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5 razões pelas quais os consumidores não estão comprando de você

5 razões pelas quais os consumidores não estão comprando de você

Por Redação Blog Gazin Atacado • 1/04/15

Possíveis clientes passam em frente à sua loja e nunca entram? Seus concorrentes estão tendo resultados bem melhores que os seus? Você não sabe o que fazer para atrair os consumidores? 

Bem, o primeiro passo para reverter esse cenário é entender por que ele acontece. Conheça alguns dos motivos que podem estar espantando seus clientes sem nem você saber e comece a se preparar para mudar isso já!

1. Sua comunicação não está sendo feita da forma correta

darts-target-vector-template_23-2147493463A comunicação é uma das principais formas de levar o cliente até sua loja. Se ela for realizada de maneira ineficiente, pode ter efeito contrário e acabar afastando seus consumidores.

Não entender a melhor linguagem e os melhores canais para se comunicar com seu público é uma das grandes falhas nesse sentido. Confira aqui quais são os quatro erros de comunicação que podem estar afastando seus clientes e saiba o que fazer para corrigi-los.

2. Sua marca está mal posicionada

Você acha que está atraindo um determinado tipo de público e, na verdade, está atraindo outro totalmente diferente? 

Isso pode acontecer se sua marca estiver mal posicionada. Ou seja, se fatores como os produtos que você vende, a forma como se comunica e até a maneira como sua loja está decorada não estiverem alinhados ao perfil do público que você pretender atender.

Exemplo: se seus clientes são classe A, de nada adianta anunciar em um jornal popular. Da mesma forma, se sua loja quer atender clientes da classe B e C, o ambiente extremamente sofisticado pode afugentá-los.

3. Sua loja não acompanha as novidades do mercado

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Um dos motivos que podem estar fazendo seus clientes irem até o concorrente e não a você é o fato de sua loja estar desatualizada.

É preciso acompanhar as tendências e novidades do mercado para atender a demanda dos consumidores por novos produtos. Isso é importante em todos os segmentos, mas, especialmente, se você vende produtos de tecnologia, que evoluem e mudam rapidamente.

Se uma vez que o cliente for na sua loja e não encontrar a versão atualizada de seu celular, por exemplo, dificilmente irá voltar no futuro. Ele vai passar a frequentar a loja que está sempre em dia com as novidades.

4. O atendimento é ruim

businessman-character-with-direction-signs_23-2147498948Parece óbvio que atendimento ruim pode afastar seus clientes. Porém, colocamos isso nessa lista porque muitos gestores nem sabem que o atendimento da loja deles é ruim.

Sabe aquele ditado que diz que “O olho do dono é que engorda o gado”? Isso também vale para o atendimento de sua loja. Se perguntássemos a você como está o atendimento de sua loja, você saberia responder? Saberia dizer o que está bom e o que está ruim?

É preciso que o líder acompanhe de perto o desempenho dos vendedores no atendimento e também o feedback dos clientes para saber quais são os pontos fortes da loja e o que precisa ser melhorado para que possam oferecer um atendimento excelente.

5. Sua marca está com má reputação

Outro fator que pode estar afastando seus clientes é má a reputação de sua marca. Nesse caso, assim como no item anterior, o acompanhamento de perto pelo líder é fundamental.

Pesquise e monitore os comentários que os consumidores fazem sobre sua loja nas redes sociais, em blogs e na web como um todo. Pode ser que um cliente esteja fazendo uma reclamação e você nem saiba. Tal reclamação pode ser fácil de ser resolvida, mas se não for atendida, irá virar uma bola de neve, se espalhar na internet e terminar destruindo a reputação de sua loja. Sem contar que o boca a boca fora da web também pode contribuir para manchar sua marca. Por isso, é importante fazer pesquisas de satisfação para identificar pontos de melhorias.

Esteja atento ao mercado, prepare seus profissionais constantemente e monitore a satisfação dos seus clientes. Dessa forma, você irá não apenas identificar o que pode estar afastando seus consumidores, como também traçar um plano de ação em busca da excelência para atrair e fidelizar mais e mais clientes.

Sucesso!

Imagens: freepik

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