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A importância da comunicação interna para os bons resultados em vendas

A importância da comunicação interna para os bons resultados em vendas

Por Redação Blog Gazin Atacado • 8/06/15

Já falamos algumas vezes aqui no blog sobre a importância de cuidar da comunicação entre sua loja e o cliente para melhorar seus resultados, não é mesmo? No entanto, sobre comunicação interna nunca falamos, e, acredite se quiser, isso também pode influenciar as vendas do seu negócio!

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Afinal, comunicação é o grande segredo para ter uma equipe unida, preparada, alinhada e motivada! E tudo isso é essencial para conquistar bons resultados em vendas.

Duvida? Então conheça os sete principais benefícios que uma boa comunicação interna pode trazer para sua loja e saiba como isso interfere em suas vendas. Você vai se convencer a cuidar melhor da comunicação interna da sua loja!

1. Todos sabem para onde estão indo

O gerente fala uma coisa e, tempos depois, fala outra totalmente diferente.

Se tem algo que pode deixar seus funcionários perdidos são as falhas na comunicação.

Quando realizada de forma coerente, a comunicação interna deixará toda a equipe alinhada quanto aos objetivos da empresa. E com certeza esse alinhamento vai se refletir para o cliente, que verá que todos da loja estão organizados e falando a mesma língua.

2. Feedback mais rápido e sincero

3Quando a comunicação do líder com a equipe é ruim, mesmo que ele tente, não consegue realizar um feedback eficiente. Isso porque se o gestor não se comunica apropriadamente, seus liderados ou terão medo de falar com ele ou não terão vontade de se abrir e dar sua opinião.

Quando o líder tem uma comunicação aberta com a equipe, consegue feedbacks rápidos e sinceros, podendo identificar falhas a tempo de corrigi-las. Assim, a equipe está sempre em evolução, melhorando cada vez mais – e os clientes com certeza sentirão isso.

3. Equipe mais unida

Quando há uma comunicação fluindo de maneira organizada e efetiva, há uma maior interação tanto entre líder e equipe, quanto entre os vendedores. A comunicação facilita a interação, a troca de conhecimento e de informações. Isso deixará seu time mais unido, trabalhando em prol dos objetivos da loja. Além disso, se a comunicação é aberta, fofocas e especulações que podem causar desentendimento entre os profissionais são mais raras.

4. Diminuição de mal entendidos

1Pare para pensar: quantos erros e reclamações que acontecem em sua loja poderiam ser evitados se houvesse uma melhor comunicação?

Pois é, falhas como não passar as informações à sua equipe de forma clara e objetiva causam confusões e mal entendidos. E isso, novamente, vai ser percebido pelo seu consumidor. Talvez você só saiba que cometeu um erro na comunicação quando receber a reclamação de um cliente. Por isso, preste atenção na forma como se comunica e transmite mensagens aos profissionais de sua loja.

5. Sem comunicação, sem motivação

Imagine trabalhar em um lugar em que você nunca é informado do que está acontecendo, nem de quais são os objetivos da empresa. Uma loja onde você não tem liberdade para conversar com seu líder ou dar sua opinião. Nada animador, certo? E é por isso que a comunicação é importante também para manter sua equipe motivada a trabalhar e a buscar fazer sempre o melhor. E a motivação ajuda nas vendas, porque um time feliz com o seu trabalho, vende mais – e melhor!

6. Maior conhecimento sobre a loja

4É fundamental que os profissionais conheçam bem a empresa em que trabalham, certo? Certo! Mas nem sempre isso acontece. E muitas vezes nem é culpa do próprio profissional. A sua loja precisa ter uma cultura de comunicação aberta entre a equipe. Quanto mais os vendedores conhecem a empresa, mais eles se sentirão parte do time – e melhor trabalharão.

7. Retenção de talentos

O item acima influencia diretamente neste daqui: retenção de talentos. Afinal, quando há uma boa comunicação, o vendedor sente-se verdadeiramente parte do time da loja, sabe exatamente quais são os objetivos da empresa e está motivado a ajudar você a alcançá-los. E tudo isso conta muito para os profissionais.

Além de salário justo, saber que seu trabalho e sua opinião são valorizados faz com que os vendedores permaneçam mais tempo motivados trabalhando em uma empresa. E quanto mais sólida e experiente for sua equipe, melhor seus clientes serão atendidos.

E aí, convencido a trabalhar melhor sua comunicação interna? 😉

Como anda a comunicação em sua loja? Seus vendedores têm liberdade para se comunicar com os líderes? Além de receberem informações, eles também são ouvidos? Deixe um comentário sobre sua opinião e experiência no assunto. Queremos aprender com você! 

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