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6 dicas para realizar um pós-venda campeão

6 dicas para realizar um pós-venda campeão

Por Redação Blog Gazin Atacado • 1/06/14

Vender é um grande desafio, não é mesmo? Conseguir atrair o cliente é o primeiro grande passo. Depois, precisamos conquistá-lo para que ele efetivamente realize a compra. Ah… E que felicidade é ver o cliente saindo da loja com o produto na mão, hein?

E depois? Acabou o desafio? Não mesmo! É aí começa uma etapa importante para que o cliente continue satisfeito e, além de voltar para sua loja, ainda a recomende para seus amigos. Essa etapa é o pós-venda.

No artigo de hoje você vai conferir algumas dicas para que seu cliente continue feliz por ter escolhido sua loja e para que sua marca fique marcada na memória dele de forma positiva. Assim, o pós-venda acaba virando uma pré-venda, já que clientes satisfeitos sempre voltam para comprar de novo.

Vamos às dicas!

1. Tenha processos bem definidos

Tem coisa mais chata que ligarmos para uma empresa e sermos passados de um lado para o outro na linha sem encontrar nenhuma solução para o nosso problema? Ou ainda enviar um e-mail e nunca obter resposta… Para evitar situações como essas é preciso, em primeiro lugar, que a loja tenha processos muito bem definidos para o atendimento ao cliente. Seja por telefone ou por e-mail, qual é o roteiro que deve ser seguido? Determine o que deve ser feito e quem deve resolver de acordo com o motivo do contato.

2. Treine seus profissionais

Os profissionais que atendem aos clientes precisam saber como agir e agir de maneira padronizada. Se, por exemplo, ao ligar para a loja alguém fala algo para o cliente e, quando ele vai até à loja pessoalmente, outro atendendente fala algo totalmente diferente, o cliente vai ficar perdido e a loja passa a ideia de desorganização.

3. Diversifique os canais de comunicação

Se você quer estar próximo ao cliente, precisa dar o máximo de possibilidades para que ele consiga falar com você. Crie canais diversificados para isso. Telefone, e-mail, website, blog, redes sociais, balcão de informação na loja… A ideia é: precisa ser fácil para o cliente falar com sua loja.

4. Vá atrás do cliente

O pós-venda não precisa acontecer apenas se o cliente tiver algum problema com o produto ou precisar trocá-lo. Você pode tomar a iniciativa e entrar em contato com ele por conta própria. Uma ideia é enviar e-mails com dicas de produtos relacionados ao que ele comprou. Ou ainda, com dicas sobre como utilizar o item que ele adquiriu. Essas são maneiras de estar sempre em contato com o cliente, para que ele saiba que pode contar com sua loja para o que ele precisar.

5. Pergunte ao cliente

Ninguém melhor que seu próprio cliente para dizer se os processo de venda de sua loja estão indo bem, não é mesmo? Seja por ligações, preenchimento de formulários ou e-mails, entre em contato com o cliente e peça um feedback para saber:o que ele achou do atendimento, se gostou da aquisição, por que ele decidiu comprar em sua loja, quais são as sugestões que ele teria etc. Dessa forma, você mostra que se importa com a opinião do cliente e que está sempre buscando formas de garantir sua satisfação.

6. Dê um incentivo ao cliente

Se você vê o cliente sair da sua loja e fica torcendo para que ele volte logo, que tal dar uma forcinha para isso? Dê incentivos para que o cliente fique feliz por escolher sua loja e volte a comprar com você. Esse incentivo pode ser um brinde, cupons de descontos para a sua próxima compra ou qualquer coisa que lhe pareça interessante tanto para ele, quanto para a sua empresa.

Seja para resolver um problema ou para dizer ao cliente que ele pode contar sempre com a sua loja, o pós-venda é muito importante para manter um relacionamento estável e agradável com seus clientes.  

Não perca o cliente de vista assim que ele deixar sua loja. Siga essas dicas e tenha um pós-venda vendedor!

E você, o que faz para estar sempre em contato com o cliente? Deixe um comentário e compartilhe suas opiniões e experiências conosco.

Sucesso e boas vendas!

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