fbpx

Nossas Sugestões

6 falhas de gestão financeira na hotelaria

6 falhas de gestão financeira na hotelaria

Por Redação Blog Gazin Atacado • 21/06/16

A saúde financeira de seu hotel ou pousada pode estar sendo prejudicada pela falta de planejamento e acompanhamento dos processos e custos diários. Entender o que precisa ser analisado e medido em relação às despesas e ganhos de sua empresa é fundamental para ela esteja sempre no azul.

Sabendo disso, apresentamos a seguir alguns erros que podem prejudicar as finanças de seu hotel ou pousada e o ajudamos a identificar se eles estão acontecendo aí em seu negócio. Acompanhe e prepare-se para eliminar essas falhas da sua rotina. Suas finanças agradecem!

erros gestão financeira hotelaria (2)1) Não controlar o fluxo de caixa

Este erro é comum em muitas empresas e pode ser o motivo pelo qual o dono do negócio quase nunca vê a “cor do dinheiro”. Em seu hotel, não é diferente. Saber exatamente quanto dinheiro há em caixa, quanto entrou e quanto saiu é fundamental para a saúde financeira da organização. Caso contrário, você estará gerenciando seu hotel no escuro. Pode ser até que esteja no vermelho e nem saiba…

erros gestão financeira hotelaria (3)2) Não se planejar para os diferentes momentos do ano

Ter um planejamento financeiro para o seu hotel é essencial. No entanto, é preciso entender que esse plano deve ser flexível e acompanhar as mudanças que acontecem ao longo do ano. Por exemplo: o valor cobrado pela diária deve acompanhar a demanda. Não há como cobrar em períodos de baixa temporada o mesmo valor cobrado em períodos de alta demanda, quando os quartos estão sempre lotados.

1466048752_hand-coins3) Não fazer o correto gerenciamento das despesas

Quanto seu hotel gasta com café da manhã? Quanto gasta com a limpeza dos quartos? Quanto gasta para garantir uma boa recepção aos hóspedes? Se você não sabe as respostas a essas e outras questões referentes aos custos e despesas de seu hotel, é bem provável que esteja desperdiçando dinheiro e também não conseguirá identificar oportunidades de economia.

erros gestão financeira hotelaria (5)4) Seguir os concorrentes sem levar em conta sua realidade

Um dos principais erros cometidos por hotéis e pousadas (e por muitas empresas de outros segmentos) é fazer o mesmo que o concorrente está fazendo sem avaliar se isso é válido para o contexto do seu negócio. Essa falha é ainda mais grave quando se trata de precificação. Se você começar a dar desconto apenas porque os hotéis de sua região estão fazendo isso, pode acabar ficando sem dinheiro (e sem hóspedes).

erros gestão financeira hotelaria (6)5) Não controlar os descontos dados pelas agências

Fazer parcerias com agências de turismo – físicas e on-line – é importantíssimo para seu hotel ou pousada. Porém, é essencial determinar limites de desconto para essas transações. Caso contrário, as agências podem dar descontos altos demais e acabar prejudicando seu negócio.

erros gestão financeira hotelaria (1)6) Economizar com o que é essencial para a qualidade dos serviços

Fazer o melhor com o máximo de economia. Essa é a meta de qualquer empresa. Mas é preciso dosar o nível de economia para não prejudicar a qualidade do que você oferece aos clientes. Se você deixar de investir em produtos bons e no treinamento dos funcionários, por exemplo, isso irá se refletir na queda do nível de excelência dos serviços oferecidos pelo hotel e, consequentemente, no aumento da insatisfação dos hóspedes. O que, por sua vez, acabará trazendo prejuízos.

Outras dicas

Já escrevemos um artigo falando sobre os principais erros de gestão financeira no varejo. Apesar de ser direcionado a lojistas, o texto traz excelentes reflexões que podem ser aplicadas à realidade dos hotéis e pousadas também. Leia clicando no link abaixo:

Quer saber como corrigir esses erros e garantir uma excelente gestão financeira de seu hotel ou pousada? Fique ligado aqui no blog que em breve publicaremos um artigo com esse tema. Para não perder nenhuma atualização, assine nossa newsletter preenchendo o quadro azul abaixo.

Imagens: Freepik, Iconfinder

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


2 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 9
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

2

comentários em "6 falhas de gestão financeira na hotelaria"

Comentar

  1. Fred disse:

    Boa noite, das 6 falhas pontuadas, identifiquei que pelo menos 2, tem haver com meu negocio e gostaria do auxilio de voces para poder, minimizar essas necessidades.

    podemos considerar o item 1 e 3, e gostaria de saber tambem se voces possuem planilhas de facil visualização.

    Obrigado.

    1. Redação Blog Gazin Atacado disse:

      Olá, Fred! Tudo bem?

      Temos alguns artigos que podem ajudar na solução dos problemas 1 e 3. São eles:
      http://blog.gazinatacado.com.br/como-organizar-o-fluxo-de-caixa-da-loja/
      http://blog.gazinatacado.com.br/8-erros-de-gestao-que-estao-deixando-sua-loja-no-vermelho/
      http://blog.gazinatacado.com.br/5-dicas-para-evitar-a-inadimplencia/

      (Dentro deles você encontra outros textos que podem ser úteis. Basta clicar nos links citados para ler.)

      Não temos planilhas aqui no blog, mas anotamos sua sugestão e vamos pensar em como podemos desenvolver esse tipo de conteúdo por aqui, ok?

      Esperamos que com esses materiais você consiga lidar melhor com os problemas que seu negócio enfrenta. Conte conosco para melhorar os processos de sua empresa e, consequentemente, seus resultados.

      Sucesso!

      Equipe Blog do Varejo