Depois do Natal, o Dia das Mães é a ocasião que mais movimenta o comércio. Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a se preparar para aproveitar ao máximo as oportunidades dessa data, revelamos a seguir os principais erros que as lojas cometem no Dia das Mães. Além disso, falamos sobre o que você precisa fazer para evitar essas falhas. Dessa forma, suas chances de conseguir bater recordes de vendas daqui até o segundo domingo de maio aumentarão consideravelmente.
É isso que você quer, não?
Os principais erros que as lojas cometem no Dia das Mães têm origem na falta de planejamento e foco específico nesta data. De maneira geral, as principais falhas são:
Muitos lojistas começam a pensar em ações para o Dia das Mães no dia primeiro de maio. No entanto, esse é um grande erro! Para aproveitar ao máximo as oportunidades dessa data, é preciso começar a se planejar muito antes!
A alternativa mais eficiente para conseguir destacar sua marca e atrair os consumidores em busca de presentes é fazendo um planejamento anual das datas comemorativas.
Na prática!
Datas comemorativas e o ciclo do varejo
Porém, se você não fez isso este ano, não precisa se desesperar. É possível fazer uma força tarefa ao longo das próximas semanas e obter bons resultados. Todos os artigos que linkamos ao longo deste material podem ajudá-lo nessa missão.
Mas, no ano que vem, não se esqueça de pensar nisso já em janeiro, ok?
– A importância do planejamento estratégico comercial para sua loja
– 7 passos para desenvolver um planejamento estratégico comercial para sua loja
– Vídeo: a relação entre o planejamento e uma empresa premiada
Além da falta de planejamento, outro erro dos varejistas no Dia das Mães é não pensar em ações focadas na data. Acredite: uma promoção genérica não terá o mesmo efeito do que uma oferta montada especificamente para o público desta ocasião!
Para isso, você pode, por exemplo, pensar em kits de presentes para as mães e fazer concursos ou sorteios envolvendo mães e filhos. O importante é mostrar que sua loja está efetivamente envolvida nesta data.
Na prática!
10 dicas práticas para você vender mais no Dia das Mães
O dia é das mães, mas seus clientes são os filhos, os maridos, os netos etc. Entender isso é fundamental para criar ofertas direcionadas para esse público.
Além disso, é importante treinar a equipe para que eles entendam quem são os consumidores dessa época e saibam como ajudá-los a escolher o presente ideal.
Na prática!
Entendendo e atendendo os verdadeiros clientes no Dia das Mães
Os clientes atuais realizam suas compras em diferentes canais – como, por exemplo, website, smartphones, loja física –, e isso se reflete também no Dia das Mães. Tanto é que a pesquisa sobre qual presente comprar nesta data geralmente começa com uma busca no Google.
Tendo isso em mente, pare e pense: será que sua loja será encontrada por possíveis clientes neste Dia das Mães?
Não tem certeza e quer aumentar suas chances de conquistar clientes antes mesmo de eles saírem de casa? Para começar, esforce-se para criar uma presença online da sua marca para poder alcançar os consumidores desta data. Para isso, você pode, por exemplo, produzir conteúdo sobre o Dia das Mães em seus canais na web ou pensar em ações nas redes sociais.
Na prática!
Dicas práticas para utilizar o marketing de conteúdo no varejo
Um dos principais erros que as lojas cometem no Dia das Mães é não ter uma visão mais abrangente sobre as oportunidades dessa data. Ou seja, não pensar em como fazer os clientes de maio voltarem o ano inteiro.
Além de se preocupar em criar ações para vender mais no Dia das Mães, é crucial pensar na fidelização dos consumidores que vêm em busca de presentes nesta época.
Na prática!
7 e-mails de pós-venda para conquistar a fidelidade dos clientes
A figura da materna nem sempre é a mesma para todo mundo. Muitas pessoas têm como “mãe” uma tia, o pai, a avó, a irmã etc. Entender isso e criar ações nesse sentido ajudará a aproximar sua loja do público que se encaixa nesse perfil.
É possível demonstrar isso durante o atendimento, em suas ações de marketing, com fotos de diferentes figuras maternas ou com um concurso contando com a participação dos clientes, em que eles dizem quem são “as mães” na vida deles.
Na prática!
O que perguntar para os clientes no Dia das Mães
– Então, essas falhas estão acontecendo em seu estabelecimento?
– Gostaria de apontar outros erros que as lojas cometem no Dia das Mães?
– Tem alguma dúvida específica sobre como vender mais nesta data?
Deixe um comentário abaixo com suas perguntas e considerações!
E para aprender mais dicas e informações sobre como vender mais no Dia das Mães, confira nosso guia especial para essa ocasião:
→ Como vender mais no Dia das Mães e conquistar mais clientes nessa data
Quer conduzir uma reunião de vendas com a sua equipe usando este conteúdo como ponto de partida?
Inicie apresentando o vídeo abaixo. Ele é uma excelente ferramenta para iniciar o debate.
Ah, e baixe também o e-book gratuito “Guia para vender mais no Dia das Mães”!
Nele, você irá ler sobre:
– A importância de preparar sua loja para as datas comemorativas.
– Como planejar as ações para as datas comemorativas no varejo.
– Como evitar erros que as lojas cometem no Dia das Mães.
– Técnicas de merchandising para vender mais no Dia das Mães.
– Como criar promoções para o Dia das Mães.
– Exercícios práticos para treinar a equipe para vender mais no Dia das Mães.
– Como fidelizar clientes do Dia das Mães e fazê-los voltar o ano inteiro.
Além disso, terá acesso a um checklist de ações para vender mais no Dia das Mães. Clique aqui e faça o download!
Dessa forma, você e sua equipe estarão muito mais preparados para aproveitar as oportunidades de vendas que o Dia das Mães trará.
Sucesso!