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7 perguntas que todo líder deveria fazer à sua equipe

7 perguntas que todo líder deveria fazer à sua equipe

Por Redação Blog Gazin Atacado • 29/02/16

Você já sabe da importância que as perguntas têm no processo de vendas, certo? Até já falamos sobre isso aqui no blog (clique aqui e confira). Mas perguntar também é fundamental na gestão de sua loja.

Assim como os vendedores precisam investigar as necessidades de seus clientes, você, líder de vendas, precisa entender as opiniões, ideias e demandas de sua equipe. E, para isso, nada melhor do que fazer algumas perguntas para saber o que eles pensam. 

Ao questionar seus funcionários, você estará dando abertura para eles participarem da gestão e terá uma visão mais ampla sobre sua empresa e as pessoas que fazem parte dela. Você pode, ainda, identificar os problemas que não conhecia e criar oportunidades para fazer seu negócio funcionar ainda melhor.

Sabendo disso, apresentamos, a seguir, as sete perguntas que todo líder deveria fazer à sua equipe para entender seus funcionários e encontrar as melhores maneiras de fazer sua empresa crescer. Saiba quais são e comece a incluí-las em sua rotina de conversa com os colaboradores. Isso fará bem para o ambiente corporativo, para o crescimento de seus profissionais e inclusive para suas vendas!

1) Quais são seus objetivos pessoais?

gestão de vendas 1Se você entender os objetivos pessoais dos colaboradores da sua empresa e souber conectá-los às metas que eles têm na loja, terá uma equipe altamente motivada. Por exemplo: se o sonho de seu vendedor é fazer uma viagem internacional, você pode oferecer um bônus para ajudá-lo a realizar esse sonho caso ele consiga duplicar a meta de venda do mês.

E aí, você sabe qual é a principal motivação de seus funcionários?

Pergunta complementar: como trabalhar aqui pode ajudar você a alcançar esse sonho?

Essa pergunta vai ajudá-los a entender essa relação e a até sugerir formas de alinhar os objetivos deles com os da loja. 

2) Como posso servi-lo melhor?

gestão de vendas 2Nunca esqueça que ajudar seu time a trabalhar de forma cada vez melhor é o seu papel como líder. Fazer esse tipo de pergunta vai mostrar ao time que você está dedicado a cumprir essa missão. Além disso, vai ajudá-lo a entender demandas específicas de cada um dos profissionais que você lidera.

Pergunta complementar: que impacto isso teria para você e para o time?

Assim, você vai entender como pode ajudar melhor seus funcionários e de que forma isso impactaria no dia a dia de trabalho deles, podendo ajustar processos já existentes ou criar novos.

3) Qual é o principal obstáculo que impede você de alcançar seus objetivos pessoais?

gestão de vendas 3Essa é uma maneira de efetivamente ajudar seus funcionários. Pode ser que eles estejam com um problema e não consigam encontrar uma solução. Ao compartilhar essa dificuldade com você, ele poderá ter uma visão diferente do cenário e você pode ajudá-lo a resolver a questão. Pode ser que um conselho seu seja o suficiente para que ele elimine o tal obstáculo. Isso irá contribuir para o relacionamento entre vocês e, consequentemente, melhorará o desempenho do profissional.

Pergunta complementar: como a superação desse obstáculo irá ajudar você?

Esse questionamento faz com que o funcionário visualize o futuro com o possível alcance do seu objetivo, dando-lhe ainda mais motivação para trabalhar na sua empresa.

4) Quem são as pessoas na empresa que você mais admira?

gestão de vendas 4Uma empresa é muito mais que um organograma com determinados cargos e funções, ela é, na verdade, formada por uma rede de relacionamentos internos. Você, como líder, precisa entender quem são os influenciadores e as pessoas com maior credibilidade dentro desse cenário. Fazendo essa pergunta ao time, você vai identificar quem são os profissionais em destaque na empresa.

Pergunta complementar: por quê?

É preciso entender os motivos que fazem essas pessoas serem admiradas pelos outros profissionais da empresa. Assim, você conseguirá identificar as ações e comportamentos que seu time almeja alcançar e ajudá-los nesse sentido.

5) O que há de errado na loja? Quais são suas dificuldades no dia a dia?

gestão de vendas 5Ao pedir a opinião dos funcionários sobre o que poderia ser melhorado na loja, você conseguirá uma variedade de pontos de vista e entenderá os desafios deles no trabalho. Talvez você identifique que determinado profissional deveria estar em outra área ou que precisa trocar o software de vendas, por exemplo.

Pergunta complementar: como podemos melhorar isso?

Além de dar espaço para que eles possam dizer o que há de errado, é preciso também dar liberdade para que os profissionais deem ideias de melhoria. O problema e a solução podem vir desse debate. 

6) O que você mais gosta no seu trabalho?

gestão de vendas 6Essa pergunta vai ajudar você a entender quais são as questões que seus funcionários mais valorizam no trabalho e, assim, poderá investir em ações parecidas para motivá-los ainda mais. Por exemplo: pode ser que o que seus vendedores mais gostam no trabalho seja a flexibilidade de horário, ou a gratificação por meio de bônus. Ciente disso, você saberá que deve manter a flexibilidade e usar os bônus como forma de incentivá-los a vender mais.

Pergunta complementar: o que você já alcançou e o que espera alcançar aqui na loja?

Isso vai mostrar a evolução dos seus profissionais e também apontar as ambições deles em relação ao trabalho.

7) Como podemos atender melhor nossos clientes?

gestão de vendas 7Seus funcionários, que estão diretamente atendendo seus clientes, são as pessoas que mais conhecem o seu público. Portanto, nada mais natural do que pedir a opinião deles sobre o que poderia ser feito para melhorar o atendimento. Além de conseguir várias ideias, seu time sentirá que o conhecimento dele é valorizado.

Pergunta complementar: de que forma podemos melhorar os resultados da loja?

Entenda que seus funcionários podem ter excelentes ideias para melhorar as vendas e diminuir os custos. Conversar com eles para conhecer essas ideias faz parte do caminho do sucesso.

gestão de vendas 8

Se você não perguntar, nunca vai entender o que está errado e o que pode ser melhorado. Faça essas perguntas ao seu time regularmente. Essa é uma maneira de os profissionais desabafarem e darem suas opiniões – o que contribui para que se sintam mais valorizados e mais motivados a trabalhar para você.

DICA: Ao realizar esses questionamentos, deixe claro que nem sempre você poderá resolver todas as reclamações e nem atender a todas as sugestões, mas que fará o possível para tornar o ambiente mais agradável, os processos mais eficientes e o trabalho mais gratificante para os profissionais.

Boas vendas!
 
Informações: AmericanExpress Forum
Imagens: Freepik

 

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