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6 lições do Airbnb para hotéis ou pousadas

6 lições do Airbnb para hotéis ou pousadas

Por Redação Blog Gazin Atacado • 16/05/16

Você já deve ter ouvido falar no Airbnb, o serviço online que ajuda pessoas do mundo todo a acharem uma acomodação durante suas viagens, não?

Para aqueles que não conhecem, aqui vai uma breve apresentação: o Airbnb é uma espécie de rede social que concentra acomodações espalhadas por diversas cidades, de diferentes países. Mas lá o usuário não encontra uma acomodação usual, como um hotel ou pousada. Por meio dessa ferramenta, os viajantes podem se hospedar na casa de moradores locais. Além disso, com o Airbnb, as pessoas podem também oferecer suas casas ou apenas um cômodo delas para turistas do mundo inteiro se hospedarem.

Se você é dono de um hotel ou pousada, sabe que isso significa que esse serviço é uma concorrência forte para o seu negócio, certo? Porém, como em toda relação de competitividade, sempre é possível aprender algo com o seu “oponente”.

Você já parou para pensar por que esse modelo de hospedagem tem crescido tanto? Analisar o que faz o Airbnb ter sucesso pode ajudar você a atrair mais hóspedes!

E é sobre isso que falamos a seguir. Saiba o que o seu hotel ou pousada pode aprender com o Airbnb e use isso como diferencial!

lições Airbnb (5)1. Foco nas recomendações dos clientes

O Airbnb faz parte da economia colaborativa. Negócios que se encaixam nesse modelo econômico têm como base a confiança para a realização de troca entre os usuários. Tanto o anfitrião (como é chamado quem fornece sua casa para hospedagem no Airbnb) precisa confiar que o hóspede não vai estragar o seu lar, quanto o hóspede precisa confiar que aquilo que está no site realmente condiz com a realidade.

Por isso, no Airbnb, tudo é centrado na comunidade de usuários em torno do mundo que indicam e recomendam os melhores lugares. Quanto mais bem recomendado é um lugar, maiores serão as chances de as pessoas o escolherem como sua acomodação. Essa indicação dos clientes – e a confiança das pessoas nessa comunidade – é uma das estruturas do negócio que fazem com que ele funcione de verdade.

PARA APLICAR EM SEU HOTEL:

Peça a indicação de seus clientes também! Solicite que eles deixem um depoimento sobre a estadia em alguns dos canais onde seu hotel estiver presente – pode ser no site da empresa, nas redes sociais ou mesmo em páginas de serviços como o TripAdvisor, por exemplo. Quanto mais recomendações de clientes satisfeitos você tiver, mais confiança e credibilidade terá e mais hóspedes irá atrair.

lições Airbnb (1)2. Utilização do storytelling

Storytelling é a técnica de contar histórias. No Marketing, essa prática é utilizada para chamar a atenção e engajar o público. O Airbnb sabe usar essa ferramenta como ninguém. O site da empresa é repleto de histórias: de hóspedes e de anfitriões, mostrando como é a experiência deles com o Airbnb. Confira um exemplo:

PARA APLICAR EM SEU HOTEL:

O seu hotel ou pousada também pode utilizar histórias para encantar seu público e conquistar mais hóspedes. Para entender melhor essa ferramenta e saber como utilizá-la em suas ações de Marketing, CLIQUE AQUI e leia o artigo que fizemos explicando o que é o storytelling e como usá-lo para divulgar o seu hotel ou pousada.

lições Airbnb (6)3. Criação de conteúdo qualificado

Outro grande ponto forte do Airbnb é que a empresa foca muito na criação de conteúdo qualificado, que atenda às necessidades de seus clientes. Os viajantes que procuram o Airbnb irão encontrar no site informações sobre a empresa, sobre os anfitriões, sobre os outros clientes, sobre as casas e apartamentos para alugar e, especialmente, sobre os lugares onde esses imóveis estão.

Dessa forma, quando alguém procurar no Google “O que fazer no Rio de Janeiro”, por exemplo, poderá encontrar uma série de dicas do próprio Airbnb. Assim, se esse usuário ainda não tiver onde ficar em sua viagem, é bem provável que fique mais propenso a utilizar o serviço do site.

PARA APLICAR EM SEU HOTEL:

Esse é um exemplo que definitivamente o seu hotel ou pousada precisa seguir! Cada vez mais as pessoas buscam conteúdo qualificado para ajudar no seu processo de decisão de compra. No mercado de viagens e turismo não é diferente. Para entender como o seu hotel ou pousada pode oferecer informações relevantes para o seu público, CLIQUE AQUI e confira nosso post sobre Marketing de Conteúdo.

lições Airbnb (2)4. Possuem uma forte presença digital

Até por conta da criação de conteúdo qualificado, o Airbnb possui uma forte presença digital. Além disso, todo o modelo de negócios dele é por meio de plataformas digitais – site e aplicativo. Se pensarmos que todo o processo de decisão dos consumidores atualmente acontece na web, estar presente no meio online – e ser encontrado pelo seu público nesse canal – é fundamental para o sucesso de qualquer empresa.

PARA APLICAR EM SEU HOTEL:

O Airbnb já nasceu no meio online, mas só porque o seu hotel não é um serviço web não quer dizer que também não possa ter uma forte presença na internet. Para ajudá-lo nesse sentido, sugerimos que leia estes dois artigos:

lições Airbnb (3)5. Experiência local

Viver em um lugar é uma experiência bem diferente de apenas visitá-lo, certo? Um dos grandes diferenciais do Airbnb é que eles incentivam os viajantes a vivenciarem a cidade onde eles estão como moradores locais, e não apenas como turistas.

Tudo começa, claro, pela escolha da estadia: se eles ficarem em uma casa de um morador da cidade, essa experiência local será mais facilitada. É como se fosse a própria casa deles naquela cidade. Tanto é que um dos bordões da empresa é. “Não visite um lugar, viva o lugar”.

PARA APLICAR EM SEU HOTEL:

Essa é outra importante lição que se pode aprender com o Airbnb. Mesmo que o seu modelo de hospedagem não seja uma casa ou apartamento, ainda assim o seu hotel ou pousada pode proporcionar a seus hóspedes uma experiência local. Aí vão algumas dicas para isso:

  • Crie um guia com o perfil de atividades de cada um dos bairros e regiões de sua cidade. Assim, você poderá indicar aos clientes lugares que tenham mais a ver com a personalidade deles. Essa é uma opção bem melhor do que sempre recomendar os mesmos pontos turísticos para todos.
  • Faça um material falando sobre a história da sua cidade, com informações sobre a população, sobre a gastronomia local, sobre a economia, etc. Isso vai ajudar os hóspedes a conhecerem melhor a cidade e a se conectarem de verdade com ela.

lições Airbnb (7)6. Atendimento às necessidades específicas

Até o momento, grande parte do que foi apontado aqui se refere aos hóspedes de turismo a lazer. No entanto, pensando em atender às necessidades específicas daqueles que viajam a trabalho, o Airbnb criou uma página apontando todas as vantagens que as empresas têm ao aproveitar os serviços de aluguel do site. Clique aqui e confira.

Essa é uma forma de a empresa direcionar seus benefícios a um público específico, oferecendo ferramentas voltadas para organizações, tal como um painel onde a empresa pode acompanhar detalhes como onde os funcionários estão hospedados, as datas de viagem e o total gasto.

PARA APLICAR EM SEU HOTEL:

Seu hotel ou pousada tem muito a aprender com isso. Afinal, o segmento de viagens corporativas é muito importante para a movimentação do turismo como um todo. Criar ações específicas para esse público vai gerar muitas oportunidades para o seu negócio. CLIQUE AQUI e confira nossas dicas sobre como aproveitar o turismo corporativo para movimentar o seu hotel ou pousada.

Gostou das dicas? Você já aplica alguma delas em seu hotel ou pousada? Deixe um comentário contando sua experiência e nos diga quais são suas principais dúvidas ou dificuldades. Você pode nos inspirar a criar nosso próximo post. 😉

Imagens: Freepik e Iconfinder

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