Já falamos diversas vezes aqui no blog sobre a importância do feedback para garantir o bom funcionamento de sua loja e promover um clima agradável entre a sua equipe.
E não podia ser diferente. Afinal, o feedback tem mesmo o poder de ajudar a desenvolver profissionais de vendas, aumentar a credibilidade de gestores e fortalecer o relacionamento entre líder e equipe. Porém, para isso, precisa seguir algumas “regrinhas básicas”, pois quando feito de maneira errada, o feedback pode ter efeitos contrários e trazer grandes danos a uma empresa.
Para garantir que a maneira errada não seja a padrão na sua empresa, apresentamos a seguir os sete principais erros que os gestores cometem na hora de dar feedback e revelamos como você pode evitar essas falhas aí em sua loja. Acompanhe!
O papel do líder quando dá feedback não é julgar a pessoa, e sim o profissional. Portanto, foque o seu feedback nas atitudes profissionais do seu funcionário, não nas características pessoais dele. Se ele, por exemplo, não trabalha bem em equipe, ao invés de dizer que é “esnobe” ou “arrogante”, diga que ele precisa compartilhar mais informações e tarefas com o time.
Isso vale tanto para feedbacks negativos quanto para os positivos. Não basta apenas dizer que o vendedor é muito bom ou que ele está deixando a desejar. É essencial apontar exatamente no que ele está acertando ou errando, indicando ações a serem tomadas em relação a isso.
Evite utilizar palavras que generalizem as ações, tais como “sempre” ou “nunca”. Isso desestimula o profissional e o coloca na defensiva, pois ele vai achar, por exemplo, que você sempre verá só o lado ruim e nunca irá valorizar as atitudes positivas dele.
Antes de chamar um profissional para dar um feedback, tenha certeza de que as informações que você tem estão corretas. Não conte apenas com o que lhe falaram, tenha dados concretos em mãos. Nada pior que cobrar algo e descobrir que o errado, na verdade, era você.
Não importa o quão íntimo você seja do colaborador para o qual está dando feedback, ser profissional e não fazer piadas para falar das questões da empresa faz parte do código de ética de qualquer líder. Isso, claro, vale para todas as horas, não só na hora de dar feedback – brincar com a aparência, com a família ou com qualquer questão pessoal do funcionário nunca é correto.
É por conta desse erro que tanta gente detesta feedback. Esse não precisa ser um momento de terror dentro da empresa. Faça do feedback uma ferramenta não só de cobrança, mas também de valorização e, principalmente, de desenvolvimento.
Muita gente espera o final ou o início do ano para dar um feedback geral para os funcionários. Isso prejudica o relacionamento com os profissionais e também a eficiência dessa ferramenta, pois você demora para dar retorno sobre as coisas que acontecem no dia a dia e o feedback acaba se tornando algo mais simbólico do que efetivamente útil.
Imagens: freepikComo dar feedback a seus vendedores
Agora que você já sabe quais são os principais erros, está na hora de aprender como dar um feedback que ajude de verdade seus vendedores e sua empresa a crescerem. CLIQUE AQUI e leia o post em que apresentamos sete dicas sobre como usar essa ferramenta de maneira eficiente. Depois, é só colocá-las em prática e colher os resultados positivos!