Ferramentas de pagamento online são essenciais para o sucesso de uma loja virtual. Afinal, quando o cliente compra pela internet, ele espera ter a possibilidade de escolher pagar com cartão, por boleto, via débito em conta ou até mesmo por débito automático.
No entanto, tantas opções acabam trazendo complexidade à gestão de recebimentos e até mesmo dando brecha para possíveis fraudes virtuais. Inclusive, segundo a pesquisa Consumer Card Fraud (2016), o Brasil foi o segundo país com maior número de fraudes com cartões nos últimos cinco anos.
Por isso, é essencial tomar cuidado na hora de escolher as ferramentas de pagamento online do seu e-commerce. Entenda quais são os tipos de plataformas existentes no Brasil e saiba o que levar em consideração na hora de escolher um (ou mais) sistema(s) para a sua loja online.
Existem três conceitos importantes relacionados às ferramentas de pagamento online que são importantes saber na hora de definir quais ferramentas de pagamento online utilizar em seu e-commerce. São elas:
1) Adquirentes.
São as plataformas que se comunicam diretamente com as operadoras de cartão de crédito e com os bancos. Quando a transação é aprovada, as instituições financeiras informa ao adquirente que, por sua vez, autoriza o processo de compra. Exemplo: Cielo.
2) Gateway.
É o sistema que realiza a comunicação entre as instituições financeiras e a loja. Mas ele não pode funcionar sozinho! Quando utilizar um gateway, a empresa precisa também ter um contato com uma adquirente. Exemplo: MundiPagg.
3) Subadquirentes.
Funcionam como plataformas intermediadoras entre adquirentes e as lojas. Como as subadquirentes possuem parceria com várias adquirentes, o lojista possui mais diversidade de opções de pagamento, o que é uma grande vantagem. Exemplo: Moip.
As ferramentas de pagamento online apresentadas a seguir são as mais utilizadas em lojas virtuais brasileiras, de acordo com o portal Ecommerce Brasil. Confira!
Por fazer conexão direta com as bandeiras de cartão, é considerada uma adquirente. Oferece planos a partir de R$59,90/mês e é uma das ferramentas mais populares do país. O serviço não tem limite de vendas ou valores e conta com um monitoramento para evitar fraudes.
É um facilitador de pagamento, pois coordena as transações de forma integrada com as adquirentes. Os prazos para recebimento dos valores variam em cada caso e a plataforma oferece o Programa Venda Protegida de cobertura antifraude.
Também é um facilitador de pagamento e com um público já formado, que utiliza o Pagseguro para efetuar compras em outros sites. Um dos diferenciais da plataforma é a variedade de checkouts, que pode ser Padrão (abre uma outra janela para efetuar a transação), Lightbox (janela interna) ou transparente (integrado).
Esta plataforma também é bastante utilizada no Brasil e tem a vantagem de conseguir intermediar transações no exterior. O Paypal trabalha exclusivamente com pagamento com cartões de débito e crédito. Você pode cadastrar a sua conta bancária de preferência e receber o valor em até três dias ou abrir uma conta no Paypal e receber em até 24 horas.
O Mundipagg é um gateway de pagamento. Uma das vantagens da solução é que ela oferece integração com diferentes tipos de pagamento. Ou seja, o cliente pode fechar a compra pagando uma parte no cartão e outra no boleto, por exemplo, além de poder dividir o valor com outro comprador.
Para quem deseja expandir as vendas para a América Latina, esta é uma plataforma interessante, pois está presente em sete países do continente americano. O sistema também possui um módulo antifraude. O PayU possui um plano mais básico para lojistas virtuais iniciantes e outro para os que estão em nível avançado, que não conta com limite de transações.
Esperamos que essas dicas possam ajudá-lo a escolher a melhor ferramenta de pagamento para sua loja online. Se ficou com alguma dúvida ou gostaria de sugerir alguma plataforma, deixe um comentário abaixo!
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