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Abandono de carrinho: 5 fatores que fazem os clientes desistirem de comprar no e-commerce

Abandono de carrinho: 5 fatores que fazem os clientes desistirem de comprar no e-commerce

Por Redação Blog Gazin Atacado • 22/06/15

Parecia que tudo ia muito bem: o cliente tinha analisado um produto, chegou a andar com ele pela loja, mas, na hora de se direcionar para o caixa para pagar, ele deixou o produto na prateleira e foi embora. Isso já aconteceu na sua loja? Pois é, e acontece também no e-commerce! É o que chamamos de “abandono de carrinho” (o cliente chega a colocar o produto no “carrinho virtual”, mas não finaliza a compra). Coisa chata, não é mesmo?

Você já parou para pensar por que isso acontece? A gente já! E para ajudá-lo a evitar que isso aconteça na sua loja virtual (ou ao menos que a incidência diminua), reunimos neste post os principais motivos que fazem os clientes abandonar seus carrinhos antes de finalizar a compra. Saiba quais são eles e prepare-se para deixá-los longe do seu e-commerce!

PRINCIPAIS MOTIVOS DE ABANDONO DE CARRINHO

1. Frete caro

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O frete é um fator muito importante, pois influencia diretamente no preço final da compra. Sabemos que o valor para o transporte dos produtos é, muitas vezes, realmente alto, mas uma alternativa para que o cliente não desista de comprar o produto por conta disso é dar mais de uma opção de valores e prazos. Assim, quanto mais rápido ele quiser o produto, mais ele terá que pagar.

2. Prazo de entrega longo

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Se o seu prazo de entrega é fixo e único, ele precisa estar na média do mercado. Isso porque entre duas lojas que oferecem o mesmo produto com o mesmo preço, o consumidor irá escolher aquela que tem o prazo de entrega menor – de acordo com a urgência que ele tiver, vai se dispor até a pagar mais caro para receber o quanto antes. Por isso, conforme dito no tópico anterior, é preciso dar diversas opções de prazos e preços para o frete do produto.

3. Poucas opções de pagamento

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Depois de muito pesquisar sobre o produto que deseja, o cliente analisou o item em sua loja e decidiu comprar com você. Aí, na hora de fechar, percebe que você não aceita cartão de crédito – sua única opção de pagamento. O que vai acontecer? Ele vai abandonar o carrinho e ir embora.

Nesse caso, não só ele deixou de comprar na sua loja, como também teve uma experiência bastante negativa. Você não quer que isso aconteça, certo? Novamente, assim como no caso do frete, o problema é a falta de opções de escolha para o consumidor. Disponibilize o máximo de possibilidades de pagamento. Isso vai diminuir a chance de o comprador desistir na última hora.

4. Cadastro muito longo

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Nada mais chato do que ficar horas preenchendo cadastro, certo? Pois é, esse é outro motivo que faz com que os clientes desistam de comprar em uma determinada loja virtual. Se você não quer que isso aconteça na sua loja, peça ao cliente apenas informações imprescindíveis – como dados pessoais e endereço. Esse não é o momento de enchê-lo de perguntas. Se quiser ter mais informações dos gostos e preferências dele, envie depois, separadamente, uma pesquisa voltada a isso.

5. Site muito lento

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O seu cliente já escolheu o produto (e provavelmente deve ter feito uma extensa pesquisa antes), ele já sabe o que quer levar, não vê a hora de comprar logo. Se, nesse momento, seu site fica travando, “pensando”… É provável que o cliente desista de fechar a compra e vá tentar em outra loja. Para evitar isso, escolha muito bem sua plataforma de e-commerce, para que ela trabalhe a seu favor, e não contra sua loja. 

Dica: ao aderir o projeto Parceiro Gazin, nós fornecemos uma loja online pronta para você utilizar. A plataforma de e-commerce é desenvolvida com ferramentas de alta tecnologia para garantir funcionalidade e segurança para a sua loja virtual – evitando alguns desses fatores que fazem com que os clientes desistam da compra. Clique aqui e saiba mais.

Se mesmo tomando cuidado para evitar esses erros, o abandono de carrinho ainda acontecer em sua loja, saiba que é possível reverter essa situação. Como? Bem, isso é tema para um outro post. Fique atento aqui no blog que em breve publicaremos um artigo com dicas para você reverter o abandono de carrinho no e-commerce, ok?.

Sucesso e até mais!

Imagens: Freepik 

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