Nossas Sugestões

Como conquistar a alta performance em vendas

Como conquistar a alta performance em vendas

Por Redação Blog Gazin Atacado • 23/01/18

alta performanceVolta e meia um termo corporativo entra na moda, vira mantra de muitas empresas e começa a fazer parte do dia a dia do mundo empresarial. Assim foi com “qualidade”, “downsizing”, “rightsizing”, “delegação”, “empowering” e “coaching”. Todos termos que traduzem algo importante, que pode ajudar muito determinadas empresas e profissionais. O termo do momento é alta performance.

Basicamente, uma empresa ou equipe de alta performance é formada de indivíduos competentes, eficazes, com alto comprometimento.

Sonho de qualquer empresário, não é mesmo?

A dúvida, então, é: como montar e manter – uma equipe de alta performance?

Um bom processo de recrutamento é crucial nesse sentido, é claro, e só isso já é tema para vários artigos*.

Mas aqui, vamos falar sobre como garantir que a empresa possa buscar e manter esses funcionários em sua melhor performance e como gerenciar essa equipe. Acompanhe!

*Leia também

A FACA e a alta performance

A norte-americana Mandy Holloway, coach e palestrante especialista em alta performance, diz que para começar a ter uma equipe de alta performance é preciso ter a faca nos dentes.

Isso mesmo, FACA!

F – de finalidade (fim, meta, gol)

alta performance

O assunto aqui é: o que a empresa faz.

Esse “f” refere-se ao motivo pelo qual você levanta todas as manhãs, o que deseja conquistar no fim do dia. Se você não tiver isso em mente – muitos empresários não têm –, qualquer ação já começa errada e correndo o risco de ser um desperdício de tempo e dinheiro.

E aí, qual é o seu objetivo?

Dicas complementares

A – de atividade e alocação (de funções e responsabilidades)

conquistar a confiança da equipe

O assunto aqui é: quem faz o quê.

Em uma loja, vender não é a única tarefa dos profissionais da equipe de atendimento. Sabendo disso, é dever do líder definir o que cada membro do time deverá fazer. Para isso, é preciso conhecer muito bem cada membro de sua equipe e entender como eles podem, individualmente, colaborar para a evolução dos resultados do time.

Quem tiver uma equipe diversificada, com pessoas de várias idades, história e origens tende a levar vantagem. Tais times oferecem ao empresário muitas oportunidades e alternativas para serem usadas sempre que houver a necessidade. Com um time de pessoas parecidas, você só terá uma forma de trabalhar.

Dicas complementares

C – de convivência, o relacionamento entre pessoas

O assunto aqui é: Como as pessoas trabalham entre si e com os clientes e fornecedores.

Sua empresa é como um organismo vivo, cuja saúde depende do bem-estar do todo. Ou seja, um único vendedor excepcional não tem o poder de manter o time vivo e produtivo! Um ambiente harmonioso é fundamental para que os resultados apareçam.

Ao mesmo tempo, é claro que não é possível ter uma equipe 100% alinhada o tempo todo. A perfeição não existe para ninguém. Aliás, pode até atrapalhar. Portanto, o líder deve garantir que os colaboradores se respeitem, cumpram regras, atinjam os objetivos e mantenham a sanidade mesmo em tempos difíceis.

Dicas complementares

A – de ação e andamento (os processos pelos quais tudo isso anda junto)

blog do varejo

O assunto aqui é: Colocar as pessoas e os insumos de sua empresa juntos, trabalhando da maneira mais eficiente e lucrativa.

Lembre-se, o “f” lá de cima é fixo. O que sua empresa é, sua missão, sua visão e seus valores são intocáveis, como a Constituição de um país. A ação, a maneira como as pessoas trabalham para atingir tais objetivos, é flexível. Até porque sua equipe muda constantemente. Entender isso aprender a adaptar suas estratégias e táticas ao momento e ao desempenho da sua equipe é essencial para garantir que a alta performance seja sempre mantida.

Dicas complementares

Mas esses são apenas os primeiros passos para levar sua empresa e sua equipe à alta performance em vendas. Além disso, é preciso aprender a comandar esse time vencedor. As dicas abaixo podem ajudá-lo nessa missão. Tome nota!

3 dicas para gerenciar melhor uma equipe de alta performance

gerente de hotel

Liderar uma equipe de alta performance é muito mais fácil do que liderar um time de profissionais que ainda não podem ser considerados excelentes. O trabalho é consideravelmente menor, mas isso não significa que você, como líder, não tem nada a fazer.

Pelo contrário!

Profissionais excepcionais exigem mais dedicação por parte da liderança. A vantagem é que você não precisa se preocupar tanto com as questões técnicas. Assim, estas são algumas ações que você pode colocar em prática visando tirar o melhor do seu time de alta performance:

1 – Incentive o compartilhamento de histórias

Sabe qual é o segredo dos bons comediantes de stand-up que lotam bares e teatros nas mais diferentes cidades? Algo que poucos profissionais de outras áreas ousam fazer? Eles tiram sarro de si mesmos. Contam, de maneira exagerada, seus fracassos e suas frustrações, e assim engajam a audiência inteira. As pessoas veem o comediante revelar sua falha, mostrar aquilo que somos ensinados a esconder, e se identificam, pensam “eu também tenho essa falha/problema”.

Da mesma forma, é importante dividir com sua equipe histórias de sucesso e fracasso, principalmente na geração de novas ideias.

Além disso, ao compartilhar história de fracasso e perceber que não existem consequências, as pessoas em sua equipe tendem a ousar mais, pois seu medo de errar diminui. E uma coisa não anda longe da outra: equipes de alta performance são ousadas e tentam coisas novas, sempre.

2 – Seja breve

Em 2011, a Universidade de Illinois conduziu um estudo que mostrou algo que todo mundo já sabia: é contraprodutivo se concentrar demais em uma única atividade – como reuniões, por exemplo.

Isso porque, depois de um tempo, o cérebro “desliga”, e a parte final da reunião torna-se puro “cumprimento de tabela”. Ou seja, as pessoas estão ali, algumas vezes até decidem, mas a cabeça já está em outro lugar.

As opções, segundo o professor de psicologia Alejandro Lleras, que chefiou o estudo, são:

  • Fazer pausas durante atividades longas.
  • Ou, melhor ainda, limitá-las a meia ou uma hora. Essa é uma das ações mais simples de serem implementadas: se uma reunião tem hora marcada para começar, deve ter hora para terminar. E isso precisa ser seguido a risca. Acredite: na terceira ou quarta reunião desse tipo, todos estarão acostumados e (muitos) resultados aparecerão.

Aliás, aqui é possível encaixar uma outra dica rápida: estabeleça algumas “regras do jogo” e garanta que todos as conheçam. Por exemplo: data de entrega do relatório do mês, número mínimo de visitas, ações de prospecção etc.

3 – Permita que seus colaboradores discordem

Pegue os dois dos super-heróis mais conhecidos do mundo: Batman e Superman. Eles trabalham juntos, derrotam inimigos lado a lado, mas não concordam em nada quando o tema é o significado de “justiça” e como aplicá-la.

Pode apostar: o mesmo vale para a sua equipe!

Trabalhar bem junto não significa concordar em tudo. Lembre-se da frase atribuída ao jornalista norte-americano Walter Lippman: “Quando todos pensam igual, é porque ninguém está pensando.” Aceite de braços abertos as divergências. De vez em quando, faça o papel do “advogado do Diabo”. É uma maneira de trair novas ideias e estimular ainda mais a sua equipe.

E aí, pronto para montar e gerenciar sua equipe de alta performance?

Leituras complementares

Imagens: Freepik; Bigstock

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


1 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 3
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

1

comentários em "Como conquistar a alta performance em vendas"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo