Ter uma loja na internet muitas vezes pode deixá-lo um tanto desnorteado. São tantas ferramentas novas que surgem a cada dia que fica difícil acompanhar tudo e saber o que usar ou não em seu site. Afinal, o que é preciso ter em uma loja na web para agradar o público e aumentar as vendas?
Para ajudá-lo a responder essa dúvida, fizemos uma lista de funcionalidades básicas que seu e-commerce precisa oferecer aos clientes. Promovendo esses serviços você já vai garantir a satisfação de seus consumidores e também resultados melhores em vendas. Confira, aprenda e aplique em seu negócio!
Quantos clientes entram em sua loja, colocam produtos no carrinho virtual e, depois, acabam deixando a compra de lado? Uma pesquisa recente mostrou que 38% dos consumidores brasileiros abandonam carrinho no e-commerce. Ter uma função para reverter essa situação é essencial nesse cenário. Afinal, você não pode se dar ao luxo de perder essas oportunidades de vendas, não é mesmo?
♥ Se o cliente chegou a selecionar os produtos e a separá-los para a compra é porque ele tem real interesse neles. Relembre-o dos itens por e-mail e também quando ele retornar ao site.
Conheça, nos artigos a seguir, algumas ações importantes para potencializar essa função:
A lealdade de seu cliente é importante para você? Então, por que não o premiar por isso? O fato de ele sempre escolher comprar em sua loja (e não nos inúmeros concorrentes da web) é, sim, motivo para comemorar. Oferecer um programa de fidelidade é uma das melhores maneiras de celebrar isso e valorizar os consumidores mais fiéis.
♥ Ofereça condições exclusivas, brindes e novidades em primeira mão para os clientes que fazem parte do programa. O importante é mostrar a eles que vale a pena ser fiel à sua loja on-line.
Quer saber como montar um programa de fidelidade? Damos algumas dicas nos artigos a seguir e ainda mostramos que nem sempre o desconto precisa ser o foco dessas iniciativa:
Que ser multicanal (atuar em diferentes pontos de contato com o consumidor) é essencial para estar alinhado às necessidades dos clientes atuais, isso você já sabe, certo? (Se ainda não, clique aqui e entenda mais sobre esse tema). Mas além de vender em diferentes canais, é importante também se comunicar e atender as dúvidas e necessidades do seu público em plataformas diversas. Ter só um 0800 e um e-mail como contato do SAC não funciona mais!
♥ Seus clientes se comunicam, se relacionam e consomem em diferentes canais, e sua loja precisa acompanhá-lo nessas plataformas! Entenda quais são os canais mais importantes para o seu público e esteja lá para atendê-lo quando ele precisar.
Temos dicas e informações muito úteis sobre SAC e também sobre como se tornar uma loja multicanal em outros artigos publicados aqui no blog. Não deixe de ler!
Fazer com que, se não todos, grande parte dos visitantes de sua loja on-line efetivamente comprem alguma coisa. Essa é uma das grandes dificuldades dos lojistas on-line. E a simples funcionalidade de sugestão de produtos pode ser muito útil para ajudá-lo a superar esse desafio. Essa função é útil especialmente com clientes que já compraram com você, dos quais você já tem informações e pode sugerir itens que tenham a ver com seu perfil e preferências.
♥ Indicar produtos pode ser também uma maneira de aumentar o ticket médio de suas vendas, pois pode impulsionar as vendas adicionais, por meio da sugestão de itens complementares aos que o cliente está levando.
Além da função de sugestão de produtos, existem algumas outras maneiras de aumentar a taxa de conversão de sua loja. Quer aprendê-las? Então, leia os artigos a seguir:
Nada fala mais sobre a reputação de sua loja na web (e também fora dela) do que o que os seus próprios consumidores têm a dizer sobre a experiência de compra que tiveram nela. É por isso que ter espaço para os clientes deixarem um depoimento avaliando a compra é tão importante. Se houver alguma reclamação, você pode agir para converter e corrigir o possível erro. E se forem elogios, isso fortalecerá a imagem de sua marca.
♥ Além disso, muitas pessoas tomam a decisão de compra por meio da avaliação de outros consumidores. Assim, seus clientes estarão influenciando outros clientes. E se eles lerem a avaliação dentro do seu site, é bem provável que já comprem por ali também.
Nos artigos a seguir apontamos algumas formas (além dos depoimentos) para aumentar a credibilidade de sua loja on-line e também mostramos os fatores que influenciam a decisão de compra do consumidor na web. Aprenda:
Sua loja virtual já tem todas essas funcionalidades? Acha que ficou faltando algo nessa lista? Deixe um comentário com sua opinião e sugestões de temas para abordarmos aqui no blog. Com sua ajuda, produziremos conteúdos cada vez mais úteis para o sucesso do seu negócio!
Saiba que a Gazin Atacado pode ajudá-lo a entrar para o mundo do e-commerce. Basta se cadastrar no programa Parceiro Gazin, em que você pode contar com uma loja pronta para vender na internet sem precisar de estoque extra para isso – utilizando o estoque da Gazin. Demais, não? Entenda melhor assistindo ao vídeo abaixo: