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7 fatores que influenciam as compras pela internet

7 fatores que influenciam as compras pela internet

Por Redação Blog Gazin Atacado • 31/05/16

A venda pela internet cresce continuamente. Em 2015, apenas no Brasil, 39,1 milhões de consumidores compraram pelo menos uma vez pela web – um aumento de 3% em relação ao ano anterior. Ao todo, o e-commerce brasileiro movimentou R$ 41,3 bilhões no ano passado, apresentando um crescimento de 15,3% em comparação ao montante obtido em 2014.

No entanto, ainda há um grande potencial de crescimento de venda no ambiente digital. Muitos consumidores deixam de comprar pela internet por questões como frete lento e falta de atendimento humanizado, por exemplo.

Mas esses não são os únicos fatores que influenciam a decisão de compra no ambiente virtual e que podem ser melhor explorados pelas empresas. A seguir, apresentamos sete que merecem sua atenção. Acompanhe!

como vender mais na internet (2)1) Atendimento eficiente e humanizado

De acordo com o estudo Webshoppers, um dos relatórios mais sólidos e respeitados sobre o comércio eletrônico, na hora de escolher uma loja on-line, 70% dos consumidores consideram um pós-venda eficiente para a resolução dos problemas como um diferencial a ser levado em conta. A rapidez na assistência também é um fator importante. Os clientes que compram pela internet, muitas vezes, sentem falta de um atendimento mais pessoal e menos “robotizado”.

Destaque: os clientes querem manter contato com a loja virtual depois da compra. Um dos canais citados foi o WhatsApp. Clique aqui e saiba como usar essa ferramenta para se comunicar com o seu público.

atendimento compra online

como vender mais na internet (3)2) Entrega rápida e inteligente

No que se refere à entrega, quem compra pela internet tende a optar por lojas que oferecem um serviço de rastreamento do pedido. Além disso, a agilidade na entrega e o cumprimento do prazo também são questões importantes para os e-consumidores.

Destaque: muitos entrevistados indicaram que gostariam de ter mais opções de frete e modelos de entrega para escolher na hora de comprar pela internet. Um dos pedidos mais comuns foi o de ter a possibilidade de comprar pela web e retirar na loja física. Essa é uma tendência forte do varejo atual e futuro, sobre a qual falamos nesse relatório: http://bit.ly/varejo_tendencias

entrega compra online

como vender mais na internet (7)3) Possibilidade de trocar produtos e agilidade no processo de troca

Os compradores virtuais afirmaram que comprariam ainda mais na web se as lojas on-line tivessem mais agilidade e eficiência na hora de trocar os produtos. Além disso, eles também querem que as empresas que atuam na internet garantam a possibilidade de troca e devolução dos itens comprados pela ambiente virtual – questão que, muitas vezes, não está disponível, fazendo com que o cliente deixe de comprar.

troca e devolução compra online

como vender mais na internet (4)4) Promoções e programas de fidelidade

O preço é um fator importante para os clientes que compram pela internet. No estudo Webshoppers, eles afirmaram que comprariam mais se as lojas on-line dessem mais descontos para pagamentos à vista e se oferecessem mais promoções exclusivas para esses canais.

Destaque: mais da metade dos entrevistados disse que uma das questões que influencia a decisão de compra pela internet é o fato de a loja oferecer programas de fidelidade com pontuações que valem benefícios futuros. Clique aqui e aprenda como criar um programa de fidelidade para sua loja e se destaque no varejo virtual.

promoções compra online

como vender mais na internet (1)5) Formas de pagamento diversificadas e facilitadas

Outro fator relacionado ao preço é a questão das formas de pagamento. Os clientes que compram on-line querem poder parcelar sem juros e pagar de forma facilitada (sem formulários gigantes, por exemplo). Além disso, é preciso oferecer diversidade de modelos de pagamento – desde cartão de débito, de crédito, boleto e até a possibilidade de transferência bancária.  

formas pagamento compra online

como vender mais na internet (6)6) Segurança e credibilidade do site

Muitos consumidores deixam de comprar na web por não terem segurança nesse modelo de venda. O estudo mostrou que na hora de comprar pela internet as pessoas prezam, em primeiro lugar, pela segurança dos seus dados. Além disso, o site precisa passar total confiança e credibilidade (com selos e certificações de segurança).

Destaque: grande parte dos entrevistados disse que, nesse sentido, sempre consulta previamente a reputação da loja on-line para ter certeza de que é seguro comprar nela. Quer ter acesso a cinco dicas para passar credibilidade em sua loja virtual? Clique aqui!

segurança compra online

como vender mais na internet (5)7) Possibilidade de comprar via dispositivos móveis

Nesta pesquisa, mais da metade dos entrevistados afirmaram que o site da loja deve estar preparado para receber os usuários de smartphones/tablets. E esses canais devem ganhar cada vez mais destaque.

Em 2015, o e-commerce brasileiro faturou cerca de R$ 5 bilhões em vendas via dispositivos móveis – representando 12% do faturamento total do comércio eletrônico nesse ano. E de acordo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), cerca de 30% das compras em lojas virtuais em 2016 serão feitas por essas ferramentas.

Destaque: os consumidores on-line querem receber mensagens da loja diretamente em seus smartphones, avisando sobre oportunidades de compras em lojas físicas próximas a ele. Esse público também quer que as lojas tenham seus próprios aplicativos de compra. Tudo isso está relacionado ao mercado O2O. Para saber mais sobre essa tendência, clique aqui.

mobile compra online


Se você tem uma loja on-line e quer aprender a impulsionar suas vendas, fique ligado aqui no blog, pois semanalmente postamos conteúdos específicos para ajudar a movimentar suas vendas na web. Para ler todos os artigos já publicados sobre esse tema, basta clicar aqui: blog.gazinatacado.com.br/tag/e-commerce 

E se você ainda não tem um e-commerce, gostaria de atuar no ambiente digital, mas não sabe por onde começar, a Gazin Atacado pode ajudá-lo a dar seus primeiros passos nas vendas on-line. Conheça o programa Parceiro Gazin e saiba como você pode vender na web sem precisar de estoque extra para isso:

 Boas e-vendas!

Informações: Relatório Webshoppers
Imagens: Freepik; Iconfinder

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comentários em "7 fatores que influenciam as compras pela internet"

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  1. Monica Zappa disse:

    Com certeza o fato de um site oferecer algo em troca pela compra como a fidelização e desconto em uma próxima compra garante que o consumidor volte mais vezes. E por esse motivo comprar com um cupom de desconto tem ganhado com os passar dos tempos mais popularidade. Gosto muito de comprar no Submarino https://www.saveme.com.br/cupom-desconto/submarino, Americanas e Walmart com cupons. Vale a pena.

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