Nossas Sugestões

A importância do engajamento com a comunidade na hotelaria

A importância do engajamento com a comunidade na hotelaria

Por Redação Blog Gazin Atacado • 19/09/17

Envolver-se nas atividades da comunidade em que o seu estabelecimento atua pode ajudar a fortalecer sua marca e dar mais credibilidade ao seu negócio. Quer saber mais sobre o assunto? Siga a leitura deste artigo. Nele, falamos sobre a importância do engajamento com a comunidade na hotelaria e sobre como se aproximar das pessoas e negócios da sua cidade!

Vamos lá?

O engajamento com a comunidade na hotelaria

engajamento com a comunidade na hotelariaMais do que ser um negócio a mais em uma região, é importante fazer parte da comunidade para conseguir se estabelecer entre os locais, ganhar sua confiança e fazer a diferença.

Quando um negócio tem engajamento local, ele consegue, além de atrair clientes da própria região, ser recomendado pelos moradores – o que aumenta a credibilidade da marca para quem não mora ali.

O engajamento com a comunidade na hotelaria é também uma estratégia de branding. E no caso de hotéis ou pousadas, isso se torna ainda mais importante. Afinal, os clientes só irão procurar seu estabelecimento por conta da visita à sua região. Nesse sentido, as atrações locais ajudam o seu negócio a conseguir mais hóspedes.

Então, a identidade da sua marca precisa estar alinhada com a identidade da comunidade local. Assim, será mais fácil atrair e conquistar os viajantes.

Pronto para saber como fazer isso?

Como engajar-se com a sua comunidade

Tome nota de algumas ideias de como participar mais ativamente na sociedade em que atua:

1) AJUDE A DIVULGAR AS ATRAÇÕES REGIONAIS

engajamento com a comunidade na hotelaria

Quando a sua região chama a atenção dos viajantes, quem sai ganhando é o seu estabelecimento! Além disso, a movimentação no turismo ajuda a fazer a economia local crescer – o que, por sua vez, contribui para o desenvolvimento da cidade, atraindo cada vez mais turistas. Por isso, uma das formas de ajudar a sua comunidade é divulgando as atrações turísticas e culturais da região.

Leia também: 5 ideias de marketing para hotéis promoverem sua região

2) CONTRATE PROFISSIONAIS LOCAIS

engajamento com a comunidade na hotelaria

Uma outra maneira de o seu hotel se engajar com a comunidade é contratando profissionais da região. Claro que isso não deve ser uma questão obrigatória, mas separar uma fatia de suas vagas para profissionais locais vai contar bons pontos para sua marca na região. Além disso, ao contratar pessoas que moram na sua comunidade, você terá especialistas sobre a região, que poderão ajudar como ninguém os hóspedes a explorarem as atrações locais.

Leia também: Marketing local na hotelaria: como ser encontrado na sua região

3) FAÇA PARCERIAS COM EMPRESAS DA REGIÃO

engajamento com a comunidade na hotelaria

O engajamento com a comunidade na hotelaria envolve também a realização de parcerias com empresas locais. Seja para um promover um projeto temporário ou para buscar um fornecedor fixo, procure fazer negócios com as marcas da sua região. Novamente, você estará contribuindo para o desenvolvimento da cidade e, com isso, tornando o local mais atrativo para turistas – e potenciais hóspedes.

Leia também: Como desenvolver parcerias na hotelaria e atrair mais hóspedes

4) APOIE EVENTOS QUE ACONTECEM NA CIDADE

engajamento com a comunidade na hotelaria

Quanto mais eventos acontecerem na sua região, mais chances seu hotel tem de atrair hóspedes. Por isso, apoiar os eventos da sua cidade é uma ótima estratégia de marketing. Além de fortalecer a credibilidade da sua marca na comunidade local, seu hotel estará atraindo os viajantes que vêm especialmente para o evento, mas que, se bem atendidos, podem voltar em outras oportunidades.

Leia também: Estratégias de marketing para hotéis e pousadas

5) JUNTE-SE ÀS CAUSAS DA SUA COMUNIDADE

engajamento com a comunidade na hotelaria

Para ir além no engajamento com a comunidade na hotelaria, seu estabelecimento precisa se envolver também em projetos diretamente relacionados a causas sociais locais. Seja para apoiar um programa para proteger o meio ambiente da cidade ou para ajudar ONGs que atendem pessoas carentes da região, a colaboração do seu hotel pode fazer muita diferença.

Mas atenção! Essa é, sim, uma estratégia eficiente para fortalecer sua marca. No entanto, as ações precisam ser autênticas para que possam surtir efeito. Ajudar só pensando no marketing para o hotel pode acabar prejudicando sua imagem.

LEIA TAMBÉM: Marketing 3.0: envolva-se com a sua comunidade e ganhe a confiança de seus clientes

Esperamos que essas dicas possam ajudar a transformar o seu hotel ou pousada em um verdadeiro membro da comunidade. Além de crescer junto com a sua região, esse posicionamento vai dar mais credibilidade à sua marca e os hóspedes poderão ter uma experiência verdadeiramente local ao se hospedar em seu estabelecimento.

Mãos à obra e sucesso!

Imagens: Freepik

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


1 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 2
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

1

comentários em "A importância do engajamento com a comunidade na hotelaria"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo