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A experiência do usuário no e-commerce – o que é e como aplicar em sua loja online

A experiência do usuário no e-commerce – o que é e como aplicar em sua loja online

Por Redação Blog Gazin Atacado • 6/07/15

Você já deve ter ouvido falar por aí nessa tal de “experiência do usuário”. Mas você sabe o que isso significa na prática? Como pode aplicar isso em sua loja online? É o que vamos explicar neste artigo. Saiba o que significa oferecer uma experiência do usuário eficiente no e-commerce e qual é a importância disso para suas vendas. 


O que é

experiencia do usuario 1

A expressão “experiência do usuário” vem do inglês – User Experience, ou UX. Um site que se preocupa com UX é aquele que coloca as necessidades, os desejos e as preferências do usuário – no caso, seu cliente – como ponto central de tudo. Ou seja, uma loja virtual focada na experiência do usuário tem os produtos e as informações voltados ao perfil de cada público, de cada consumidor.

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Por que é importante

Trabalhar o UX em sua loja online é importante porque garante não só que o consumidor feche a compra, mas que ele saia realmente satisfeito, que recomende sua loja e volte a comprar com você.

3 MANEIRAS DE APLICAR O UX NO SEU E-COMMERCE  

O objetivo de fornecer uma experiência do usuário é fazer com que as necessidades específicas de cada um de seus clientes sejam atendidas de forma direta e fácil. Por isso, para ter uma loja online com UX, você precisa conhecer muito bem seu público. Ao entender a visão dos seus clientes, você poderá entender o processo de compra pelo ponto de vista deles. E isso aumenta suas chances de sucesso!

Nesse sentido, estas são as dicas que damos para você aplicar o UX no seu e-commerce:

1. Atendimento personalizado

Covered_food_tray_on_a_hand_of_hotel_room_service_128É preciso saber o que seus consumidores buscam, o que gostam (e o que não gostam), quais são suas preferências de produtos para, assim, poder oferecer exatamente o que se encaixa nas necessidades e desejos deles. Isso tem muito a ver com a personalização do atendimento. Sugerimos que você leia o artigo que escrevemos sobre como oferecer um atendimento direcionado a cada um de seus clientes, pois vai lhe ajudar a entender como aplicar isso no e-commerce. Clique aqui e confira.

2. Marketing de conteúdo

Computer_and_books_studying_tools_128É importante entender que a UX no seu e-commerce vai muito além da loja online. Ela começa antes mesmo de o cliente entrar no seu site, aliás. A forma como sua marca se posiciona na web – em blogs, redes sociais ou site institucional – também influencia na experiência do usuário. Pode ser que antes de oferecer um produto, seja necessário oferecer informações sobre esse produto. Nesse sentido, o Marketing de Conteúdo é muito efetivo, pois ajuda a conectar sua marca e os consumidores por meio de materiais que auxiliam na tomada de decisão de compra do cliente. Clique aqui e saiba mais sobre esse assunto – e sobre como colocá-lo em prática.

3. Facilidade no processo

Online_shopping_128Você viu nesse post aqui que um dos motivos que fazem os clientes desistirem da compra online no último momento são os cadastros muito longos, que deixam o processo demorado e cansativo. Coloque-se no lugar do cliente: você não quer perder um tempão para finalizar uma compra, certo? E o mesmo vale para todo o percurso da venda. Garanta que a navegação no site seja rápida e também que seja fácil. Não complique as coisas para não afugentar seus consumidores.

Por mais que a tecnologia evolua, entender o cliente e entregar o que ele busca é uma premissa básica de venda que nunca muda. Conheça seu público para vender mais e melhor, fidelizando clientes e fortalecendo a imagem de sua marca.

 

Imagens: freepik

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