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A importância da conveniência nos processos de compra no varejo

A importância da conveniência nos processos de compra no varejo

Por Redação Blog Gazin Atacado • 27/08/18

Rapidez e conveniência na hora de comprar.

De acordo com um estudo da consultoria Euromonitor, estas são duas das principais demandas do consumidor atual, e ambas influenciam diretamente a decisão de compra deles.

E a Euromonitor não é a única que defende esta visão.

Segundo a Trendwatching, uma das principais tendências do varejo na atualidade é a automação dos processos comerciais, com foco em oferecer mais conveniência, praticidade e personalização aos consumidores.

Além disso, um relatório da McKinsey aponta que a busca por processos de compra mais convenientes irá moldar o comportamento do consumidor do futuro.

Ou seja, a conveniência é uma necessidade e demanda central dos consumidores da atualidade, e isso deve se fortalecer ainda mais no futuro.

Sua loja está preparada para atender a essa demanda?

O que é conveniência, afinal?

conveniência

Muitas pessoas relacionam conveniência ao uso de tecnologias para aprimorar processos. Faz sentido. Afinal, plataformas digitais – como o mobile e a própria internet, com o e-commerce – realmente podem oferecer mais conveniência e agilidade.

Um exemplo nesse sentido é a loja física da Amazon, em que todos os processos são feitos por dispositivos móveis (da leitura dos produtos ao pagamento), utilizando tecnologias avançadas como inteligência artificial e visão computacional.

No entanto, conveniência não se faz apenas por meio da tecnologia.

O grande segredo para adotar essa tendência de forma eficiente é focar nas necessidades do consumidor.

De nada adianta, por exemplo, oferecer pagamento móvel pelo celular se o seu público não utiliza esse tipo de ferramenta. Assim, ao invés de gerar conveniência, você acabará gerando atrito no processo de compra. Não é o que você quer, certo?

Na prática!

Então, se você quer que sua loja seja mais conveniente, precisa se perguntar:

— Quais são os produtos e serviços que poderiam facilitar a vida do meu cliente?

As lojas de conveniência do Japão – chamadas konbinis – são um exemplo claro de como ser conveniente sem necessariamente ter que investir em plataformas digitais.

O segredo para o sucesso dos konbinis é que eles oferecem uma grande variedade de produtos, serviços e processos que estão diretamente ligados às necessidades dos seus clientes no dia a dia. Os konbinis são verdadeiramente convenientes para seus consumidores!

Aprenda mais no vídeo abaixo:

Viu, só?

Para ser inovadora e oferecer processos mais convenientes para os clientes sua empresa precisa, antes de tudo, se preocupar em atender as necessidades e preferências do seu público!

Quer aprender algumas dicas práticas sobre como gerar mais conveniência nos processos de sua loja? CLIQUE AQUI e confira a segunda parte deste artigo!

Imagens: Bigstock; Freepik
Informações: Sebrae Trends

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