Nossas Sugestões

6 dicas de gestão financeira para o seu hotel ou pousada

6 dicas de gestão financeira para o seu hotel ou pousada

Por Redação Blog Gazin Atacado • 20/07/16

Falhar na gestão financeira pode ser fatal para o seu negócio. Afinal, sem o correto acompanhamento do capital, o dinheiro da sua empresa acaba sendo desperdiçado ou não rende tanto quanto poderia. Na prática, isso significa falta de recursos para as atividades básicas e também para as melhorias necessárias para sua empresa evoluir.

–> Leia também: 6 falhas de gestão financeira na hotelaria

Para ajudá-lo a saber como evitar essas falhas e como gerenciar de forma correta as finanças de seu hotel ou pousada, apresentamos a seguir algumas dicas importantes. Leia e saiba como cuidar muito bem do capital de seu negócio:

1) Desenvolva um planejamento claro e objetivo

gestão-financeira-na-hotelariaPode até parecer repetitivo, mas é preciso sempre reforçar: planejamento é tudo! E isso vale para qualquer aspecto do seu negócio (e da sua vida). Portanto, na gestão financeira não é diferente: você precisa desenvolver um plano que indique seus principais objetivos financeiros e mostre as ações necessárias para alcançá-los!

Por exemplo: quer aumentar seu faturamento ou diminuir os custos de determinada área? O que fará para que isso aconteça? É importante, antes de fazer o planejamento financeiro, realizar uma análise das finanças de seu hotel ou pousada para identificar pontos que precisam de melhorias.

2) Controle o fluxo de caixa diariamente

gestão-financeira-na-hotelariaQuanto dinheiro entra e quanto sai diariamente do caixa de seu hotel? Se você não sabe a resposta para essa pergunta, pode estar com sérios problemas financeiros.

Acompanhar o movimento das finanças é essencial para poder planejar com eficiência como irá utilizar seu capital. Fazer o gerenciamento constante e organizar corretamente as informações do caixa irá fazer com que você consiga identificar quanto dinheiro a empresa realmente tem.

Quando os dados do caixa estão desorganizados, o gestor corre o risco de achar que está tudo bem quando, na verdade, ele está no vermelho e, com isso, pode acabar gastando mais do que pode.

–> Quer saber como gerenciar corretamente essa área? Clique aqui e leia um artigo que ensina como organizar o fluxo de caixa.

3) Conheça e organize muito bem seus custos e despesas

gestão-financeira-na-hotelariaOutra importante ação para ter uma gestão financeira eficiente é conhecer e organizar todos os custos e despesas do seu negócio. Dessa forma, você saberá exatamente para onde o seu dinheiro vai, evitando que tenha gastos inesperados e que compromissos financeiros deixem de ser cumprido.

Você pode organizar esses gastos e despesas por área, facilitando o controle e a análise de quanto capital está sendo investido em cada setor. Uma sugestão interessante é criar centros de custos e de lucros para catalogar cada uma das suas movimentações financeiras.

–> Quer aprender como fazer isso? Clique aqui e entenda o que são centros de custos e de lucros e como eles podem ajudar na gestão financeira do seu hotel.

4) Tenha um banco de dados sobre a movimentação do seu dinheiro

gestão-financeira-na-hotelariaDizem que a informação é um dos bens mais valiosos que existe. Quando se trata do capital do seu hotel ou pousada, isso é totalmente verdade. Saber quanto você gastou, onde gastou, quanto ganhou e de onde veio o dinheiro vai tornar sua gestão muito mais eficiente. O conhecimento, nesse caso, realmente vale ouro.

Por isso, registre todas as movimentações das finanças do hotel. Sempre! Dessa forma, você conseguirá identificar quais são as áreas que precisam diminuir custos, as que podem lucrar mais e os processos que precisam ser melhorados para gerar mais economia.

Informações valiosíssimas para impulsionar os resultados do seu hotel ou pousada, certo?

–> Uma ação que pode ajudar nesse sentido é o desenvolvimento de um planejamento detalhado dos processos de seu negócio, como indicamos neste artigo.

5) Faça um calendário de pagamentos

gestão-financeira-na-hotelariaNão dá para confiar na memória quando o assunto é pagamento. Quando a dívida em questão é algum imposto, então, um esquecimento pode resultar em prejuízos enormes – além do risco de fechamento do seu negócio. Por isso, criar um cronograma com os principais pagamentos dos próximos meses é a melhor saída para garantir as contas em dia.

Com esse calendário em mãos, você saberá em qual período terá mais gastos, quando precisará levantar mais capital e, ainda, se terá necessidade de pedir algum empréstimo, por exemplo. Você pode também incluir nesse cronograma as contas a receber – isso vai ajudá-lo ainda mais a se planejar antecipadamente.

6) Controle o estoque

A princípio, pode até parecer que o estoque não tem nada a ver com a gestão financeira do hotel ou pousada, mas ele tem sim – tudo a ver! Cada item guardado no estoque representa uma parcela do capital do negócio. Por isso, gerenciar o estoque é o mesmo que gerenciar as finanças da empresa.

Se, por exemplo, você comprou mais arroz do que deveria para o restaurante, ele pode acabar estragando (um desperdício de alimento e de dinheiro). Se isso acontecer, pode tomar ações para evitar prejuízos. Nesse caso, que tal um festival de risotos para utilizar esse material e ainda atrais mais clientes?

–> Para saber como calcular o giro de estoque e gerenciar essa importante área leia este artigo.

MAIS DICAS

gestão-financeira-na-hotelaria_Nós já escrevemos alguns artigos para o Blog do Varejo apresentando dicas importantes sobre gestão financeira. Esses conteúdos podem ser úteis também na administração de seu hotel ou pousada. Não deixe de ler!

Quais são as suas principais dificuldades em relação à gestão financeira na hotelaria? Teria alguma questão específica que gostaria que abordássemos aqui no blog? Deixe um comentário com suas dúvidas e sugestões de temas.

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


2 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 7
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

2

comentários em "6 dicas de gestão financeira para o seu hotel ou pousada"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo