Nossas Sugestões

A importância do café da manhã e as tendências desse serviço na hotelaria

A importância do café da manhã e as tendências desse serviço na hotelaria

Por Redação Blog Gazin Atacado • 20/11/16

Você já deve ter ouvido falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Pois saiba que, para os seus hóspedes, esse é um dos momentos mais esperados da estadia.

A verdade é que, para alguns clientes, toda a experiência de ficar hospedado em um hotel não será completa sem o café da manhã. Além disso, o desjejum é fator fundamental para que o viajante escolha o seu hotel. Uma pesquisa realizada pelo site Hotels.com mostrou que o café da manhã é um dos serviços mais importantes para os clientes na hora de escolher em qual estabelecimento ficar – perdendo apenas para a Wi-Fi.

Entenda a seguir por que esse serviço é tão importante para os hóspedes, saiba quais são as principais tendências nessa área e descubra como seu hotel ou pousada pode incrementar a renda por meio do café da manhã.

O café da manhã e a experiência do hóspede

Você já parou para pensar sobre os motivos que fazem essa primeira refeição do dia ser tão especial para os hóspedes? 

Tradição da hotelaria

cafe-da-manha-hotelaria-6Quando alguém faz um café da manhã caprichado, é comum as pessoas dizerem que “parece um café da manhã de hotel”. Isso porque essa refeição está totalmente atrelada à experiência da hospedagem. Quando fazem uma reserva, os seus clientes esperam ansiosamente por esse momento.  

Comodidade

Quem não gosta de acordar e ter o café da manhã pronto esperando? Esse é outro motivo que faz com que esse serviço seja importante para seus hóspedes. Eles podem se programar e acordar mais tarde, sabendo que não precisarão se preocupar com isso pela manhã.

cafe-da-manha-hotelaria-2Praticidade

Além disso, é possível que muitos dos seus hóspedes estejam explorando a região em que seu hotel ou pousada fica. Se eles não tiverem que se preocupar em encontrar um lugar para tomar café da manhã, conseguirão economizar tempo para poderem passear com mais calma.

Tendências de café da manhã

Além dos pratos tradicionais que os clientes esperam do “café da manhã de hotel” – tais como omelete, cachorro-quente, cereais etc. –, é preciso estar atento a algumas tendências de alimentação que podem fazer diferença para que o viajante escolha o seu hotel para ficar. Veja a seguir algumas delas:

Opções saudáveis

cafe-da-manha-hotelaria-7Muitas pessoas estão buscando um estilo de vida mais saudável e isso, claro, se reflete nas escolhas que elas fazem do que e onde comer. Por isso, se o seu hotel quer atrair os viajantes desse grupo que se preocupa com a saúde, precisa oferecer opções nutritivas e balanceadas para o café da manhã, por exemplo:

  • Alimentos com baixo teor de gordura, açúcar e sal.
  • Muitas opções de frutas.
  • Possibilidade de personalizar o prato, deixando-o mais adequado às preferências dos hóspedes – fazendo uma omelete só de claras, por exemplo.
  • Opções naturais, sem conservantes – quanto menos itens industrializados, melhor.
  • Produtos veganos (sem nenhum ingrediente de origem animal).

Alimentos orgânicos

cafe-da-manha-hotelaria-10Seguindo a linha da tendência anterior, oferecer opções de alimentos orgânicos (cultivados sem o uso de agrotóxicos) pode ser um diferencial e tanto para o seu hotel.

E a questão aqui vai muito além da alimentação em si, pois comprar produtos orgânicos estimula a economia local e estabelece uma visão mais consciente do que se consome – o que, novamente, pode ser o que fará seu hotel ser escolhido por hóspedes que defendem essas atitudes.

Smoothies

cafe-da-manha-hotelaria-11É só dar uma olhada no Instagram que você verá centenas de fotos dos famosos “smoothies” – que nada mais são do que batidas de frutas e legumes.

Oferecer a possibilidade de o cliente ter um smoothie no café da manhã vai chamar a atenção daqueles que seguem esse estilo de alimentação mais funcional. Você pode oferecer uma opção fixa ou dar a possibilidade de o hóspede “montar” a sua mistura preferida, de acordo com a disponibilidade de frutas e legumes.

