O cliente entra em seu site, pesquisa alguns quartos, escolhe o período, preenche o cadastro e, na última etapa, acaba desistindo de fazer a reserva em seu hotel. Você já viveu essa situação? Você não está sozinho: o abandono de carrinho na hotelaria é um problema bem comum.
Uma pesquisa global descobriu que 81% dos visitantes de sites de turismo saem das páginas sem efetuar uma reserva. De acordo com o estudo, 53% desistem quando o preço total aparece, 26% quando o site pede por informações pessoais e 21% quando são solicitados dados para pagamento.
Quando questionados sobre por que desistiram de fechar a reserva, as razões mais citadas pelos entrevistados do estudo foram:
–> Saiba mais: clique aqui e conheça cinco fatores que fazem os clientes desistirem de comprar no e-commerce.
A boa notícia é que a pesquisa também identificou que 83% dos viajantes considerariam retomar um processo de reserva abandonado. Ou seja: há como reverter o abandono de carrinho na hotelaria!
Mas para recuperar aqueles clientes que desistiram de fechar com você na última hora, seu hotel ou pousada precisa tomar algumas ações estratégicas. As dicas a seguir irão ajudá-lo:
Se você já tiver o cadastro do cliente que acabou de desistir, enviar um e-mail para ele o quanto antes pode ser um dos caminhos mais eficientes de recuperá-lo. Se possível, programe o envio desse e-mail de forma automática, aumentando as chances de você conseguir alcançar todos os viajantes que abandonarem a reserva em seu site.
Os e-mails podem ter as seguintes abordagens:
–> Saiba mais: 6 táticas de e-mail marketing para aumentar as reservas do hotel ou pousada
Um dos principais motivos do abandono de carrinho na hotelaria é a dificuldade no processo de reserva. Quanto mais fácil e rápido for para o viajante fechar a reserva, menores serão as chances de ele desistir no meio do caminho.
Nesse sentido, os sites de hotéis têm muito a aprender com os sites de OTAs. Pesquisas mostram que as pessoas preferem fazer a reserva pelas agências online porque elas possuem um processo muito mais facilitado. Botões automáticos, criação do senso de urgência e informações claras e objetivas são alguns exemplos de táticas que ajudam a agilizar a reserva.
–> Saiba mais: O que aprender com as OTAs para melhorar a taxa de conversão do site do seu hotel
Você sabia que 53% dos viajantes dizem que não ficariam em um hotel que não possui nenhuma avaliação de clientes? Além disso, pessoas que leem avaliações online têm 59% mais chances de fazer a reserva.
Por isso, para diminuir as dúvidas dos viajantes na hora de fechar a reserva em seu estabelecimento, você pode utilizar a avaliação que outros clientes fizeram de seu hotel. Incluir depoimentos de hóspedes satisfeitos nas páginas finais do processo de reserva vai dar mais confiança para o cliente ir até o final da compra.
–> Saiba mais: Como atrair mais hóspedes utilizando os depoimentos dos seus clientes
Quanto melhor for o seu site, menores serão as chances de os clientes desistirem da reserva. Sites bem elaborados possuem: informações claras e objetivas sobre os quartos, fotos de alta qualidade do estabelecimento, depoimentos de outros hóspedes, processo de reserva facilitado e rapidez ao carregar as páginas.
Tudo isso, por sua vez, contribui para a diminuição do abandono de carrinho na hotelaria. Isso porque um bom site, acima de tudo, dá mais credibilidade para sua marca, o que incentiva o viajante a fechar a reserva sem receios.
–> Saiba mais: 7 erros em sites de hotelaria – e como corrigi-los
Você também enfrenta esse problema em seu site? O que faz atualmente para melhorar essa questão? Ficou com alguma dúvida sobre as dicas? Deixe um comentário aqui embaixo com sua pergunta ou opinião sobre esse tema. O seu depoimento enriquece o nosso trabalho!