Nossas Sugestões

6 ferramentas de pagamento online para e-commerce que você precisa conhecer

6 ferramentas de pagamento online para e-commerce que você precisa conhecer

Por Redação Blog Gazin Atacado • 9/10/17

Ferramentas de pagamento online são essenciais para o sucesso de uma loja virtual. Afinal, quando o cliente compra pela internet, ele espera ter a possibilidade de escolher pagar com cartão, por boleto, via débito em conta ou até mesmo por débito automático.

ferramentas de pagamento online

No entanto, tantas opções acabam trazendo complexidade à gestão de recebimentos e até mesmo dando brecha para possíveis fraudes virtuais. Inclusive, segundo a pesquisa Consumer Card Fraud (2016), o Brasil foi o segundo país com maior número de fraudes com cartões nos últimos cinco anos.

Por isso, é essencial tomar cuidado na hora de escolher as ferramentas de pagamento online do seu e-commerce. Entenda quais são os tipos de plataformas existentes no Brasil e saiba o que levar em consideração na hora de escolher um (ou mais) sistema(s) para a sua loja online.

Modalidades de ferramentas de pagamento online

Existem três conceitos importantes relacionados às ferramentas de pagamento online que são importantes saber na hora de definir quais ferramentas de pagamento online utilizar em seu e-commerce. São elas:

1) Adquirentes.

São as plataformas que se comunicam diretamente com as operadoras de cartão de crédito e com os bancos. Quando a transação é aprovada, as instituições financeiras informa ao adquirente que, por sua vez, autoriza o processo de compra. Exemplo: Cielo.

ferramentas de pagamento online

Imagem: Moip

2) Gateway.

É o sistema que realiza a comunicação entre as instituições financeiras e a loja. Mas ele não pode funcionar sozinho! Quando utilizar um gateway, a empresa precisa também ter um contato com uma adquirente. Exemplo: MundiPagg.

3) Subadquirentes. 

Funcionam como plataformas intermediadoras entre adquirentes e as lojas. Como as subadquirentes possuem parceria com várias adquirentes, o lojista possui mais diversidade de opções de pagamento, o que é uma grande vantagem. Exemplo: Moip.

ferramentas de pagamento online

Imagem: Moip

O que avaliar na hora de escolher uma ferramenta de pagamento online

  • ferramentas de pagamento onlineSegurança. É crucial que a plataforma de pagamento do seu site tenha funcionalidades de gestão de risco e antifraude. Avalie se a ferramenta em questão possui essas funções e se o valor desse serviço está incluso na mensalidade.
  • Integração. A ferramenta possibilita integração com o sistema de gestão financeira que você já utiliza em sua loja? Se não, analise se essa tarefa a mais não irá impactar no desempenho dos seus profissionais e também na segurança das informações do seu negócio.
  • Variedade. Quanto mais opções de pagamento, maior é a possibilidade de aumentar a conversão da sua loja online. Por exemplo: muitos clientes não usam cartão de crédito e deixam de comprar porque o site não oferece a possibilidade de pagamento via boleto.
  • Valores. Não adianta apenas escolher o sistema mais barato. Você precisa analisar, também: os valores cobrados por transação; os valores cobrados por serviços; as funcionalidades disponíveis incluídas na mensalidade; e a adequação do sistema para o volume de vendas do seu negócio.

Exemplos de ferramentas de pagamento online

As ferramentas de pagamento online apresentadas a seguir são as mais utilizadas em lojas virtuais brasileiras, de acordo com o portal Ecommerce Brasil. Confira!

1 – Cielo

ferramentas de pagamento online

Por fazer conexão direta com as bandeiras de cartão, é considerada uma adquirente. Oferece planos a partir de R$59,90/mês e é uma das ferramentas mais populares do país. O serviço não tem limite de vendas ou valores e conta com um monitoramento para evitar fraudes.

2 – Moip

ferramentas de pagamento onlineÉ um facilitador de pagamento, pois coordena as transações de forma integrada com as adquirentes. Os prazos para recebimento dos valores variam em cada caso e a plataforma oferece o Programa Venda Protegida de cobertura antifraude.

3 – Pagseguro

ferramentas de pagamento onlineTambém é um facilitador de pagamento e com um público já formado, que utiliza o Pagseguro para efetuar compras em outros sites. Um dos diferenciais da plataforma é a variedade de checkouts, que pode ser Padrão (abre uma outra janela para efetuar a transação), Lightbox (janela interna) ou transparente (integrado).

4 – Paypal

ferramentas de pagamento onlineEsta plataforma também é bastante utilizada no Brasil e tem a vantagem de conseguir intermediar transações no exterior. O Paypal trabalha exclusivamente com pagamento com cartões de débito e crédito. Você pode cadastrar a sua conta bancária de preferência e receber o valor em até três dias ou abrir uma conta no Paypal e receber em até 24 horas.

5 – Mundipagg

ferramentas de pagamento onlineO Mundipagg é um gateway de pagamento. Uma das vantagens da solução é que ela oferece integração com diferentes tipos de pagamento. Ou seja, o cliente pode fechar a compra pagando uma parte no cartão e outra no boleto, por exemplo, além de poder dividir o valor com outro comprador.

6 – PayU

ferramentas de pagamento onlinePara quem deseja expandir as vendas para a América Latina, esta é uma plataforma interessante, pois está presente em sete países do continente americano. O sistema também possui um módulo antifraude. O PayU possui um plano mais básico para lojistas virtuais iniciantes e outro para os que estão em nível avançado, que não conta com limite de transações.

Esperamos que essas dicas possam ajudá-lo a escolher a melhor ferramenta de pagamento para sua loja online. Se ficou com alguma dúvida ou gostaria de sugerir alguma plataforma, deixe um comentário abaixo!

Leia também: Como escolher a melhor plataforma de e-commerce para montar uma loja virtual

Imagens: Moip; FreepikFlaticon   |   Informações: Moip

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


1 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 4
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

1

comentários em "6 ferramentas de pagamento online para e-commerce que você precisa conhecer"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo