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A importância dos millennials para a hotelaria e como atrair esse público

A importância dos millennials para a hotelaria e como atrair esse público

Por Redação Blog Gazin Atacado • 10/01/17

A Geração Y, grupo também conhecido como millennials (nascidos entre 1980 e 2000), tem tido um papel cada vez mais relevante no mercado de viagens e turismo.

Uma pesquisa feita pela Sabre, empresa de tecnologia voltada ao segmento hoteleiro, indica que os viajantes dessa geração serão os consumidores que mais gastarão em hotéis em 2017. A expectativa é que, até 2020, esse seja o grupo demográfico que mais gasta com viagens.

Interessante, não é mesmo?

Mas o seu hotel está preparado para receber esse público? Sabe o que deve fazer para chamar a atenção e atender as necessidades desse tipo de viajante?

É para ajudá-lo a se preparar para essa que será a realidade da sua empresa num futuro próximo que produzimos o artigo de hoje. Acompanhe!

Quem são os millennials

Entender o perfil do cliente é fundamental para saber como se comunicar com ele e definir as ações que você vai colocar em prática para atraí-lo para o seu hotel. Nesse sentido, é importante ter em mente que, apesar de fazerem parte da mesma geração, esses viajantes apresentam características singulares e não podem ser visto como um grupo homogêneo.

Por um lado:

Os millennials têm tomado decisões importantes no âmbito pessoal mais tarde do que as gerações anteriores. A pesquisa da Sabre mostrou que 52% dos viajantes com idade entre 18 e 35 anos se identificam como solteiros e 79% não têm filhos.

Por outro lado:

Os millennials com idade entre 24 e 29 anos que têm filhos apenas viajam com as crianças nas férias na metade das vezes. Já os mais velhos desse grupo (entre 30 e 35 anos) e que estão na mesma situação disseram que viajam com as crianças em 60% de suas viagens a lazer.

Esses índices mostram que além da idade, os gestores de hotéis precisam considerar o contexto familiar na hora de se comunicar com os viajantes da Geração Y.

Por isso, nada é mais importante do que conhecer o perfil do seu público específico. Além de sempre conferir estudos sobre o seu mercado, é fundamental que seu hotel realize pesquisas com base nas informações internas e externas para ter um panorama de quem são os viajantes da Geração Y que fazem parte do seu público.

>> Este artigo irá indicar alguns caminhos para isso: Big data na hotelaria

Como os millennials reservam hotéis

Confira a seguir algumas estatísticas que revelam o comportamento dos millennials na hora de pesquisar e reservar hotéis.

Em relação aos canais utilizados:

  • 21% dos millennials disseram que já usaram tablets para pesquisar locais onde se hospedar no último ano e 55% afirmaram que utilizaram o smartphone para o mesmo fim.
  • O computador de mesa ainda é bastante utilizado por esse grupo – 87% disseram que o utilizam para pesquisar hotéis e 85% para fazer reservas.
  • Os dispositivos móveis foram mais utilizados pela Geração Y para pesquisar do que para efetivamente fazer a reserva em hotéis: 40% disseram que reservam um hotel pelo celular no ano passado, enquanto 13% afirmaram que fizeram o mesmo pelo tablet.

Lição: seja multicanal

O mobile é um importante canal de pesquisa, enquanto os computadores de mesa ainda são grandes responsáveis pelas reservas feitas pelos millennials. Estar preparado para se comunicar com esse grupo em diferentes canais é fundamental para que seu hotel consiga atrair a atenção deles. Os artigos abaixo podem ajudá-lo nesse sentido:

Em relação ao planejamento da viagem:

  • 31% dos millennials pesquisam hotéis com um a três meses de antecedência.
  • 29% realizam essa pesquisa com três semanas a um mês de antecedência.
  • Apenas 9% pesquisam na última hora – quando falta menos de uma semana para a viagem.

Lição: ajude os millennials na preparação da viagem

Grande parte desse grupo de viajantes planeja a viagem com certa antecedência. Para atrair a atenção deles para o seu estabelecimento, você precisa fornecer informações que o auxiliem nesse processo de preparação. Leia os artigos abaixo e confira dicas sobre como fornecer esse conteúdo:

Em relação às fontes de confiança

Quando se trata de fontes de confiança para conseguir informações para basearem suas decisões de viagem:

  • 83% dos millennials confiam em familiares, amigos e colegas de trabalho.
  • 81% confiam em sites de avaliações, como o TripAdvisor.
  • 76% confiam em OTAs.
  • 72% em sites de busca.
  • 58% em sites de hotéis.

Lição: seja uma fonte de confiança

Garantir que seu hotel tenha uma boa reputação em diferentes canais vai contribuir para que os viajantes desse grupo possam perceber sua marca com mais credibilidade. Além disso, ao oferecer um atendimento excelente, seu hotel irá garantir clientes satisfeitos, que indicarão seu estabelecimento para amigos e familiares. As dicas abaixo irão ajudá-lo nessas questões:

O que os viajantes da Geração Y buscam

Conhecer as preferências desse público pode ajudá-lo a criar ações direcionadas especificamente para ele. Saiba o que os millennials buscam quando estão viajando e confira algumas sugestões sobre como usar essas informações na prática:

Experiência é o mais importante

Um estudo internacional revelou que os millennials preferem gastar dinheiro em experiências do que em itens materiais. E isso vale também na hora de escolher de que forma eles investirão em suas viagens. Sendo assim, os viajantes da Geração Y irão sempre escolher hotéis que os ajudem a vivenciar novas experiências e culturas.

Dicas para colocar em prática:

  • Explore a gastronomia de sua região, apresentando comidas típicas e especialidades da cidade.
  • Promova passeios e sugira roteiros que vão além dos pontos turísticos, com os lugares que representam a cultura e o povo local. Exemplo: a venda que funciona há vários anos na mesma rua, o restaurante que faz determinado prato que é famoso na cidade, e assim por diante.

Viagens em grupo 

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que os viajantes da Geração Y planejam fazer pelo menos uma viagem sozinhos ao longo do ano. Mas, nesse caso, sozinho não significa sem companhia. A ideia é viajar em um grupo de turistas. Assim, eles podem aproveitar a experiência de conhecer novos lugares sozinhos, mas com a conveniência e a segurança de viajar em grupo.

Dicas para colocar em prática:

  • Faça parcerias com agências de viagem para organizar roteiros em grupo, incluindo o seu hotel no pacote.
  • Crie roteiros em grupo para os hóspedes que estão em seu hotel. Eles podem curtir a ideia de uma exploração coletiva da cidade mesmo que não estejam com amigos ou familiares.

Compartilhamento social

Viagem e mídias sociais são duas coisas superconectadas para a Geração Y. Estudos indicam que 97% dos millennials compartilham fotos e comentários em suas redes sociais enquanto estão viajando e 75% postam nessas plataformas pelo menos uma vez ao dia. Seu hotel precisa aproveitar esse movimento social para se conectar com esse público.

Dicas para colocar em prática:

  • Promova ações incentivando o hóspede a compartilhar a experiência dele nas redes sociais.
  • Fique de olho nos comentários que ele faz em relação à estadia para medir sua satisfação.
  • Este artigo traz boas inspirações: 4 hotéis que fazem um bom trabalho nas redes sociais

Boas dicas, não é mesmo?

Com base nelas, organize suas ideias, planeje ações e prepare-se para atender melhor essa geração que traz tanto potencial de lucro para o seu hotel ou pousada.

Sucesso!

Informações: Relatório Sabre: Consumer Mega-Trends Impacting Hospitality in 2016
Imagens: Freepik; Flaticon

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