Seja você um profissional de vendas que quer se desenvolver ou um gestor do varejo que deseja treinar sua equipe comercial, as dicas a seguir irão ajudá-lo a alcançar seu objetivo. Conheça sete maneiras de evoluir como profissional e ser um vendedor melhor e mais eficiente, coloque-as em prática e veja os resultados aparecerem!
Verdade seja dita: o verdadeiro campeão de vendas não necessariamente é aquele que vende mais, mas sim aquele que sabe vender com qualidade!
Por exemplo:
Nesse sentido, a qualidade do atendimento prestado pelos vendedores é fundamental para a sustentabilidade de um negócio no varejo. E, é claro, para o sucesso do profissional.
É esse tipo de vendedor que você quer ser ou quer ter na sua equipe? Saiba como fazer isso!
“Caro” ou “barato” é relativo. A percepção do cliente sobre o custo de um produto ou serviço depende de como o vendedor “vende” o item.
Se o profissional consegue demonstrar os benefícios que irão ajudar o cliente a acabar com uma dor ou uma necessidade, o preço deixa de ser um problema. Agora, se o vendedor não consegue mostrar de que maneira o item pode ser verdadeiramente útil para o consumidor, ele vai achar que está caro! Não importa o número na etiqueta; qualquer produto se torna caro quando não é útil para quem o compra.
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Quer ser um vendedor melhor? Seja um especialista nos produtos que vende!
Com um profundo conhecimento sobre o mix da sua loja, os clientes perceberão mais credibilidade em sua fala e você conseguirá resolver os problemas e as necessidades dos consumidores com mais efetividade.
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Para ser um bom vendedor é importante estudar o perfil e as preferências do público que você atende, entendendo o que buscam os clientes, do que eles gostam e do que não gostam.
Para isso, analise as reclamações do SAC, faça perguntas para os clientes durante o atendimento e estude o comportamento deles nas redes sociais. Conhecendo melhor as pessoas que compram na sua loja, você poderá adequar o atendimento para aumentar a satisfação dos consumidores.
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Não é apenas papel do gestor da loja acompanhar as tendências do mercado. A equipe de vendas também precisa estar a par das principais movimentações do varejo. Isso é importante porque, muitas vezes, essas transformações apontam também para mudanças no comportamento do consumidor.
Nesse sentido, o vendedor precisa entender o comportamento do consumidor atual e as tendências do varejo para que o atendimento oferecido esteja de acordo com as expectativas dos clientes e alinhado ao mercado.
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Os campeões de vendas sabem que detalhes contam muito na hora de conquistar um novo cliente. Por isso, cuidam atentamente da sua linguagem corporal (gestos, postura, posicionamento, trajes etc.). Além disso, eles também observam os sinais enviados por prospects e clientes durante a negociação.
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Esse é um conselho importante para quem quer ter êxito em qualquer profissão. No caso dos vendedores do varejo, é ainda mais crucial, pois o mercado está em constante evolução. A cada dia surgem novas ferramentas e tecnologias que impactam diretamente a forma de vender e de se relacionar com os clientes. Quem diz hoje que não tem mais nada para aprender sobre varejo, certamente ficará para trás amanhã!
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Inteligência emocional é a habilidade de identificar, usar, entender e gerenciar suas próprias emoções (e a dos outros) de forma positiva – para aliviar o estresse, se comunicar melhor e superar conflitos e desafios de forma mais calma.
Quando o vendedor tem inteligência emocional, ele consegue prestar um bom atendimento – seja para um cliente feliz ou para um consumidor mal-humorado.
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Essas são algumas das nossas principais dicas sobre como ser um vendedor melhor. Esperamos que elas possam ajudá-lo a evoluir em sua carreira profissional. E se tiver mais algumas sugestões sobre como aprimorar a performance de vendas, deixe um comentário abaixo com a sua indicação! Sua sugestão pode deixar este artigo ainda mais interessante!
Sucesso e boas vendas!