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6 dicas para garantir a satisfação do cliente

6 dicas para garantir a satisfação do cliente

Por Redação Blog Gazin Atacado • 18/05/14

6 dicas para garantir a satisfação do cliente

“O cliente tem sempre razão.”

Que vendedor ou lojista nunca se pegou pensando se essa famosa frase é verdadeira ou não?

Sem entrar no mérito da questão, por mais que o cliente não esteja mesmo sempre com a razão, uma coisa é certa: o que importa é o que o cliente quer. O objetivo final de uma venda bem feita é ter clientes felizes e satisfeitos com a compra.

Para que sua loja e seus vendedores tornem-se “Mestres em Satisfação do Cliente” separamos algumas dicas que vão ajudar sua equipe a entender melhor seu público, oferecendo exatamente aquilo que seus clientes buscam (ou mais). Confira:

1. Estenda o tapete vermelho:

O cliente deve ser tratado como a grande estrela de sua loja. Atendê-lo bem e agradá-lo é parte fundamental do processo de venda.

Entre duas lojas que vendem os mesmos produtos, qual você acha que ele vai escolher? A que atendê-lo melhor, com certeza!

Ofereça café, água, seja gentil, sorria sempre. Gentileza e educação conquistam as pessoas. E é isso que você deve fazer: conquistar seus clientes.

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2. Escute com atenção:

Pode parecer uma coisa básica, mas muitas vezes os vendedores esquecem de escutar os clientes.

É preciso prestar muita atenção no que ele fala e na forma como ele fala. Esse é o melhor caminho para entender o que ele realmente quer e, consequentemente, deixá-lo satisfeito.

3. Coloque-se no lugar do cliente:

Todo vendedor ou lojista, em algum momento, também é cliente de alguém. Coloque-se no lugar do seu cliente e pense no que você gosta em um atendimento quando está no papel de consumidor. Além disso, praticar a empatia vai aproximar o cliente do vendedor e fazê-lo entender, de fato, a situação do cliente. Assim, ele vai oferecer o que o consumidor precisa, ou mais até do que ele imaginava. Deixando-o super satisfeito e feliz!

4. Resolva os problemas do seu cliente:

Por mais que haja um esforço coletivo para que tudo ocorra bem, nenhuma loja está salva de cometer erros.

Problemas podem acontecer, tanto no processo da venda quanto nas etapas seguintes de entrega e assistência. Sabendo disso, o importante é mostrar para o cliente que o vendedor e a loja são parte da solução, e não seus inimigos. A satisfação do cliente acontece também nesses momentos. Se algum problema acontecer, faça de tudo para que ele seja resolvido e seu cliente saia feliz da situação, nem que para isso tenha que recompensá-lo com algum desconto ou bônus.

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5. Busque sempre mais conhecimento:

O preparo do vendedor impacta diretamente na satisfação do cliente. Por isso, é importante que a equipe de vendas seja constantemente treinada e instruída, seja sobre informações de produtos, para poder explicar melhor ao cliente, ou ainda técnicas de vendas, aprimorando cada vez mais o atendimento.

6. Satisfação prolongada:

Você fez de tudo para agradar seu cliente e oferecer o que ele precisava. Ele fez uma boa compra e saiu feliz. Fim da história? Ainda não!

Mesmo depois de ter realizado a compra, é preciso ampliar a satisfação do cliente para que a loja fique marcada de maneira positiva em sua memória. Faça um pós-venda pedindo feedback sobre o produto e oferecendo informações que o ajudarão. Dessa forma, você estende a satisfação do cliente para além do ambiente da loja.

cliente_satisfeito03Compartilhe essas informações com sua equipe de vendas e descubra se seus vendedores têm ainda mais dicas sobre como manter os clientes satisfeitos e felizes. Depois, deixe um comentário aqui no blog dividindo seu conhecimento conosco 😉

Agora, se você não sabe se seus clientes estão satisfeitos ou não, acompanhe o blog que, em breve, daremos dicas sobre como medir a satisfação de seus clientes.

Sucesso, boas vendas e muitos clientes satisfeitos a todos!

 

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comentários em "6 dicas para garantir a satisfação do cliente"

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  1. Rafael disse:

    Aqui vai mais uma recomendação aos leitores. Nós desenvolvemos uma ferramenta brasileira para medir a a satisfação dos clientes online pela Internet, email, tablet, celular ou totem. Em nosso site há mais infos sobre como desenvolver uma pesquisa de satisfação do cliente.

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    Forte abraço.