Ao contrário do que muitos pensam, vender não é uma tarefa fácil!
Primeiro que tirar pedido é uma coisa – quando o cliente já chega decidido de que vai levar e está disposto a comprar na sua loja, é muito mais fácil alcançar o objetivo de fechar o negócio. Agora, vender, convencer um consumidor a comprar com você, é algo totalmente diferente. É aí que a venda realmente acontece.
E você, lojista, sabe que para a grande maioria das pessoas que entram em sua loja o segundo cenário é muito mais comum?
Portanto, pensando em ajudá-lo a obter bons resultados quando você precisa de fato vender, listamos a seguir algumas das principais dificuldades encontradas na hora do atendimento ao cliente e, claro, indicamos ações para superar esses obstáculos e vender mais. Acompanhe.
Conhecer as necessidades e as preferências do seu cliente é fundamental para oferecer aquilo que ele busca. Porém, nem sempre seus consumidores estarão dispostos a falar e fornecer as informações de que você precisa. É nessa hora que o verdadeiro processo de vendas acontece. Afinal, seria muito fácil se todo cliente chegasse com uma ficha completa com todos os dados sobre ele, certo? O vendedor precisa saber como abordar, quais perguntas fazer e também como ler a linguagem corporal do consumidor.
Ao longo dos últimos anos, apresentamos aqui no blog dicas valiosas para isso. Para ter acesso a elas, clique nos links abaixo:
Se o cliente só consegue focar no custo que o produto vai ter e não no que ele vai ganhar com aquela aquisição, uma coisa é certa: você não está sabendo mostrar os benefícios de forma clara para ele. Preço é algo relativo: se o consumidor acha caro, é porque pensa que não vale a pena fazer aquele investimento. O papel do vendedor é mostrar os motivos que justificam o valor e fazer o cliente mudar de percepção. Quando ele entender que tem a ganhar com aquela compra, passará a interpretar o preço como justo, e não caro.
Os dois artigos abaixo podem orientá-lo melhor sobre como agir nessas situações:
Muitas vezes você vai atender consumidores que insistem em dizer que o mesmo produto que sua loja vende está mais barato na concorrência. Por mais que na balança final isso seja de fato verdade, talvez os diferenciais da sua empresa compensem isso – e pode ser que seu vendedor não esteja sabendo como apresentá-los. De repente, você oferece uma garantia maior, entrega em um prazo menor e tem mais opções de modelos. É papel do vendedor mostrar ao cliente que vale a pena comprar em sua loja, mesmo que tenha que pagar um pouco mais caro por isso.
Nesse sentido, sugerimos que você leia os seguintes artigos:
A venda adicional é um dos principais desafios dos vendedores. Afinal, se o cliente já está decidido a levar um produto, como convencê-lo a comprar algo a mais? Muitos têm medo de acabar irritando o cliente nesse momento e fazer com que ele mude de ideia. Porém, é nessa hora que o bom profissional de vendas se destaca. É preciso saber o usar o conhecimento sobre o consumidor que foi adquirido durante o atendimento para não simplesmente oferecer um produto a mais, e sim mostrar que os benefícios que ele terá com aquele produto que está levando podem ser potencializados com outros itens.
Conheça, nos artigos a seguir, algumas dicas que revelam como fazer isso:
O vendedor fica um tempão conversando com o cliente e, na hora do fechamento, o consumidor acaba mudando de ideia. Essa é uma cena triste e muito comum no varejo. Saber direcionar a negociação para o fechamento é uma habilidade essencial dos grandes profissionais da área comercial. É preciso que o vendedor tome as rédeas da conversa e esteja o tempo todo sob controle no atendimento. Além disso, ele deve saber como agir e que palavras utilizar para incentivar a decisão final do consumidor.
Como fazer isso? É o que revelam estes artigos:
Esse é um problema que muitos lojistas estão enfrentando atualmente. A verdade é que as compras pela web já são uma realidade e, por isso, não há como lutar contra elas. O melhor a fazer é se adaptar ao mundo online e usá-lo a seu favor. Aliás, você só tem a ganhar com isso! Se você ainda não vende pela internet, deveria considerar começar a atuar nesse ambiente também. Mas mesmo sem uma loja virtual, é possível usar a web para atrair e conquistar clientes.
Temos alguns textos aqui no blog que podem ajudá-lo nesse sentido. São eles:
Produzindo esse artigo, percebemos que grande parte das dificuldades enfrentadas pelos lojistas já foram abordadas por aqui. Você acha que estamos esquecendo de alguma? Deixe um comentário dizendo qual é o seu principal obstáculo na hora de vender e nos ajude a deixar essa lista mais completa!