Alimentos sem lactose e/ou sem glúten

cafe-da-manha-hotelaria-5Outra questão que faz total diferença na alimentação de algumas pessoas são produtos sem lactose e/ou sem glúten. Saber que o seu hotel oferece comidas adequadas a pessoas com essas restrições contará pontos a favor para que o cliente escolha o seu estabelecimento para ficar.

Caso tenha algum produtor local que faça esses tipos de alimentos, essa é outra oportunidade de seu hotel fazer parceria com ele para aproveitar e divulgar a gastronomia local.

Pratos étnicos

cafe-da-manha-hotelaria-8Outra tendência interessante que pode fazer seu hotel se destacar é ter um café da manhã com toque internacional. Saber que seu estabelecimento oferece pratos de diferentes etnias no desjejum vai chamar a atenção dos clientes mais cosmopolitas.

Você não precisa oferecer só pratos internacionais. Pode fazer uma sequência, oferecendo uma ou duas opções de café da manhã de outros países – como um complemento do desjejum para aqueles que gostam ou querem experimentar.

Pratos locais

cafe-da-manha-hotelaria-9Mas além de promover pratos internacionais, também é fundamental valorizar as comidas locais. Afinal, muitos hóspedes estão hospedados em seu hotel para conhecer a região, por isso, é importante oferecer essa experiência gastronômica nativa.

Uma ideia é fazer parceria com estabelecimentos da cidade que produzem alimentos típicos da região para incentivar os hóspedes a experimentarem os sabores locais – começando pelo café da manhã.

Dicas importantes!

Escolha o seu nicho

cafe-da-manha-hotelaria-12Dependendo do tamanho do seu hotel ou pousada, seguir todas essas tendências ao mesmo tempo pode ser praticamente impossível. É importante você conhecer o perfil do seu público para entender as preferências dele – inclusive no que diz respeito à alimentação. Assim, você pode oferecer um café da manhã alinhado ao que os seus hóspedes procuram.

Comunique seus diferenciais de café da manhã

cafe-da-manha-hotelaria-3Desenvolva ações de comunicação para divulgar seus diferenciais de café da manhã. Digamos, por exemplo, que você oferece produtos veganos e sem glúten. Isso atrairá a atenção dos viajantes que possuem esse estilo de alimentação e fará seu hotel se destacar em relação a outros que não tenham essas opções (ou que tenham, mas não informam isso claramente aos clientes).

Publique o menu e o cronograma do café da manhã online

cafe-da-manha-hotelaria-4Você já sabe que o café da manhã é um serviço que faz total diferença na decisão dos viajantes. Então, para facilitar a pesquisa dos clientes, deixe disponível em seu site as opções oferecidas nessa refeição e o cronograma do cardápio, caso haja alguma data com opções especiais (um prato internacional toda quarta-feira, por exemplo). Assim, quando ele estiver fazendo a pesquisa, terá essas informações importantes à disposição para ajudá-lo a decidir.

Ofereça serviços exclusivos de café da manhã

cafe-da-manha-hotelaria-1O café da manhã pode ser também uma maneira de você aumentar o faturamento. Para isso, você pode oferecer esse serviço de forma premium. Por exemplo: o cliente pode contratar um menu especial para o seu café da manhã; ou pode pedir um café da manhã exclusivo no quarto.

Por um valor extra, um casal pode ter um café da manhã romântico no quarto. Se for um viajante a negócios, ele pode comprar um café da manhã especial para levar para o escritório ou comer no caminho.

Como você pôde perceber, o café da manhã oferece várias possibilidades para que seu hotel ou pousada atraia mais hóspedes, aumente a satisfação dos clientes e também contribua para a melhora no seu faturamento. Invista no desenvolvimento desse serviço para se destacar no mercado!

E se o café da manhã de seu estabelecimento já é especial, conte para a gente o que ele tem de diferente deixando um comentário abaixo. Suas ideias podem inspirar outros profissionais do segmento hoteleiro.

Sucesso!

Imagens: Freepik; Flaticon

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


4 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 11
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

4

comentários em "A importância do café da manhã e as tendências desse serviço na hotelaria"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo