A Geração Y, grupo também conhecido como millennials (nascidos entre 1980 e 2000), tem tido um papel cada vez mais relevante no mercado de viagens e turismo.
Uma pesquisa feita pela Sabre, empresa de tecnologia voltada ao segmento hoteleiro, indica que os viajantes dessa geração serão os consumidores que mais gastarão em hotéis em 2017. A expectativa é que, até 2020, esse seja o grupo demográfico que mais gasta com viagens.
Interessante, não é mesmo?
Mas o seu hotel está preparado para receber esse público? Sabe o que deve fazer para chamar a atenção e atender as necessidades desse tipo de viajante?
É para ajudá-lo a se preparar para essa que será a realidade da sua empresa num futuro próximo que produzimos o artigo de hoje. Acompanhe!
Entender o perfil do cliente é fundamental para saber como se comunicar com ele e definir as ações que você vai colocar em prática para atraí-lo para o seu hotel. Nesse sentido, é importante ter em mente que, apesar de fazerem parte da mesma geração, esses viajantes apresentam características singulares e não podem ser visto como um grupo homogêneo.
Por um lado:
Os millennials têm tomado decisões importantes no âmbito pessoal mais tarde do que as gerações anteriores. A pesquisa da Sabre mostrou que 52% dos viajantes com idade entre 18 e 35 anos se identificam como solteiros e 79% não têm filhos.
Por outro lado:
Os millennials com idade entre 24 e 29 anos que têm filhos apenas viajam com as crianças nas férias na metade das vezes. Já os mais velhos desse grupo (entre 30 e 35 anos) e que estão na mesma situação disseram que viajam com as crianças em 60% de suas viagens a lazer.
Esses índices mostram que além da idade, os gestores de hotéis precisam considerar o contexto familiar na hora de se comunicar com os viajantes da Geração Y.
Por isso, nada é mais importante do que conhecer o perfil do seu público específico. Além de sempre conferir estudos sobre o seu mercado, é fundamental que seu hotel realize pesquisas com base nas informações internas e externas para ter um panorama de quem são os viajantes da Geração Y que fazem parte do seu público.
Confira a seguir algumas estatísticas que revelam o comportamento dos millennials na hora de pesquisar e reservar hotéis.
Lição: seja multicanal
O mobile é um importante canal de pesquisa, enquanto os computadores de mesa ainda são grandes responsáveis pelas reservas feitas pelos millennials. Estar preparado para se comunicar com esse grupo em diferentes canais é fundamental para que seu hotel consiga atrair a atenção deles. Os artigos abaixo podem ajudá-lo nesse sentido:
Lição: ajude os millennials na preparação da viagem
Grande parte desse grupo de viajantes planeja a viagem com certa antecedência. Para atrair a atenção deles para o seu estabelecimento, você precisa fornecer informações que o auxiliem nesse processo de preparação. Leia os artigos abaixo e confira dicas sobre como fornecer esse conteúdo:
Quando se trata de fontes de confiança para conseguir informações para basearem suas decisões de viagem:
Lição: seja uma fonte de confiança
Garantir que seu hotel tenha uma boa reputação em diferentes canais vai contribuir para que os viajantes desse grupo possam perceber sua marca com mais credibilidade. Além disso, ao oferecer um atendimento excelente, seu hotel irá garantir clientes satisfeitos, que indicarão seu estabelecimento para amigos e familiares. As dicas abaixo irão ajudá-lo nessas questões:
- Por que seu hotel ou pousada deve estar no Booking e no Trip Advisor?
- Como aumentar a pontuação de seu hotel ou pousada no TripAdvisor
- Como driblar as OTAs e atrair visitantes direto para seu site
- Como fazer seu hotel ou pousada ser encontrado no Google
- 5 dicas para proporcionar uma experiência marcante para seus hóspedes
- 7 exemplos de como oferecer uma experiência marcante em seu hotel ou pousada
Conhecer as preferências desse público pode ajudá-lo a criar ações direcionadas especificamente para ele. Saiba o que os millennials buscam quando estão viajando e confira algumas sugestões sobre como usar essas informações na prática:
Um estudo internacional revelou que os millennials preferem gastar dinheiro em experiências do que em itens materiais. E isso vale também na hora de escolher de que forma eles investirão em suas viagens. Sendo assim, os viajantes da Geração Y irão sempre escolher hotéis que os ajudem a vivenciar novas experiências e culturas.
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que os viajantes da Geração Y planejam fazer pelo menos uma viagem sozinhos ao longo do ano. Mas, nesse caso, sozinho não significa sem companhia. A ideia é viajar em um grupo de turistas. Assim, eles podem aproveitar a experiência de conhecer novos lugares sozinhos, mas com a conveniência e a segurança de viajar em grupo.
Viagem e mídias sociais são duas coisas superconectadas para a Geração Y. Estudos indicam que 97% dos millennials compartilham fotos e comentários em suas redes sociais enquanto estão viajando e 75% postam nessas plataformas pelo menos uma vez ao dia. Seu hotel precisa aproveitar esse movimento social para se conectar com esse público.
Boas dicas, não é mesmo?
Com base nelas, organize suas ideias, planeje ações e prepare-se para atender melhor essa geração que traz tanto potencial de lucro para o seu hotel ou pousada.
Sucesso!