Na primeira quinzena de agosto o comércio ganha um movimento extra impulsionado pela data que homenageia os pais. Sua loja ainda não está preparada para aproveitar o potencial de vendas e fidelização de clientes dessa época? Confira uma série de dicas que vão ajudá-lo a vender mais no Dia dos Pais e a fortalecer sua marca!
Quer usufruir de todas as oportunidades que o Dia dos Pais oferece? Confira a lista a seguir com dicas de ações que ajudarão a destacar sua loja nessa época.
Além disso, como não se trata “apenas” de vender mais no Dia dos Pais, esse guia também ensina como aproveitar essa ocasião para fortalecer o relacionamento com os consumidores e, assim, garantir clientes fiéis o ano todo.
Vamos lá?
A primeira coisa que você deve fazer é planejar as atividades que irá realizar no Dia dos Pais. Afinal, isso vai garantir que suas campanhas tragam resultados efetivos e que você não invista em ações sem nenhum foco.
Esse planejamento deve levar em conta questões como, por exemplo:
– As ações de vendas e marketing que está pensando em realizar.
– As atividades necessárias para colocar essas ações em prática.
– Os responsáveis por gerenciar essas ações.
– Os prazos de cada atividade.
– Se vai decorar a loja ou não – se sim, é preciso listar os materiais que a loja já possui e os que precisa adquirir.
– E assim por diante.
Quanto mais antecipado e detalhado for esse planejamento, mais efetivo ele será.
Os artigos abaixo apresentam
informações que irão ajudá-lo nesse sentido:
→ Como criar um calendário comercial para a loja
→ Datas comemorativas e o ciclo do varejo
→ Meta ESMART – saiba o que é e como ela pode ajudar sua loja a vender mais
→ O que é a Matriz GUT e como utilizá-la para priorizar tarefas
→ O papel do merchandising e da decoração nas datas comemorativas no varejo
Durante a primeira quinzena de agosto naturalmente o comércio sentirá um crescimento no movimento por conta das pessoas buscando presentes para seus pais. Porém, isso não quer dizer que você não precisa fazer nada, só esperar o cliente ir até a sua loja.
Aliás, um posicionamento apático nesse período vai facilitar o caminho para o seu concorrente… Não é isso que você quer, certo?
Portanto, para vender mais no Dia dos Pais é crucial desenvolver ações pensadas especialmente para essa época!
Não sabe por onde começar ou está sem inspiração? É para isso que estamos aqui!
Os artigos abaixo trazem ideias de
ações de vendas e marketing especialmente para ajudá-lo a vender mais no Dia dos Pais:
→ Dicas de marketing para o Dia dos Pais
→ Dicas de vendas para o Dia dos Pais
→ O Dia dos Pais e as oportunidades de vendas
Uma questão que pode ajudá-lo muito na hora de pensar em ações para o Dia dos Pais é entender a fundo o comportamento dos clientes dessa época. Afinal, saber o que eles buscam e quais são as necessidades e demandas deles vai contribuir para que suas campanhas de vendas e marketing sejam mais efetivas e tragam resultados melhores!
Para ter esse panorama, você pode adotar dois caminhos:
Você já tem uma fonte valiosa de conhecimento à sua disposição: a base de dados dos seus clientes. Ao analisar o comportamento dos consumidores da sua loja no Dia dos Pais nos anos anteriores, você poderá descobrir questões como, por exemplo:
– Data em que os clientes mais compram. Sé é uma semana antes, dois dias antes ou mesmo na véspera do Dia dos Pais.
– Ticket médio das compras dessa época.
– Tipos e categorias de produtos que mais saem nessa época – como, por exemplo, eletrônicos, celulares, computadores etc.
– E muito mais!
A partir dessas informações, você deve criar ações totalmente alinhadas ao perfil do seu público.
Aprenda mais sobre a importância de analisar
os dados dos clientes lendo estes artigos:
→ Como utilizar os dados dos clientes para tornar sua loja mais eficiente
→ Big Data para pequenas empresas
→ O que é o Big Data e como ele pode alavancar suas vendas
→ O que são e como criar as personas de sua loja
No entanto, além de avaliar as ações daqueles que já são clientes da sua loja, também é importante analisar o comportamento do mercado e dos consumidores como um todo.
Para isso, acompanhe notícias de empresas que realizam pesquisa nesse segmento, como, por exemplo: SPC Serasa, CNDL, Sebrae e Ibope.
Para ajudá-lo a ter um panorama das preferências e das necessidades
dos clientes nessa época, preparamos um artigo com o resumo
das descobertas de uma pesquisa feita pelo Google. Confira:
→ Conheça os consumidores do Dia dos Pais e venda mais nessa data
Verdade seja dita: atendimento de qualidade é crucial em qualquer época do ano. Contudo, é especialmente importante que você preste atenção nesse fator durante as datas comemorativas. Afinal, por conta dessas datas, pode ser que um cliente compre em sua loja pela primeira vez apenas para garantir o presente para a pessoa que ele quer homenagear.
Porém, se o atendimento for qualificado, há grandes chances de que essa compra que, inicialmente, aconteceu apenas por uma questão prática, acabe gerando um cliente muito fiel, que retornará em outras ocasiões e também indicará sua loja para os amigos.
Além disso, muitos clientes se sentem confusos e estressados nessas ocasiões, porque precisam escolher o presente ideal para expressar seus sentimentos. Portanto, se o atendimento dos seus vendedores e os processos da loja facilitarem essa compra e ajudarem esses consumidores, certamente a marca ganhará muitos pontos positivos.
As dicas dos artigos abaixo ajudarão
a aprimorar o atendimento em sua loja – no Dia dos Pais e no ano todo:
→ Guia gratuito: 30 dicas práticas de atendimento para o varejo
→ [Vídeo] Entenda as necessidades dos clientes e venda mais
→ Como abordar os clientes quando eles entram na loja
→ A importância das perguntas para o bom atendimento no varejo
→ Como atender mais de um cliente ao mesmo tempo
→ 15 erros de linguagem corporal que prejudicam as vendas
Se você seguir as dicas do tópico acima, oferecendo um atendimento qualificado, certamente irá fidelizar muitos clientes nessa época. No entanto, é preciso entender que o atendimento não termina quando o cliente sai da loja. Aliás, esse é apenas o começo da sua relação com ele! Ou seja, para garantir que as pessoas que compraram presente para o Dia dos Pais retornem em outras ocasiões, você precisa manter contato com elas após a primeira compra.
Isso significa que:
– Durante o atendimento você deve coletar os dados dos clientes – informações como nome, e-mail e telefone já ajudam.
– Depois, você pode enviar um e-mail perguntando se o pai gostou do presente que ele escolheu, falando que a loja está à disposição para trocas (quando isso fizer sentido), e assim por diante.
– Nesse mesmo e-mail, você também pode enviar uma pesquisa de satisfação para entender o que eles acharam do atendimento, se têm sugestões de melhorias etc.
– Além disso, outra ideia bacana é enviar informações relacionadas ao presente comprado. Digamos, por exemplo, que o cliente comprou uma câmera fotográfica para o pai. Neste caso, alguns dias depois você pode enviar dicas de fotografia ou instruções sobre como usar aquela câmera.
– E ainda, ao longo do ano, pode também continuar enviando as ofertas da sua loja.
Os artigos abaixo apresentam dicas
importantes sobre como realizar ações de pós-venda:
→ Tudo o que você precisa saber sobre pós-venda
→ 7 e-mails de pós-venda para conquistar a fidelidade dos clientes
→ Vídeo: A melhor e mais simples dica sobre pós-venda que você já viu
→ O passo mais importante da venda
Além de saber o que fazer para vender mais no Dia dos Pais, é importante entender o que evitar nessa época. Afinal, algumas atitudes erradas podem afetar não apenas seus resultados de vendas, mas também a imagem da sua marca.
Neste sentido, estes são alguns dos erros que você precisa evitar:
– Não se planejar corretamente.
– Deixar a data passar em branco.
– Ficar só nas “promoções-clichê”.
– Não entender quem é o real público de sua loja nessa data.
– Não aproveitar a data para conhecer e se aproximar de seus clientes.
– Não preparar os vendedores.
→ 6 erros que você deve evitar no Dia dos Pais
Boas dicas, não é mesmo?
Use-as para guiar suas ações daqui até o segundo domingo de agosto e, assim, aumente as chances de destacar sua loja nessa época, atrair e conquistar mais clientes e, claro, vender mais!
Sucesso!