa média é de 35%. Além disso, o mobile commerce (como são chamadas as compras feitas por dispositivos móveis) está entre as principais tendências para o varejo atual e futuro. Por isso, estar disponível para seus clientes nesses canais e oferecer formas de comprar neles é uma grande vantagem para sua loja. Assim, seu consumidor pode comprar um produto seu enquanto espera em uma fila, enquanto relaxa em seu quarto ou enquanto caminha na praça.

2. Ações personalizadas aumentam as chances de venda

motivos omnichannel 2

A personalização também é outra tendência forte no marketing e no varejo. O omnichannel, por sua vez, está intimamente ligado à personalização – já que é a ideia é que o consumidor tenha experiências integradas nos diversos canais. Por exemplo: ao entrar no site, o cliente já é reconhecido pelo cadastro que ele fez na loja física. Dessa forma, sua marca pode oferecer promoções e produtos de acordo com o perfil e o histórico de compra dele. Entre uma empresa que envia mensagens aleatórias e outra que o chama pelo nome e oferece informações alinhadas ao seus gostos e interesses, qual dessas você acha que o consumidor vai escolher?

3. Expansão e melhoria do atendimento ao consumidor

motivos omnichannel 3Outra grande vantagem em ter sua marca presente em diferentes canais é que você consegue não só expandir como também melhorar o atendimento ao cliente. Isso porque, atualmente, os consumidores têm acesso à informação de forma instantânea a qualquer hora do dia em seus celulares e computadores. Sendo assim, eles esperam o mesmo das empresas com que se relacionam. Se ele puder resolver o problema via redes sociais ou pelo chat online, ao invés de precisar telefonar, vai com certeza ficar mais satisfeito com sua loja.

4. Comunicação alinhada em diferentes pontos de contato com o consumidor

motivos omnichannel 4Já deu para perceber que a experiência omnichannel é baseada na integração dos canais que a loja possui, certo? Nesse sentido, esse modelo contribui para que haja uma comunicação mais alinhada entre empresa e cliente. Imagine a seguinte situação: seu cliente tem uma dúvida sobre uma compra e liga para sua loja. Ele conversa com um atendente, que lhe diz uma coisa. Ao enviar um e-mail, recebe outra mensagem dizendo o contrário. Frustração na certa! No omnichannel, isso não acontece. O cliente receberá a mesma mensagem da loja ao entrar em contato por telefone, por e-mail, pelas redes sociais ou pessoalmente.

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5. Alinhamento com as expectativas do consumidor

Se ainda não está convencido da importância do omnichannel, temos mais um grande motivo para você apostar nesse modelo: seus clientes esperam isso de você! As pessoas se relacionam e se comunicam em multicanais. Então, é natural que elas consumam dessa forma também. Os consumidores esperam que as lojas estejam disponíveis para que eles realizem suas compras no celular, no tablet, nas redes sociais, etc. Caso a empresa não atenda suas expectativas, ele não terá nenhuma dificuldade em procurar outra que o faça – se a concorrência entre lojas físicas já é grande, imagine na web!

Então, animado para adotar o omnichannel em sua loja e oferecer uma experiência incrível ao seu consumidor? Se você não sabe por onde começar, fique ligado aqui no blog que nosso próximo post sobre esse tema trará dicas de omnichannel para iniciantes.

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