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6 dicas sobre como usar o Instagram para aumentar suas vendas online

6 dicas sobre como usar o Instagram para aumentar suas vendas online

Por Redação Blog Gazin Atacado • 18/11/15

Você sabia que, entre os 200 países em que o Instagram está presente, o Brasil fica em segundo lugar em número de adesão, com 29 milhões de usuários? Estamos atrás apenas dos EUA! E tem mais: entre os brasileiros que usam esse aplicativo de compartilhamento de imagens, 60% acessam a plataforma pelo menos uma vez ao dia.

Incrível, hein? Imagine o potencial que essa rede tem para que sua marca possa se conectar com o seu público!

Mas para aproveitar o sucesso do Instagram no Brasil para se comunicar e se relacionar com seus consumidores, é preciso saber utilizar a plataforma de maneira correta e coerente com seus objetivos. Neste sentido, as seis dicas que apresentamos a seguir podem lhe ser muito úteis. Aprenda a utilizar o Instagram para aumentar suas vendas online e comece uma nova etapa em vendas na sua empresa!

1. Defina o conteúdo a ser trabalhado

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O primeiro passo é definir qual será o conteúdo trabalhado dentro do perfil de sua loja no Instagram. Não fique focado apenas nos produtos, explore todas as possibilidades dessa plataforma. Aí vão algumas dicas do que sua marca pode abordar:

  • Dicas de como usar os produtos.
  • Exemplos de aplicação do produto (um quarto decorado para mostrar um guarda-roupa, por exemplo).
  • Dicas relacionadas aos produtos – decoração (móveis), receitas (eletrodomésticos), filmes (eletrônicos), etc.
  • Divulgação de promoções.
  • Concursos culturais valendo algum prêmio/brinde.
  • Mensagens com dicas e pensamentos positivos.
  • Bastidores da loja (mostrando vendedores em treinamento, por exemplo).

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2. Interaja com o público

Assim como em outras redes sociais, o sucesso de sua marca no Instagram depende do bom relacionamento com o público. Não basta apenas estar lá, é preciso interagir com os internautas. Responda comentários, comente em fotos que os clientes marcam você, incentive que eles publiquem os produtos de sua loja e assim por diante. Aí vão duas ideias sobre como interagir com seus seguidores na rede:

  • Peça para os clientes publicarem uma foto criativa com um produto que eles tenham comprado em sua loja. A foto mais criativa ganha um prêmio.
  • Publique um produto de alto valor agregado (uma câmera profissional, por exemplo) e peça para os clientes publicarem uma foto (marcando seu perfil, para você poder acompanhar as publicações) dizendo o que eles fariam para ter esse produto. A foto mais votada ganha o item ou um desconto nele, por exemplo.

Ações como essas ajudam a ampliar seu alcance na rede (os seguidores dos clientes irão ver a foto e conhecer sua marca) e mostram que você valoriza o relacionamento com seus clientes, o que ajuda a fortalecer a ligação entre vocês. O retorno em vendas será consequência (mesmo que não aconteça imediatamente!).

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3. Tenha um cronograma de postagens – e siga ele!

Como você viu nas estatísticas citadas no início do texto, a maioria dos usuários do Instagram olha o aplicativo ao menos uma vez ao dia. Por isso, não dá para ficar muito tempo sem postar nada. Defina um cronograma de acordo com sua possibilidade. Se não puder todos os dias, de duas a três postagens por semana já é um bom número.

4. Publique imagens de alta qualidade

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Essa é uma rede social de fotos e vídeos, consequentemente, o foco é nas imagens utilizadas. Publique materiais de boa qualidade para efetivamente chamar a atenção do seu consumidor. Pense o seguinte: quando seu cliente está no Instagram, está rolando uma timeline cheia de fotos e vídeos. Então, o que vai fazer ele parar na sua imagem? Use a criatividade e também uma boa câmera.

5. Use hashtags

As hashtags são parte fundamental da estrutura do Instagram. Dentro da rede, elas viram links que reúnem imagens relacionadas e também servem de guia para os usuários que estão buscando por algo. Então, digamos que seu cliente esteja procurando por uma batedeira. Se você utilizar a hashtag relacionada, ao digitar #batedeira no campo de busca ele vai encontrar o conteúdo publicado por sua loja. Quando utilizar hashtags, não foque apenas no produto, inclua também os termos mais utilizados (desde que esteja dentro do contexto do conteúdo, claro). Exemplos:

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  •  #SQN (só que não)
  • #FikDik (fica a dica)
  • #Food (comida)
  • #Love (amor)
  • #Receita

6. Utilize links curtos na descrição da imagem

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Dentro do Instagram, o único link clicável é aquele que fica na biografia, que é a descrição do seu perfil. Nos textos das imagens, não é possível incluir links clicáveis. Por isso, se você colocou a imagem de um produto e gostaria de indicar a página de sua loja online, em que o cliente pode comprar o produto, inclua links curtos, que sejam fáceis de gravar e/ou copiar. Uma dica importante é utilizar os encurtadores de links que possibilitam que você personalize o endereço URL – alguns deles permitem ainda que acompanhe o número de cliques. Veja algumas opções:

Você já atua no Instagram? Deixe um comentário indicando seu perfil, pra gente conhecer seu trabalho e para que outros lojistas possam se inspirar no que você faz para melhorar a atuação deles nessa rede também!

Boas vendas!

Informações: techtudo
Imagens: freepik
 

 

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comentários em "6 dicas sobre como usar o Instagram para aumentar suas vendas online"

Comentar

  1. Sarah disse:

    Usamos o Instagran, mas, com essas dicas que acabei de ler, vou usar mais e de maneira correta.
    Cada vez mais encantada com esse Blog.
    Parabéns.

    1. Redação Blog Gazin Atacado disse:

      Nossa equipe agradece seu feedback, Sarah. Esperamos que os artigos que escrevemos ajudem você a vender cada vez mais e melhor.
      Sucesso!

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